Embasando Didáticas para o ensino de Design em Cursos Profissionalizantes do IFRO
O ensino de Design tem se mostrado essencial no desenvolvimento de competências criativas e tecnológicas para diversos setores no século XXI. No entanto, a integração de tecnologias no ensino de Design em cursos profissionalizante do Instituto Federal de Rondônia, ainda enfrenta barreiras, como a desigualdade de acesso e a falta de metodologias adequadas, além de desafios educacionais como dificuldades de aprendizagem que resultam em baixa qualidade em produções gráficas. Nesse sentido, após o trabalho de atualização didática, nos semestres letivos posteriores, os resultados ainda demonstravam pouco entendimento relacionado ao processo de criação de peças gráficas. Baseado nesse contexto, foi possível direcionar o trabalho docente não apenas na aprendizagem alicerçada na operacionalidade de cursos profissionalizantes, que pouco auxilia na compreensão de processos criativos e projetuais em Design, mas no desenvolvimento de um método de ensino potencializador do Design, como atividade criativa. O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar como as tecnologias educacionais podem contribuir para o engajamento dos estudantes de cursos profissionalizantes da área de Design, conectando os conhecimentos prévios com conhecimentos de conteúdos de Design. Os objetivos secundários são: (i) Investiga o estado da arte sobre o ensino de Design; (ii) Desenvolver soluções educacionais; (iii) Analisar o impacto dessas tecnologias no engajamento discente; (iv) Avaliar a eficácia das tecnologias no processo de ensino e na aprendizagem. A partir das observações feitas nas experiências em sala de aula, identificou-se a necessidade de uma intervenção pedagógica para analisar possíveis fatores que afetam o desempenho dos alunos. Como ponto de partida deste trabalho foi adotada a metodologia da pesquisa-ação, visando à realização de um curso profissionalizante de curta duração e aplicação de tecnologias educacionais para investigar a potencialidade das mesmas e se aumentam significativamente o engajamento dos estudantes. No Capítulo I, trataremos de fundamentos pedagógicos, didática, fundamentos de design instrucional, tecnologias educacionais e tecnologias emergentes. No Capítulo II, enfoca-se aspectos do estado da arte do ensino de Design em distintos níveis de ensino, bem como as didáticas, aprendizagens, tecnologias educacionais usadas e resultados alcançados. No Capítulo III, está disposto do Design Instrucional da proposta de curso profissionalizante, bem como planos de ensino e desenvolimento de tecnologias educacionais. O capitulo IV, corresponderá com a pesquia-ação deste trabalho, a culminância do curso profissionalizante em Design.
Design education has proven to be essential in the development of creative and technological skills for various sectors in the 21st century. However, the integration of technologies in Design education in professional courses at the Federal Institute of Rondônia still faces barriers, such as unequal access and the lack of appropriate methodologies, in addition to educational challenges such as learning difficulties that result in low quality in graphic productions. In this sense, after the didactic update work, in the subsequent academic semesters, the results still demonstrated little understanding related to the process of creating graphic pieces. Based on this context, it was possible to direct the teaching work not only in learning based on the operationality of professional courses, which does little to help in the understanding of creative and design processes in Design, but in the development of a teaching method that enhances Design, as a creative activity. The main objective of this work is to analyze how educational technologies can contribute to the engagement of students in professional courses in the area of Design, connecting prior knowledge with knowledge of Design content. The secondary objectives are: (i) Investigate the state of the art in Design education; (ii) Develop educational solutions; (iii) Analyze the impact of these technologies on student engagement; (iv) Evaluate the effectiveness of technologies in the teaching and learning process. Based on observations made in classroom experiences, the need for a pedagogical intervention was identified to analyze possible factors that affect student performance. The action research methodology was adopted as a starting point for this work, aiming at carrying out a short-term professional training course and applying educational technologies to investigate their potential and whether they significantly increase student engagement. Chapter I will address pedagogical foundations, didactics, instructional design foundations, educational technologies, and emerging technologies. Chapter II will focus on aspects of the state of the art in teaching Design at different levels of education, as well as didactics, learning, educational technologies used, and results achieved. Chapter III will discuss the Instructional Design of the proposed professional training course, as well as teaching plans and development of educational technologies. Chapter IV will correspond to the action research of this work, the culmination of the professional course in Design.