Graduation projects

Ajude-me a sair da casa da sogra. Um diálogo com as ruas da cidade.
Este projeto se propõe a pesquisar as diferentes linguagens de intervenções gráficas gravadas nos espaços urbanos da cidade do Rio de Janeiro, e a rua como espaço para tais inscrições. O que queremos com essa pesquisa é fazer uma leitura desses mecanismos de expressão/comunicação que consistem em usar a rua como veículo de comunicação através da gravação de elementos gráficos nas diferentes superfícies da cidade.
O projeto é uma tentativa de estabelecer um diálogo com a rua e com a cidade através desses mecanismos de comunicação tão recorrentes no Rio de Janeiro. É uma espécie de exercício de observação e leitura da cidade através dos elementos gráficos presentes nas ruas. Um exercício de tentar perceber como a cidade comunica coisas através das várias camadas de intervenções que se misturam e se sobrepõem nas diferentes superfícies do espaço urbano.
Ao olhar para essa grande variedade de gravações nas ruas do Rio de Janeiro percebemos como elas interferem diretamente na existência e funcionamento dos espaços e nas relações que se criam a partir desses espaços. Desejamos perceber as potencialidades e as características e peculiaridades desses mecanismos decorrentes do fato de se utilizar a rua como veículo para gravar ou transmitir alguma coisa.
Durante a pesquisa olhamos para a cidade através de alguns processos que ocorreram simultaneamente e se retroalimentaram. São eles: Assistir filmes e capturar frames; realizar trajetos aleatórios no Google Street View e tirar prints; Realizar trajetos pela cidade, observar e documentar com fotos; Realizar um conjunto de intervenções gráficas no centro da cidade e registrar essas intervenções com o passar do tempo.


Santa utopia
O projeto "Santa Utopia" é uma série de intervenções urbanas situadas no bairro de Santa Teresa, Rio de Janeiro, que abordam as questões relacionadas aos problemas de mobilidade urbana no local. A partir da perspectiva do design e do designer como levantador de dados, comunicador e instigador do pensamento através de veículos de informação visuais e sintetizados, o objetivo deste projeto é a partir de 9 matrizes linográficas que ilustram situações vividas pelo moradores coletar informações sobre transporte e mobilidade em Santa Teresa e incentivar discussões e pensamentos sobre o ambiente no qual estamos inseridos.

Aspas urbanas
ASPAS URBANAS é um projeto colaborativo que busca estimular o diálogo entre as pessoas e a cidade. Através do registro e divulgação de imagens de manifestações predominantemente textuais presentes no espaço público urbano — como a pichação e o stencil — o projeto convida as pessoas a pensar, discutir e dar opiniões sobre as histórias e pontos de vista expressos nesses espaços. O projeto acontece através da distribuição de uma série de cartões postais, cada um com um registro de uma manifestação não autorizada inserida no espaço público urbano. Cada pessoa que recebe o postal é convidada a dar a sua opinião sobre a mensagem contida na imagem. O presente relatório contempla a primeira edição do projeto, que acontece na cidade do Rio de Janeiro.

Aconteceu no Rio
“Aconteceu no Rio” é um projeto de design que resgata histórias curiosas, bizarras e divertidas sobre a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e para isso conta com intervenções urbanas – ilustrações impressas e coladas pela cidade – e folhetins impressos com essas histórias contadas de forma escrita e ilustrada. E procura, dessa maneira, incentivar e resgatar um interesse, com diferente enfoque, pela cidade, por seus moradores (e adoradores).

Gamboa: O tempo em alto contraste
O bairro da Gamboa, situado na zona portuária do Rio de Janeiro, é um territóriopro fundamente marcado por sua rica história e por dinâmicas sociais, culturais e urbanas que atravessam séculos. Desde o século XVIII, sua localização estratégica próxima ao porto conferiu-lhe importância no cenário econômico e social da cidade. Ao longo do tempo, a Gamboa tornou-se um território de confluência de diferentes populações, culturas e histórias. No entanto, também foi palco de episódios que expõem as contradições da modernização e do progresso, como a escravização, a segregação social e a descaracterização urbana.
No contexto contemporâneo, a Gamboa enfrenta desafios relacionados à preservação de sua memória e identidade em meio aos processos de urbanização e requalificação, como o projeto Porto Maravilha. Iniciativas culturais e educativas buscam resgatar as memórias históricas do bairro, promovendo a valorização de sua rica herança. Nesse sentido, o projeto “Gamboa: o tempo em alto contraste” propõe uma abordagem para conectar passado e presente do bairro. Por meio da criação de conjuntos de cartazes lambe-lambe, afixados em pontos estratégicos da Gamboa, o projeto apresenta contrastes visuais e narrativos entre o que o bairro foi e o que é hoje. A proposta busca ampliar o acesso à memória local, valorizar a identidade cultural da Gamboa e estimular novas formas de engajamento com a história urbana do Rio de Janeiro.
