
Eduardo Ariel de Souza Teixeira

Fabro Boaz Steibel

Eduardo Espíndola Halpern

Luiz Fernando Dias Duarte

Design Science Research

metodologias ágeis

Apresentação

Gráfico: Opções de curso

Perguntas

Entre Dados e Mulheres: Um olhar visual sobre as mulheres da ESDI entre os períodos de 1963 e 1974.

mulheres na esdi

ESDI

ESD

Entre Dados e Mulheres: Um olhar visual sobre as mulheres da ESDI entre os períodos de 1963 e 1974.
Este trabalho de conclusão de curso analisa o perfil das mulheres alunas da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) entre 1963 e 1974, utilizando dados do arquivo da instituição. O objetivo é promover um debate crítico sobre esse perfil e suas relações com o contexto histórico. Para isso, o trabalho busca compreender o contexto político da época, comparar modelos de escolas de design anteriores à ESDI e desenvolver um processo de análise curatorial dos dados, culminando na produção de visualizações que facilitam a compreensão e discussão sobre o tema.


conhecimento livre

1972 - T 49 - Gloria Maria Britto Pereira Lobo e Lucy Carlinda Niemeyer de Farias - A elaboração de sistema de glifos.pdf

Glória Maria de Britto Pereira Lobo

grifo

Lucy Carlinda Niemeyer de Farias.jpg

A elaboração de sistema de glifos
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1968) investiga sobre a teoria dos signos ou semiótica, abordando o seu sistema de significante e significado, o processo da percepção e os meios de comunicação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Maria Margarida Pereira de Lima Gomes

Evangelina da Rocha Lima M.Oliveira (1).jpg

1972 - Evangelina da Rocha Lima Medina_Jose Nelson Medina - Desenho de alfabeto como sistema de visualização integrada de uma empresa técnico-educacional.pdf
