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Projetos

634 itens encontrados
a-z crono
Graduação Design

Um Aplicativo que Cria Redes de Apoio e Gera Saúde

2021
Luísa Cunha Oliveira
Graduação Design

Um estudo sobre camping : trabalho prático e teórico

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) consiste na análise do camping, questões como transporte, alimentação, abrigo e higiene. Posteriormente desenvolve um conjunto de utensílios específico para alimentação em acampamentos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Mário Borges Coelho de Souza
Graduação Design

Um símbolo: uma apresentação didática

Tese (hoje TCC) da diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1973) versa sobre a criação de um símbolo, inicialmente para um escritório de cálculo estrutural, contudo ao longo do trabalho o símbolo passa por uma abstração progressiva voltada para o real.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
Nina Esther Palatnik Ryfer
Graduação Design

Um sistema de linguagem

Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1969) consiste no desenvolvimento de um sistema de sinalização universal. Engloba os setores de tráfego, linha, material rodante, oficina e serviços públicos.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1969
Carlos de Queiroz Duarte
PPDESDI Doutorado

Uma abordagem participativa para a elaboração de exposições museais

Este estudo aponta como pressuposto a importância da participação do público na elaboração de exposições museais, e destaca a necessidade de transformar os museus em espaços mais democráticos e inclusivos. Seu foco está em métodos participativos de elaboração de exposições, visando a participação ativa do público visitante no processo de concepção desse serviço. O objetivo desta tese é a delineação de um método para a elaboração participativa de exposições museais que possibilite a atuação do público visitante do museu no processo de concepção de uma exposição.

Rita de Cássia da Costa Alcântara
Graduação Design

Uma Cozinha Inclusiva: Um novo olha sobre a cozinha segundo os preceitos o Design Universal

Esse trabalho de conclusão de curso consiste em um estudo sobre as limitações existentes em cozinhas domiciliares para pessoas com dificuldades motoras. Esse projeto propõe uma nova configuração dos armários de cozinha, segundo os preceitos do Design Universal, para facilitar a movimentação em habitações populares, utilizando de pesquisas através de entrevistas com o público e análises de movimento. Como resultado, essa análise permitiu uma nova perspectiva sobre as necessidades de pessoas com deficiência, principalmente idosos, e, com isso, foi desenhado novos formatos de armários de cozinha que permitiu uma democratização de alcance para o armazenamento que propõe conforto e menor índice de acidentes.

2021
Letícia Martins Antunes da Silva
PPDESDI Doutorado

Uma genealogia do espaço expositivo contemporâneo: interlocuções entre arte, curadoria e design

O espaço expositivo em museus e galerias é constituído por uma série de artefatos de mediação entre a obra de arte e o público. Analisando e historicizando as transformações dos modos de expor do século XX e início do XXI, esta tese aprofunda-se nos aspectos formadores dos espaços expositivos contemporâneos: salões carregados de informações visuais, concepções do cubo branco, instalações de arte dos anos 1960-70 e espaços projetados para a interação com o público. O texto se desenvolve por meio de um percurso histórico que se orienta por três vetores de análise que também constituem o referencial teórico trabalhos artísticos, projetos curatoriais e design exposições. Entendemos que a história do espaço expositivo não pode ser contada exclusivamente por nenhuma dessas três áreas tornando essencial a análise de sua interdisciplinaridade. Essas atividades provocaram mudanças nas formas de apresentação da obra para o público e, consequentemente, nos modos de ver os trabalhos de arte. Serão destacadas exposições históricas, apresentando grupos de artistas, designers e curadores, cujas contribuições foram seminais para a formação do ambiente de exposições de arte. A aproximação da arte no cotidiano das pessoas, característica do período aqui destacado, será demonstrada por uma série de processos de mediação. Da relação do espectador com os formatos de exibição emergem experiências que propomos refletir a partir da interlocução do design, da curadoria e da arte no espaço expositivo atual.

