
1966 - P 1 - Antonio Ramos Gouveia - Indústria, mercado e as possibilidades do desenhista industrial_projeto de um fogão residencial a gás.pdf

Indústria, mercado e as possibilidades do desenhista industrial : projeto de um fogão residencial a gás
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre o papel do desenhista industrial na indústria e no mercado, considerando a posição do profissional como mediador entre as condições da indústria e as necessidades do mercado. Posteriormente desenvolve o projeto de um fogão residencial a gás.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Projeto de uma cafeteira elétrica para bares
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de uma cafeteria elétrica destinada a bares.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Gabriel Izquierdo Cordeiro

Livro: Atravessar o presente

Cura - Colecao laboratorios.pdf

Download do livro

Cura capa.jpg

Cura - Colecao laboratorios.pdf

Cura capa.jpg

Disciplinas oferecidas 2024/1

Disciplinas oferecidas 2023/2

Portaria_076_RegulamentoDS.pdf

Ana Carla Pinheiro

Edital PDSE - PPDESDI 2024-1.pdf

Bolsas de doutorado sanduíche no exterior
Está aberto o edital interno para duas bolsas CAPES PDSE para realizar pesquisa no exterior por três meses

Edital PDSE - PPDESDI 2024-1.pdf

Autenticidade Padronizada? A Produção de Subjetividade do Designer em Meio aos Discursos Estéticos no Instagram
Este trabalho investiga como a produção de subjetividade e o consumo estético no Instagram são moldados pelas dinâmicas do neoliberalismo contemporâneo, destacando o papel central da parceria entre design e branding na padronização de discursos e estéticas. Fundamentado teoricamente na Arqueologia do Saber e na Genealogia do Poder de Michel Foucault, o estudo explora o discurso de autenticidade e como ele opera enquanto ferramenta de normatização visual, reforçando padrões hegemônicos alinhados à lógica neoliberal que detém valores como intangibilidade, exclusividade e estética no centro. A análise tem como objeto de pesquisa principal o perfil de Instagram @coolmmerce, revelando as estruturas discursivas que sustentam essa hegemonia e os elementos que asseguram sua disseminação como estratégia de mercado, levando à hiperestetização do cotidiano, marcada pela valorização de aspectos intangíveis e pela criação de experiências intensamente visualizadas e performáticas. Procura-se assim compreender as condições históricas e culturais que permitiram a emergência de tais dinâmicas, desde a virada gestorial neoliberal até o capitalismo transestético, ressaltando o papel do saber padronizado como discurso de autoridade. A conclusão reflete sobre as implicações dessas dinâmicas na criação e reprodução cega de subjetividades por parte dos designers, questionando os limites entre autenticidade e controle no ambiente digital e no cotidiano.


Monitoria na elaboração de projetos de pesquisa
Curso de apoio e monitoria na elaboração dos projetos de pesquisa para ingresso no PPDESDI

Curso

Livro: Quando fazer é pensar

When doing is thinking
DEMO book for the Laboratories collection

lada.jpeg
