Projetos
Pedras portuguesas: história, técnica e espaço urbano
A pesquisa teve como tema a leitura da paisagem urbana da cidade do Rio de Janeiro, priorizando os aspectos relacionados à identificação da imagem gráfica a partir da análise dos diversos elementos que a compõe e, posteriormente, a seleção de um componente por sua presença, história e expressão gráfica no espaço urbano: as pedras portuguesas.
Percepção, Design e Educação
Por meio de uma investigação da história da institucionalização do ensino do design, o projeto pretende refletir sobre a maneira como o design entende o conceito de percepção. Questionando a permanência de alguns pensamentos modernos no ensino e apontando maneiras mais abrangentes de se entender o processo perceptivo, o projeto tem por objetivo atentar para a necessidade de se repensar e de se adequar o conceito de percepção, e sua abordagem no ensino, ao cenário contemporâneo.
A necessidade do brinquedo : brinquedo para crianças de 3 a 6 anos
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1971) que projeta um brinquedo que tem como público alvo crianças de 3 a 6 anos, com objetivo de estimular o raciocínio, imaginação e capacidade de criação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.
Livro-brinquedo
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que traz o resultado de uma pesquisa dirigida à psicologia infantil, percepção e psicologia da forma. Restringindo-se ao campo dos livros e dos brinquedos, desenvolve o que chama de "livro-brinquedo".
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.