--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9631 itens encontrados
a-z crono

formação acadêmica

formação da polis

formação de criança

formação de professores

PPDESDI Mestrado

Formação e Perfil dos Coordenadores de Curso de Ensino Superior em Design

Nos últimos 20 anos, houve um aumento do número de universidades no País e, consequentemente, um aumento da concorrência, tornando a gestão de uma instituição tarefa mais complexa do que o habitual. Atualmente, o pensamento empreendedor e a capacidade de colocá-lo em prática e gerir os setores de uma empresa representa um importante diferencial competitivo, mas também um desafio. As Instituições de Ensino (IES) estão mudando a sua linha de ação sobre o mercado em que estão insertas e se posicionando dentro do modelo de negócios de prestação de serviços. A constante atualização do campo gera novos hábitos, tradições e comportamentos. O objetivo desta pesquisa é o de investigar em que medida a formação do coordenador do curso de Design pode contribuir para a melhoria do desempenho desse curso. Na maioria dos casos, as instituições de ensino no Brasil lança o professor com titulação ou com grande experiência na área acadêmica ou pesquisa a função de gestor de cursos. Essa é a tradição das instituições em relação aos líderes que irão coordenar os cursos. Esse docente encontra dificuldade no gerenciamento efetivo dos cursos, devido ao desconhecimento de certas técnicas de gestão que o auxiliariam no melhor desempenho da IES. A gestão traz algumas possibilidades para a instituição, entre elas, o fato de permitir reconhecer ameaças e oportunidades, transformando informações em conhecimento com valor agregado aos processos. Neste estudo, o campo a ser investigado é o de coordenador de curso de graduação em Design para, possivelmente, aplicarmos parâmetros e modelos de Gestão adequados à melhoria incremental destes cursos.

23 set 2016
Fernanda Rebelo Guimarães Cereja

Formalização da Incubadora da ESDI

19 abr 2018

Formas da História: Um outro olhar sobre a cidade e seus contornos

Aula inaugural do ano letivo de 2018, ministrada por Ynaê Lopes dos Santos.

ver evento

Formas de expressão e pesquisa

Formas de ingresso Mestrado

Formas de Ingresso Pós-Graduação

Formulário de Inscrição para candidatura ao Intercâmbio

Formulário para defesa de mestrado e doutorado

Formulário para qualificação de mestrado e doutorado

Formulário para qualificação de mestrado e doutorado.docx

Formulários e procedimentos

Formulários para download (Graduação / Arquitetura)

Formulários para download (Graduação / Design)

Forulários para download

Fórum de diretores decide pelo adiamento do início do ano letivo

ver notícia
13 jan 2017

fot1700033-esdi-30-fundicao-progresso-ibope.webp

fot1700034-esdi-30-fundicao-progresso-minifilter.webp

fot1700035-esdi-30-fundicao-progresso-carro.webp

fot1700036-esdi-30-fundicao-progresso-catalogo.webp

fot1700037-esdi-30-fundicao-progresso-eletrodomesticos.webp

1... 168 169 170 171 172... 402