
foldeeeeer.png

FOLHETO CMYK.png

fonte tipográfica

Forgotten Images, Objects, and Stories Found at the "shopping chão"
Esta pesquisa pretende analisar o universo das imagens técnicas, produzidas por câmeras analógicas, digitais, celulares, ou qualquer outro meio tecnológico, e como estas materialidades se relacionam com o mundo ao passar do tempo. A partir de um contato cotidiano com o Shopping Chão, proponho uma reflexão sobre os usos e sentidos atribuídos aos registros, em diversas mídias, encontradas pelos vendedores de rua, assim como, sobre o destino das imagens na sociedade contemporânea. Além de analisar as imagens em si, busco refletir sobre o contexto em que as mesmas se inserem e as relações que estabelecem com o mundo. Neste sentido, a própria prática desses vendedores que coletam coisas – e imagens – para vender no comércio informal se torna objeto de estudo desta pesquisa.


Forma da Cidade

forma e conteúdo

Forma e função de ambientes naturais e artificiais: deslizador náutico
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial versa em projetar um deslizador náutico que se destina ao uso em regiões pantanosas, águas rasas.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


formação acadêmica

formação da polis

formação de criança

formação de professores

Formação e Perfil dos Coordenadores de Curso de Ensino Superior em Design
Nos últimos 20 anos, houve um aumento do número de universidades no País e, consequentemente, um aumento da concorrência, tornando a gestão de uma instituição tarefa mais complexa do que o habitual. Atualmente, o pensamento empreendedor e a capacidade de colocá-lo em prática e gerir os setores de uma empresa representa um importante diferencial competitivo, mas também um desafio. As Instituições de Ensino (IES) estão mudando a sua linha de ação sobre o mercado em que estão insertas e se posicionando dentro do modelo de negócios de prestação de serviços. A constante atualização do campo gera novos hábitos, tradições e comportamentos. O objetivo desta pesquisa é o de investigar em que medida a formação do coordenador do curso de Design pode contribuir para a melhoria do desempenho desse curso. Na maioria dos casos, as instituições de ensino no Brasil lança o professor com titulação ou com grande experiência na área acadêmica ou pesquisa a função de gestor de cursos. Essa é a tradição das instituições em relação aos líderes que irão coordenar os cursos. Esse docente encontra dificuldade no gerenciamento efetivo dos cursos, devido ao desconhecimento de certas técnicas de gestão que o auxiliariam no melhor desempenho da IES. A gestão traz algumas possibilidades para a instituição, entre elas, o fato de permitir reconhecer ameaças e oportunidades, transformando informações em conhecimento com valor agregado aos processos. Neste estudo, o campo a ser investigado é o de coordenador de curso de graduação em Design para, possivelmente, aplicarmos parâmetros e modelos de Gestão adequados à melhoria incremental destes cursos.

Formalização da Incubadora da ESDI

Formas da História: Um outro olhar sobre a cidade e seus contornos
Aula inaugural do ano letivo de 2018, ministrada por Ynaê Lopes dos Santos.

Formas de expressão e pesquisa

Formas de ingresso Mestrado

Formas de Ingresso Pós-Graduação

Formulário de Inscrição para candidatura ao Intercâmbio

Formulário para defesa de mestrado e doutorado

Formulário para qualificação de mestrado e doutorado

Formulário para qualificação de mestrado e doutorado.docx

Formulários e procedimentos

Formulários para download (Graduação / Arquitetura)