20 ago 2019
Renata Perim Albuquerque Lopes
Graduação Design

Uma Página por Vez

Uma Página por Vez é um caderno de atividades que tem como objetivo incentivar e ativar o hábito da leitura. O caderno propõe ao usuário uma jornada de autorreflexão, instigando-o a mergulhar na sua história enquanto leitor e provocando-o a enxergar a leitura como uma atividade que, além de benéfica, é prazerosa e possível de ser realizada. O projeto foi desenvolvido por Hillary de Oliveira como projeto de conclusão na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

Com base numa questão norteadora -“Como voltar a ler?”- o caderno se desdobra em 5 seções que vão desde uma auto-análise até atividades e desafios que instigam a ativação do hábito da leitura. Colocando sempre a narrativa do próprio usuário no centro das atividades, o caderno busca ativar a conexão das pessoas com o mundo da leitura.

2020
Hillary de Oliveira Farias
Graduação Design

Unidade móvel de emergência para primeiros socorros

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). Este TCC aborda o projeto de uma unidade móvel de emergência para primeiros socorros e inclui etapas como levantamento de dados, tipos unidades e tratamento médico. Posteriormente, desenvolve o projeto de uma unidade médica.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Vários responsáveis
Myriam Hachiya
Ana Elizabeth Plater Zyberck Canguçu
Vania Maria Pereira Cruz
Graduação Design

Unidade sincro-sonora audiovisual de imagens fixas

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972). Consiste na elaboração de um protótipo de projetor somado a um toca fitas, que funciona de forma síncorna.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Vários responsáveis
Paulo Roberto Muniz Rocha
José Natal Ernesto Pini
Graduação Design

UNIPEDIA: enciclopédia interativa de inter-fé: plataforma baseada na comunicação intercultural,diálogo inter-religioso, design e tecnologia

Este projeto é a concepção e construção de uma plataforma online, a UNIPEDIA: enciclopédia interativa de inter-fé. A plataforma define conceitos da espiritualidade e da religião, e sugere a possibilidade de diálogo e pontos em comum entre as fés. Foi projetada como utilidade pública, com foco nos usuários que estão buscando algum caminho espiritual ou são curiosos para saber mais sobre os assuntos abordados.

O objetivos principais são 3: informar sobre as religiões e espiritualidade, mostrar os pontos em comum entre as muitas fés e conscientizar sobre a importância do diálogo inter-religioso. A concepção da plataforma é baseada na comunicação intercultural, no diálogo inter-religioso e utiliza o design e a tecnologia como ferramentas para tal.

O presente relatório visa mostrar as etapas de concepção e construção da plataforma UNIPEDIA, para fins de graduação em Desenho Industrial/Design.

Protótipo disponível em: https://adobe.ly/2XXHbEC

2019
Marina Martins Bigio
PPDESDI Doutorado

Usabilidade de ícones em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma análise pela ótica da neurociência e da experiência do usuário

Este estudo apresenta a análise da usabilidade de ícones em ambientes virtuais de aprendizagem, sob a ótica da neurociência e da experiência do usuário. A pesquisa foi realizada com base na Design Science Research, sendo, portanto, pautada em revisões sistemáticas da literatura de todos os temas abordados, obedecendo o rigor da metodologia proposta. Foi avaliada por meio de testes de usabilidade, como a avaliação heurística e a avaliação cooperativa, a carga cognitiva do usuário durante a utilização da plataforma de ensino a distância (EaD) da Fiocruz, e sua interação com a iconografia da interface. A contribuição da neurociência para esta pesquisa se deu durante a realização da avaliação cooperativa com a utilização do eye tracker e da espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS) para mensurar a carga cognitiva do usuário, como sua atenção e seu engajamento, durante a interação com a interface e sua iconografia. Como resultado, tem-se a proposição de um conjunto de heurísticas HEAD, de caráter original e inédito, para ambientes virtuais de aprendizagem com foco na iconografia, como artefato para o desenvolvimento de interfaces com ícones mais representativos, que demandem um menor esforço cognitivo do usuário para sua compreensão, resultando em plataformas EaD mais intuitivas e eficientes.

