
PALESTRA "Memória urbana e monumentos franquistas e pós-franquistas na Espanha"
Palestra "Memória urbana e monumentos franquistas e pós-franquistas na Espanha" 31/10/23 | 11h30min | UERJ PETRÓPOLIS

Tecnicas gráficas

efêmeros

conhecimento aberto

Ilustratona para a Wikipédia
Projeto de extensão WikiDesign promove evento para desenhar e ilustrar artigos da Wikipédia sobre design e outros temas.

Thaís Spiegel

Participação da ESDI na UERJ Sem Muros
Professores e alunos da ESDI, do Design e da Arquitetura participam da UERJ Sem Muros

Homenagem da Câmara Municipal de Petrópolis à equipe de Cooperação Técnica da Arquitetura da UERJ
Equipe de Cooperação Técnica da Arquitetura da UERJ ganha homenagem da Câmara Municipal de Petrópolis pelo projeto de restauro do Palácio Amarelo

ecologias queer


Estágio não-remunerado em Design
O projeto de extensão busca estudante da UERJ que tenha conhecimentos na área de designer gráfico para atuar como estagiário não-remunerado, buscando contribuir para a apresentação visual da nossa página.

Design, Cultura e Artes

Marcus Paulo de Oliveira

PROGRAMAÇÃO - Petrópolis.rev6.pdf

Critérios de inclusão de componentes em Design System
O principal objetivo deste trabalho é estudar como engenheiros de software e designers cooperam para a criação de um DS. Neste sentido buscamos compreender quais são as nuances da tomada de decisão na etapa de levantamento de requisitos e como essa tomada de decisão se limita ou se expande de acordo com as capacidades tecnológicas e organizacionais. Assim, observaremos a interação entre esses dois agentes, que definem como os módulos do DS existem e como se encaixam de modo a maximizar a produção. Além de definir as características do DS, suas capacidades, limitações e regras de utilização por outras equipes.


Holografia

Juliano Kropotoff Trotta

Architecture With Feeling: Contemporary crossings between city, design and art on the threshold of culture
The general aim of this project is to situate the idea of architecture and urbanism in the contemporary debate on social emergencies and their relationship with design, art and culture, based on reflections on participation, co-authorship, decoloniality, place, popular practices, alterity, intersubjectivity, contact surface, event, among others. The central hypothesis of the research is to understand that the condition of contemporary architecture and urbanism and social emergencies challenges professionals to create projects that produce displacements of their own ‘fixed identities’ in the construction of an ‘additive disidentification’, where interventions and material culture can be crossed by multiple facets, for example, between architecture, design, art and culture, expanding the boundaries of socially justifiable constructions.


Laboratório de prototipagem

arquivo_esdi_apresentacao.pdf

Avaliação CAPES 2017

Avaliação CAPES 2021

Estagiário de Design Industrial
Apoiar e aplicar a base dos princípios, teorias e conceitos do Design Industrial em tarefas de inovação Traduzir ideias estabelecidas em artefatos de projeto, como esboços, protótipos e modelos, conforme necessário para os projetos e orientado pelos designers ou engenheiros líderes. Abordagem prática para criar soluções e testar conceitos usando diferentes métodos de prototipagem. (impressão 3D, maquetes, etc) Aplicar seu conhecimento de processos críticos de fabricação para desenvolver novas soluções ou fazer recomendações Comunicar seu processo de pensamento verbalmente e por meio de esboços 2D ou modelagem 3D. Projetar e desenvolver produtos com um profundo conhecimento dos fatores humanos, das necessidades do usuário final e dos sistemas de fabricação da P&G e traduzi-los em critérios de sucesso de design. Desenvolvimento de design conceitual em protótipos funcionais/MVPs. Apresentar ideias de design de produtos para equipes multifuncionais.

(De)formations in design: oppression in design formative processes
The project seeks to investigate, discuss and combat relations of oppression that manifest themselves in the training process of designers. From the perspective of oppressions, we seek to identify how these are manifested in the multiple facets of the training of designers, such as curricula, pedagogical and institutional practices, relationships with clients and users, etc. Based on the notion of praxis, the research also seeks to develop theory and practice in an articulated way as a way of intervening in reality and transforming and combating the processes of oppression that (de)form designers.
