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9630 itens encontrados
a-z crono

Alzira Ramalho Pinheiro de Assumpção

Tese de Gil Brito.pdf

Dissertação.pdf

Graduação Design

Bandeiras : Contexto e Representação

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC aborda o design de bandeiras como um elemento de identidade visual, analisando sua função simbólica e a necessidade de uma abordagem estética e funcional no contexto urbano, com foco específico no estudo do símbolo e da bandeira do Estado do Rio de Janeiro.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1975
Vários responsáveis
Elizabeth de Mattos Dias
Cintia Kury Souto
PPDESDI Mestrado

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro: an epicenter of the brazilian modern design (1948-1978)

O trabalho se configura como uma investigação sobre a contribuição do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro para a história do design moderno brasileiro. Desde sua fundação, a instituição teve o anseio por implementar meios de ensino e pesquisa e a vocação para a promoção e divulgação de exemplares do design moderno, se tornando um grande difusor do campo e das vanguardas que o basearam. Todas as atividades propostas com este foco tinham o intuito de educar o gosto do homem, com a ambição de sua adesão ao espírito moderno, inserido em uma sociedade que vinha sofrendo graves transformações. Dada a exiguidade de estudos publicados que englobem o tema em questão em nossa historiografia, foi fundamental cumprir o levantamento, a compilação, a organização e o exame de documentos oriundos das mais diversas fontes, sobretudo os abrigados nos arquivos do Museu, inclusive aqueles ainda não catalogados. Eles testemunham os respectivos eventos, pertencentes ao período que vai de 1948, ano da fundação da instituição, até o incêndio que a atingiu, em 1978. O recorte temporal da pesquisa coincide com as iniciativas de institucionalização do campo do design e de sua implementação enquanto disciplina no país. Por esta razão, afirma-se que as origens do design moderno brasileiro se confundem com as do MAM Rio. Comprovações diretas das ressonâncias dessas ações são escassas. Contudo, tecem-se influências radiais. Espera-se contribuir para estudos no campo para, enfim, remontar, de forma cada vez mais segura, a episódios fundamentais da história do design moderno brasileiro.

07 abr 2020
Mariana de Freitas Boghossian

Dissertação.pdf

1975 - Vol. 1 e 2 - Cintia Kury Souto_Elizabeth de Mattos Dias - Bandeiras.pdf

bandeiras

Cintia Kury Souto e Elisabeth de Mattos Dias.jpg

Símbolos nacionais

987-2404-2-PB.pdf

PPDESDI Doutorado

Guidelines for the design and selection of hospital cradles for children with complex chronic health conditions

Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa Design de berços hospitalares para crianças com condições crônicas complexas de saúde . São apresentadas definições relacionadas ao tema e se explicita as suas características específicas. Tem como objetivo definir diretrizes para o design e para a seleção de berços hospitalares para crianças com condições crônicas complexas de saúde em situação de internação. Toma-se como referência a estrutura geral do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, campo dessa pesquisa. Aplicou-se a metodologia Ergodesign. Como resultados tem-se um diagnóstico ergonômico das atividades envolvendo o berço hospitalar, a definição de diretrizes norteadoras para o design, aquisição e uso desses berços, e a Intervenção Ergonomizadora como ferramenta de pesquisa na área de saúde.

08 mar 2018
Fernanda do Nascimento Maia
Graduação Design

Alfabeto para varredura de televisão

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1975). Este TCC estuda aspectos visuais, a linguagem na televisão e seus códigos, bem como conceitos como legibilidade e visibilidade. Posteriormente propõe uma tipografia específica para telas com sistema de varredura.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1975
Vários responsáveis
Ronaldo Martins Barbosa
Flávio Gomes de Paiva Lins de Barros
Verônica Françoise Teicher

Dissertação - Mariana de Freitas Boghossian - 2020 - Completa_NovoB.pdf

hospitalização infantil

Flávia Cristine Hofstetter Pastura

Claudia Stamato

Noélia Silva Ladislau Leite

Tese de Fernanda do Nascimento Maia.pdf

1975 - T 101 - Flavio G P Lins de Barros_Ronaldo Martins Barbosa_Veronica Francoise Teicher - Alfabeto para varredura de televisão.pdf

sistemas de varredura

Verônica, Flávio e Ronaldo.jpg

PPDESDI Doutorado

In search of color: chromatic construction and graphic language in Brazilian chromolithographic labels from Arquivo Nacional and Biblioteca Nacional (1876-1919)

Esta pesquisa trata das estratégias de construção cromática numa técnica de impressão histórica, a cromolitografia, e sua aplicação na produção comercial brasileira. Praticada desde meados do século XIX até a primeira metade do século XX, a cromolitografia antecedeu o processamento fotoquímico da matriz que tornou a separação de cor mecânica e pragmática, com a adoção da quadricromia baseada em síntese de cor subtrativa, ainda em uso atualmente. A cromolitografia se caracterizava, principalmente, pela concepção e conjugação de múltiplas matrizes de litografia num complexo processo empírico de separação manual da cor desenvolvido por um profissional específico: o cromista. Este estudo se inicia numa visão geral do problema, onde situa-se a questão da reprodução de imagens coloridas e, nesse contexto, a técnica cromolitográfica, como foi praticada no mundo e no Brasil. A fim de constituir o objeto de pesquisa, recorreu-se a acervos públicos disponíveis na cidade do Rio de Janeiro Arquivo Nacional e Fundação Biblioteca Nacional. Nessas instituições, os primeiros impressos cromo-litográficos nacionais foram localizados e avaliados, além das coleções de rótulos de produtos brasileiros, onde soluções técnico projetuais elaboradas foram identificadas. O corpus de estudo se estabelece nas coleções de rótulos, com a seleção de um conjunto de 100 impressos produzidos entre 1876-1919, ilustrando uma ampla amostragem de técnicas cromolitográficas. De posse das informações levantadas na pesquisa técnica, são propostos métodos de identificação e análise da composição de cor e técnicas gráficas destas amostras, baseados na observação e registro microscópico. A partir dos resultados desta avaliação, propõe-se uma primeira compreensão técnica e conceitual do material, discutindo relações culturais entre a indústria, o design e o consumo. O resgate deste acervo se situa na área da cultura material, através da pesquisa de efêmeros e investigação das linguagens visuais derivadas de abordagens técnico produtivas. Busca-se contribuir para o campo da história do design brasileiro e sua memória gráfica como área do conhecimento. A tese reúne informações que auxiliam os pesquisadores destas áreas na identificação técnica da cromolitografia e conduz uma reflexão crítica sobre as concepções de cor praticadas na impressão colorida.

27 abr 2018
Helena de Barros
Graduação Design

Princípio básico para sistematização do uso das cores em televisão

Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). Este TCC aborda a sistematização do uso das cores em televisão, focando na integração entre cenografia, iluminação e operação de vídeo, aspectos fundamentais da direção de fotografia. O objetivo principal é desenvolver uma escala cromática baseada no conceito físico de luminosidade, que permita uma previsão mais precisa da forma como as cores serão reproduzidas no vídeo. A partir da escala de cinzas pre determinada pelos fabricantes de câmeras, que é utilizada para contrastes em preto e branco, o trabalho propõe uma escala cromática destinada a ajudar técnicos de TV a prever o comportamento das cores em diferentes esquemas de iluminação. Através deste estudo, busca-se oferecer aos profissionais da televisão uma ferramenta para otimizar o uso das cores e melhorar a qualidade visual das produções.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1976
Vários responsáveis
Jonas Federman
Sônia Harumi Ota
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