09 abr 2021
Fernanda Mendes de Vuono Santos
PPDESDI Mestrado

Usabilidade na procura e compra de livros em livrarias online

Esta dissertação trata da importância e influência da usabilidade na procura e decisão de compra de livros em livrarias online. A pesquisa baseia-se em estudos e teorias de pesquisadores renomados internacionalmente no assunto (Preece, Nielsen, Maurer, Haubl e outros), bem como resultados coletados através de enquetes e testes de usabilidade com direcionamento no design centrado no usuário. Os testes descritos e utilizados na dissertação resumem-se em questionário online e entrevista aberta com usuários, Think-aloud Protocol, direcionado ao comércio eletrônico e procura de livros de nicho, Matriz de Prioridade, Observação Fluxo-Tarefa nas livrarias físicas e Avaliação Heurística com especialistas em usabilidade. Resultados observados de cada etapa determinaram direcionamento de testes sequenciais e possibilitou comparativo entre ramificação física e online do negócio livreiro com teorias de marketing, rituais de compra, ambientação e flaneurismo. Recomendação automática de livros e possibilidade de manusear digitalmente como elementos para ampliar a possibilidade de compra são assuntos complementares também discutidos e testados na dissertação que se mostram com relevância para usabilidade e expectativas do usuário.

19 mar 2010
Adriano Bernardo Renzi
PPDESDI Mestrado

Uso de hipermídia adaptativa no desenvolvimento de cursos virtuais de computação gráfica

O Ensino à distância (EaD) procura utilizar propostas pedagógicas para desenvolver sistemas inclusivos de ensino e aprendizagem. Estas propostas tem colaborado no sucesso que a EaD tem alcançado no meio empresarial corporativo. Neste meio, a demanda por cursos de formação técnica tem sido tão alta, que as empresas envolvidas no design instrucional de EaD criaram a noção de cursos à distância expressos, ou seja, cursos cuja a concepção e elaboração devem atender as tradicionais necessidades de rapidez do mercado de trabalho. Esta dissertação procura soluções para um tipo de ensino à distância ainda pouco explorado. O cenário que procuramos equacionar é o do ensino de ferramentas (softwares) para desenho vetorial, onde a metodologia de ensino é parte do processo de ensino corporativo. No processo atual de ensino de ferramentas de computação gráfica, o aluno submete ao professor, normalmente pela internet, o seu trabalho para que uma avaliação seja feita. Nesta dissertação sugerimos que este processo seja modificado de duas formas. Primeiro, no design instrucional para esta situação, trabalhamos constantemente a questão de avaliação não só na sua forma tradicional (atribuição de graus e valores) mas também como aperfeiçoamento do processo de ensino. A hipermídia adaptativa entra nesta proposta como facilitador da relação alunoprofessor-conhecimento, permitindo individualização de um ensino voltado para as massas. Em segundo lugar, propomos que a avaliação das tarefas sejam automatizada. O aluno oferece as partes (objetos) da solução que são avaliadas individualmente através de algoritmos computacionais. Isto permite uma menor participação do professor, o que é compatível com a proposta de cursos expressos. Para que isto seja possível a tarefa proposta pelo professor é dividida em objetos componentes, sendo o aluno estimulado a criar cada objeto segundo o modelo padrão oferecido. A comparaçào de cada objeto criado pelo aluno com o padrão a ser alcançado pode ser feita por diversos algoritmos computacionais existentes ou criados especificamente pelo autor do curso. Neste trabalho apresentamos exemplos desta abordagem e um protótipo que demonstra a viabilidade da proposta.

03 set 2009
Wallace Vianna da Silva
PPDESDI Mestrado

Utilização de modelos virtuais tridimensionais na interação com a informação georreferenciada

Esta pesquisa tem como finalidade explorar os recursos de interação do usuário com a informação georreferenciada, utilizando o próprio ambiente físico e seus elementos como interface. A indexação geográfica de arquivos digitais e os recursos disponíveis pela computação móvel estabeleceram um novo modelo de interação com a informação. Cabe ao designer criar sistemas e interfaces que levem em consideração a localização do usuário no acesso da informação atribuída ao entorno. Foi identificado que as soluções desenvolvidas para esse propósito utilizam telas e outros aparatos tecnológicos que constrangem a relação do usuário com o ambiente e interferem na experiência interativa. Como desdobramento da pesquisa foi desenvolvido um aplicativo que dispensa a tela na visualização e interação com a camada informacional do ambiente físico. O sistema utiliza os sensores de localização e orientação presentes nos smartphones para interagir com o entorno mapeado e georreferenciado. Dessa forma, o usuário, ao apontar o aparelho e selecionar diretamente o objeto de interesse, recebe os dados atribuídos a ele. Sem a interferência de telas ou dispositivos imersivos, o próprio ambiente se apresenta como interface de interação, dispensando novos ícones ou símbolos e tornando a tecnologia mais sutil em seu uso cotidiano.

