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PPDESDI

Avaliação de indicadores de desempenho na experiência do usuário em produtos digitais financeiros

Resumo

O projeto investiga a aplicação e a eficácia de métricas de UX (User Experience) em produtos financeiros digitais, com foco no ambiente das fintechs. A partir da crescente centralidade do usuário no setor, impulsionada por tecnologias e metodologias ágeis, a pesquisa busca compreender quais indicadores são mais eficazes para mensurar a experiência do usuário e como podem ser integrados de forma prática nos processos dos tempos de produto. A metodologia adotada é o Design Science Research (DSR), que orientará o desenvolvimento e validação de um framework de medição de UX com base em revisão sistemática da literatura, análise de métricas existentes e testes práticos com o tempo de Design do PicPay, fintech onde a pesquisadora atua. A relevância da pesquisa reside na necessidade de comprovar o valor do design com dados acionáveis ​​e metodologias claras, promovendo melhorias contínuas na experiência digital dos usuários e contribuindo para a inovação no setor financeiro. A pesquisa é fundamentada em autores como Diniz (2019), Norman (2006), Albert & Tullis (2013), Greever (2021), entre outros.

Resumo (Inglês)

The project investigates the application and effectiveness of UX (User Experience) metrics in digital financial products, with a focus on the fintech environment. Based on the growing centrality of the user in the sector, driven by agile technologies and methodologies, the research seeks to understand which indicators are most effective for measuring the user experience and how they can be integrated in a practical way into product processes. The methodology adopted is Design Science Research (DSR), which will guide the development and validation of a UX measurement framework based on a systematic literature review, analysis of existing metrics and practical tests with the design time of PicPay, the fintech where the researcher works. The relevance of the research lies in the need to prove the value of design with actionable data and clear methodologies, promoting continuous improvements in users' digital experience and contributing to innovation in the financial sector. The research is based on authors such as Diniz (2019), Norman (2006), Albert & Tullis (2013), Greever (2021), among others.