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Graduação Design

Fatores de perturbação no desenvolvimento de programas de identidade visual

Resumo

O presente trabalho aborda, em sua parte teórica, os fatores que perturbam o desenvolvimento de programas de identidade visual. O autor explora o desenvolvimento da noção de identidade visual empresarial no Brasil, especialmente a partir da década de 1960. Ele destaca a problemática de que, naquela época, os empresários brasileiros ainda não reconheciam a importância de investir em designers para a criação de uma identidade visual para suas empresas. Esses empresários não viam os benefícios econômicos de uma identidade visual bem desenvolvida. Além disso, o autor menciona que o design era uma profissão recente no Brasil e os designers careciam de conhecimentos técnicos suficientes para resolver esses problemas de maneira eficaz. Como solução, o autor propõe a criação de um manual de identidade visual. Esse manual conteria um conjunto de normas visuais e verbais que especificariam layouts, cores, tipografia, entre outros elementos, para orientar a criação de uma identidade visual coesa e eficaz. Na parte prática do trabalho, o autor apresenta o projeto de um expositor itinerante para mostras numismáticas. Esse projeto foi desenvolvido com base em uma pesquisa realizada em colaboração com a assessoria técnica da gerência do meio circulante e com o Museu de Valores do Banco Central do Brasil.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Resumo (Inglês)

In its theoretical part, this work addresses the factors that disrupt the development of visual identity programs. The author explores the development of the notion of corporate visual identity in Brazil, especially since the 1960s. He highlights the problem that, at that time, Brazilian entrepreneurs did not yet recognize the importance of investing in designers to create a visual identity for their companies. They didn't see the economic benefits of a well-developed visual identity. In addition, the author mentions that design was a new profession in Brazil and designers lacked sufficient technical knowledge to solve these problems effectively. As a solution, the author proposes the creation of a visual identity manual. This manual would contain a set of visual and verbal standards that would specify layouts, colors, typography, among other elements, to guide the creation of a cohesive and effective visual identity. In the practical part of the work, the author presents the design of a traveling display for numismatic exhibitions. This project was developed on the basis of research carried out in collaboration with the technical department of the circulating medium management and the Museum of Values of the Central Bank of Brazil.

NOTE: This summary was written for the purposes of making the ESDI collection available digitally and does not appear in the original document. This item from the collection has been made available through the ESDI Archive: History of Design via open knowledge digital networks project.