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PPDESDI Mestrado

Simbiose: uma proposta de jogo de tabuleiro para auxiliar no aprendizado e na socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do ensino fundamental

Resumo

Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que permita a criação de práticas pedagógicas lúdicas capazes de dar apoio ao aprendizado acerca de temáticas socioambientais e à socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do Ensino Fundamental I, tal qual os artefatos escolhidos para corroborar a defesa dessas práticas, isto é, um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar com elementos inspirados no Candomblé e nas tradições dos povos originários. A pesquisa inicial desta tese bordou uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação e métodos para desenvolver design de jogos educativos. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de criação existentes, assim como o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode exercer sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Além disso, foram feitas pesquisas para definir o conteúdo do jogo, desde em relação às diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, até informações a respeito do Candomblé, tradições dos povos originários brasileiros e de autismo na infância. Dessa forma, foi possível sugerir melhorias e propor um novo modelo de design de jogos educativos, considerando o objetivo desta tese de mestrado. A fim de comprovar a aplicabilidade dos artistas em questão como ferramenta auxiliar no ensino de conhecimentos sobre a esfera socioambiental, os testes foram realizados com alunos autistas e neurotípicos do 5º ano de uma escola pública no município do Rio de Janeiro-RJ. Segundo os critérios de avaliação estabelecidos durante a pesquisa de mestrado, a interpretação dos resultados permitiu a conclusão de que o jogo de tabuleiro foi bem recebido pelos estudantes e é capaz de contribuir positivamente tanto para o processo de socialização entre os alunos, quanto para o ensino leve e divertido sobre temáticas socioambientais.

Resumo (Inglês)

The aim of this master's research is to develop a methodology that enables the creation of playful pedagogical practices capable of supporting learning about socio-environmental issues and socialisation among autistic and neurotypical primary school students, just like the artefacts chosen to support these practices, namely an interdisciplinary educational board game with elements inspired by Candomblé and the traditions of native peoples. The initial research for this thesis involved a systematic review of the literature on gamification and methods for developing educational game design. This was followed by an analysis of existing design models, as well as the impact that using games to support teaching material can have on student engagement during lessons. In addition, research was carried out to define the content of the game, from the current educational guidelines for Nature Sciences in Primary Education, to information about Candomblé, the traditions of Brazilian native peoples and autism in childhood. In this way, it was possible to suggest improvements and propose a new design model for educational games, considering the objective of this master's thesis. In order to prove the applicability of the artists in question as an auxiliary tool in the teaching of knowledge about the socio-environmental sphere, tests were carried out with autistic and neurotypical 5th grade students at a local school.