28 fev 2014
Sergio Boiteux
PPDESDI Doutorado

UX Research em Governo Eletrônico: recomendações para pesquisa e mapeamento de experiências do usuário em interações de Governo para Governo - G2G

Esta pesquisa tem como objetivo propor recomendações para a realização de pesquisa e mapeamento de experiências do usuário de governo eletrônico em interações do tipo Governo para Governo - G2G que auxiliem estrategicamente equipes de projeto na tomada de decisão e, para tal, foca em soluções de design de experiência do usuário para diagnosticar contextos construindo empatia e facilitar o alinhamento organizacional. A atenção deste trabalho é voltada para projetos de desenvolvimento de soluções de governo eletrônico móvel alinhados com as es- tratégias de transformação para governo digital, principalmente de órgãos e setores do governo federal que detém a gestão de políticas públicas de transferência de recursos descentralizados para os subníveis de governo. Atualmente, observa-se que as mudanças que a administração pú- blica vem passando nas últimas décadas acompanham as transformações tecnológicas. Políticas públicas são formuladas e implementadas com a participação da sociedade por meio de soluções de governo eletrônico. No entanto, o desa?o de uma con?guração abrangente da administração demanda a integração completa dos sistemas, com trocas de informações entre as diversas enti- dades governamentais, o que exige soluções inovadoras que atendam as interações de Governo para Governo - G2G, colocando o Design e suas metodologias como um elemento central para a atividade de projeto de serviços de governo eletrônico. Este trabalho foi conduzido por meio da metodologia Design Science Research - DSR que fundamenta e operacionaliza a condução da pesquisa quando o objetivo a ser alcançado é um artefato ou uma prescrição. A etapa teórica cobre uma revisão de literatura nas áreas de Governo Eletrônico, incluindo uma revisão siste- mática de literatura sobre o contexto de governo eletrônico móvel em soluções voltadas para cenários do tipo G2G; Design de Experiência do Usuário (UX Design) e uma revisão de lite- ratura em teses e dissertações sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, principal instrumento de transferência suplementar de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A etapa prática desta tese foi realizada em ambiente real, com a proposição e aplicação de um conjunto de pro- cedimentos que combinam técnicas e ferramentas de Pesquisa de Experiência do Usuário (UX Research) e Mapeamento de Experiência. O método (artefato) proposto e a sua subsequente avaliação levam a resultados que servem de evidência empírica desta tese e são relevantes para de órgãos e setores do governo federal que detém a gestão de políticas públicas descentraliza- das e para o campo de Governo Eletrônico. Os resultados também são signi?cativos para as disciplinas de Design de Experiência do Usuário (UX Design), Pesquisa de Experiência (UX Research) e Design de Serviços.

15 mar 2022
Chaiane Thiesen Bitelo
Graduação Design

Vem cantar: uma experiência coletiva de geração de visualizações musicais

Vem Cantar é um site que incorpora a dinâmica do karaokê para promover interações entre pessoas e suas vozes no ambiente online, tornando possível cantar junto mesmo estando longe. É também uma ferramenta para desenhar usando a voz, transformando a melodia cantada pelo usuário em desenhos personalizáveis. Cada usuário pode assistir a gravações de outros e adicionar a elas sua própria camada de voz e desenho, tornando possível visualizar não só cada melodia separadamente, mas também a relação entre elas e o desenho que formam juntas. Assim, Vem Cantar forma uma rede de interações sonoras e visuais entre pessoas, a partir da brincadeira de cantar junto.

2013
Erica Zambrano Fontes
Graduação Design

VER E OUVIR: A Evolução das Embalagens dos Sistemas Sonoros

O seguinte trabalho é fruto de uma pesquisa historiográfica envolvendo os artefatos de armazenamento de som e suas embalagens. Ele foi idealizado a partir do desejo da autora, como estudante de design, de unir o interesse pela música junto com temáticas inerentes ao curso de sua formação.

