--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5
Graduação Design

Sistema de glifos para informação e orientação de campings

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo inicial a organização de um sistema de informação e orientação turística para campings. À medida que a pesquisa avançou, tornou-se evidente a necessidade de considerar a comunicação em nível internacional devido às barreiras linguísticas. A solução proposta envolveu a criação de um conjunto de pictogramas capazes de transmitir informações sem o uso de palavras. A vantagem desse sistema é que o público-alvo, composto por campistas de diferentes países, já compartilha um repertório comum de atividades e necessidades. Atualmente, existem cerca de 5000 línguas e dialetos no mundo, com a comunicação entre muitos deles sendo difícil ou impossível. Assim, estabelecer uma linguagem internacional visual se mostrou viável, com precedentes em tentativas históricas como o Esperanto, Interlingua, Ido, e Volapük, além de outras linguagens artificiais. O trabalho culmina na proposta de um sistema de glifos que facilitaria a comunicação entre campistas de diferentes nacionalidades, reforçando a importância de uma linguagem universal e eficiente para ambientes de acampamento.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Resumo (Inglês)

The initial aim of this work was to organize a tourist information and guidance system for campsites. As the research progressed, the need to consider communication on an international level became apparent due to language barriers. The proposed solution involved creating a set of pictograms capable of conveying information without the use of words. The advantage of this system is that the target audience, made up of campers from different countries, already shares a common repertoire of activities and needs. There are currently around 5,000 languages and dialects in the world, and communication between many of them is difficult or impossible. Thus, establishing an international visual language has proved feasible, with precedents in historical attempts such as Esperanto, Interlingua, Ido, and Volapük, as well as other artificial languages. The work culminates in the proposal of a glyph system that would facilitate communication between campers of different nationalities, reinforcing the importance of a universal and efficient language for camping environments.

NOTE: This summary was written for the purposes of making the ESDI collection available digitally and does not appear in the original document. This item from the collection has been made available through the ESDI Archive: History of Design via open knowledge digital networks project.