Construção de si: uma abordagem metodológica para explorar a subjetividade e imagens mediadas por meios digitais
Com o constante aumento de redes e produtos digitais centrados no compartilhamento, manipulação ou geração de imagens, faz-se necessário refletir sobre o papel da imagem mediada por dispositivos digitais na contemporaneidade, bem como o que pode ser a participação do design, enquanto disciplina, dentro desta dinâmica. É necessário para a disciplina do design, enquanto uma ciência social aplicada, ter um olhar que não se volte apenas para a técnica e a criação do artefato, mas que também se proponha a realizar uma análise crítica do seu impacto na sociedade e por consequência, na formação da subjetividade daquelas que compõem a mesma. De uma maneira mais geral, dever-se-á admitir que cada indivíduo, cada grupo social veicula seu próprio sistema de modelização da subjetividade, quer dizer, uma certa cartografia feita de demarcações cognitivas, mas também míticas, rituais, sintomatológica, a partir da qual ele se posiciona em relação aos seus afetos. suas angústias e tenta gerir suas inibições e suas pulsões.(GUATTARI, 1992, p. 21) A figura do designer também aparece em jogo, como sujeito e objeto uma vez que essa pesquisa propõe-se uma reflexão sobre seu papel e responsabilidades para com o entendimento desses meios e mídias, mas acima de tudo, em seu comprometimento com as "Práticas de si" e com as pessoas nas quais está centrando sua criação. É possível pensar em outros modos de estar nessa rede digital, produzir interfaces e influenciar comportamentos? Adota-se como ponto de partida também, a observação de que este trabalho também é atravessado pelas experiências pessoais da autora enquanto mulher, cidadã carioca e designer com anos de experiência no mercado de produtos digitais. Pretende-se também nesse processo incorporar o saber empírico e o criar em conjunto com outras pessoas. Pretende-se adotar como ponto de partida abarcar também o erro, intuição e observações informais dos participantes a serem convidados a participar do projeto. Refletiremos também sobre a atuação do designer dentro do cenário contemporâneo, com o intuito de explorar a natureza transdisciplinar do design, entendendo as potencialidades da questão: O design pode se apresentar também como uma experimentação acerca da experiência, linguagem e narrativa?
With the constant increase in digital networks and products centered on sharing, manipulating or generating images, it is necessary to reflect on the role of the image mediated by digital devices in contemporary times, as well as what the participation of design, as a discipline, can be within this dynamic. It is necessary for the discipline of design, as an applied social science, to have a look that not only focuses on the technique and creation of the artifact, but also proposes to carry out a critical analysis of its impact on society and, consequently, on the formation of the subjectivity of those who make it up. In a more general way, it must be admitted that each individual, each social group conveys its own system of subjectivity modeling, that is, a certain cartography made up of cognitive demarcations, but also mythical, ritual, symptomatological, from which it positions itself in relation to its affections, its anxieties and tries to manage its inhibitions and drives. (GUATTARI, 1992, p. 21) The figure of the designer also comes into play, as subject and object, since this research proposes a reflection on his role and responsibilities in understanding these means and media, but above all, in his commitment to the "Practices of Self" and to the people on whom he is centering his creation. Is it possible to think of other ways of being on this digital network, producing interfaces and influencing behavior? The starting point is also the observation that this work is also crossed by the author's personal experiences as a woman, a citizen of Rio de Janeiro and a designer with years of experience in the digital products market. This process also aims to incorporate empirical knowledge and to create together with other people. As a starting point, we also intend to embrace the error, intuition and informal observations of the participants who will be invited to take part in the project. We will also reflect on the role of the designer within the contemporary scenario, with the aim of exploring the transdisciplinary nature of design, understanding the potential of the question: Can design also present itself as an experimentation with experience, language and narrative?