
P998_2015_TCC_02.png

P998_2015_TCC_05.png

P998_2015_TCC_01.png

bondes

P998 2015 TCC.pdf

Tipos sobre trilhos: o Rio, os bondes e a herança tipográfica carioca
O presente trabalho tem como objetivo levantar a historiografia de formas de letra que tenham tido importância histórica e cultural no Rio de Janeiro, Brasil. Considerando o desenvolvimento da cidade, o trabalho volta-se para a malha de bondes que a cobriu entre 1868 e 1966 e que teve papel decisivo na sua configuração espacial e social — tanto por suas funções utilitárias quanto por sua importância cultural.
Nesse âmbito, o projeto aborda os sistemas de comunicação que apoiavam os caminhos de ferro urbanos, tais como mapas e placas e especialmente os indicadores de rotas e destinos dos bondes. Estes últimos porque mantiveram um estilo coeso durante 60 anos, apesar de pintados à mão e por apresentarem soluções sofisticadas e engenhosas para o problema da legibilidade em veículos e da ocupação do espaço, ao seguir teorias de legibilidade em voga na época e se utilizar de formas de letra adaptadas especificamente à expansão e compressão horizontal.
A fim de contextualizar os letreiros de bonde cariocas historicamente, mas também nos campos maiores da sinalização de veículos, da legibilidade, do lettering e da tipografia, um levantamento mostra as origens estadunidenses dessas formas de letra, o impacto que os letreiros de bonde tiveram na cultura visual carioca, as características formais dos letreiros que apresentam interesse tipográfico e a relação destes com outros caso de tipos desenvolvidos para a sinalização em veículos.
A partir da descrição e contextualização desse modelo histórico de letreiro carioca de grande importância cultural, é desenvolvida uma família de tipos digitais que reinterpreta as formas de letra dos letreiros de bonde, usando as soluções engenhosas e ingênuas do letristas de bonde, mas adaptando as formas de letra para o funcionamento em contextos contemporâneos de sinalização.
São descritas todas as etapas de produção dos tipos, incluindo o planejamento, desenho espaçamento, kerning e geração de ferramentas programáticas personalizadas, finalmente concluindo com apontamentos para a implementação das soluções formais do século XIX na sinalização do século XXI a partir do uso destes tipos digitais.


Felipe Collucci de Almeida

Marina Tomiko Honda

2023_tcc_larissa.lima_relatoriofinal.pdf

Larissa Nunes Lima

Manual do Doutorado

direção de fotografia

design da cidade

Felipe Loureiro Santos

Estágio de Design no Rio de Janeiro
Alunos a partir do 4º período Obrigações: criar layout e diagramar artes, apoiar gestão de mídias sociais e endomarketing, assessorar demandas Benefícios: vale transporte e alimentação, seguro de vida, bolsa de estágio

design jornalístico

dataviz

retórica visual

Design de informação

Aspectos da implantação do "Fiberglass" no Brasil
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre o uso e implantação da fibra de vidro no Brasil
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Beatriz Braga Poubel

Jésus Baro

Logos Cinéticos: Origem e Popularização dos Logos Cinéticos em Identidades Visuais

Logos Cinéticos: Origem e popularização dos logos cinéticos em identidades visuais