2022
Sofia Jordão Ferreira de Mendonça
Design

Vernacular - Caminhos do subúrbio

Gabriel Andrade
Graduação Design

Videomapping de Guerrilha

Videomapping de Guerrilha é um projeto de pesquisa de linguagem em mapeamento de projeções. A ideia central é abrir possibilidades sobre formas inovadoras de se pensar design, criando alternativas de produção mais sustentáveis do ponto de vista ecológico, social e moral. O projeto foi desenvolvido em duas frentes. A primeira trata de considerações teóricas sobre o design relacionado à moral e à cidadania, sobre desmaterialização e sobre tecnologia. A segunda frente consiste em pesquisas de mapeamento de projeções em diversas superfícies e da criação de um protótipo funcional: uma exposição em videomapping (mapeamento de projeção), realizada exclusivamente com equipamentos e espaços já existentes na escola, sem a criação de nenhuma peça descartável.

2010
Bernardo Santos Schorr
Graduação Design

Viewfinder

Sejam bem-vindos à leitura do TCC "Viewfinder: o poder da fotografia na era digital". O mundo atual é marcado por uma avalanche de imagens, que nos alcançam de diversas formas e por diferentes meios. Nesse cenário, a fotografia se destaca como uma linguagem poderosa, capaz de transmitir mensagens e despertar emoções. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da fotografia na era digital, considerando as transformações tecnológicas e culturais que influenciam a produção e o consumo de imagens. Ao longo do projeto, foi adotado um olhar multidisciplinar, que incluiu a contribuição de profissionais de áreas diversas, bem como a realização de dinâmicas educacionais que envolveram a reflexão, o debate e a criação. Acreditamos que a fotografia é um tema atual e relevante, que demanda uma abordagem crítica e aberta ao diálogo. Com este TCC, esperamos disseminar um olhar mais curioso e crítico sobre o fenômeno da fotografia 2.0, estimulando a reflexão e a criação de novas possibilidades. Convidamos vocês a embarcarem conosco nessa jornada e a mergulharem no universo da fotografia na era digital

2010
Luisa Pereira Fosco
Graduação Design

Violência de gênero: recorte - violência contra a mulher com foco em relações abusivas

Projeto midiático que aborda violência de gênero, com recorte na violência contra a mulher, especialmente em relações abusivas no ambiente doméstico. Busco desenvolver um produto que reforce a autoconfiança e a valorização da própria vida nas mulheres que sofrem com esses abusos ou com dificuldades posteriores a eles, como estresse pós-traumático. É importante também que este produto estimule o rompimento do processo de silenciamento para as que ainda se encontram em situações abusivas.

2015
Luana Tavares de Farias
Graduação Design

Viravolta: um jogo de cartas em prol da reflexão

"Viravolta: um jogo de cartas em prol da reflexão" é um projeto em que se deseja criar um jogo que invoca a introspecção no jogador. Para este projeto, pesquisa e entrevistas são feitas sobre a felicidade em diversos campos de estudo e conhecimento como filosofia, psicologia, medicina e religião. Com os resultados dessa etapa de coleta de informações é desenvolvido um jogo, com público alvo sendo jovens de 20 a 30 anos de idade, em que os jogadores, em turnos, narram a vida de um indivíduo fictício em busca de guia-lo para seus próprios objetivos pessoais. E através desta interação se deseja alcançar um estado de reflexão e descoberta do próprio usuário. Neste projeto são usados design de comunicação e produto para o desenvolvimento da identidade visual e dos componentes físicos do jogo.

2014
Valquiria Henriques de Castro
PPDESDI Mestrado

Visualização de contratos para o comércio eletrônico: caso de reserva de hospedagem em hotéis

Em plena era da informação, as discussões sobre apresentação, organização, aquisição e disseminação dos dados estão latentes em diversas áreas, dentre as quais as ciências jurídicas, com seus contratos firmados nas relações comerciais. Essas relações de consumo assumiram novas caraterísticas a partir da revolução tecnológica e da ascensão da sociedade em rede, as quais possibilitaram o comércio virtual regido por contratos eletrônicos, como mediadores dos direitos e obrigações entre usuários e empresas. A presente dissertação apresenta a combinação de fundamentos e métodos do design de informação e de interação orientados à solução dos principais problemas de informação e usabilidade que ocorrem no processo de contratação eletrônica, através da visualização de cláusulas contratuais, objetivando, aplicação experimental desses referenciais teóricos na construção de um artefato para o caso do contrato da Booking.com.

28 set 2018
Renata Zappelli Marzullo
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