
O Processo de Construção das Fontes Digitais de Simulação Caligráfica
Conceituação do objeto pesquisado: a definição de fontes digitais de simulação caligráfica, origem e evolução tecnológica. A identificação das categorias de compreensão da forma caligráfica: as características visuais associadas ao universo instrumental da caligrafia; ao processo de construção da escrita; à perícia ferramental e à caligrafia como ocorrência espaço-temporal. O processo de construção das fontes digitais de simulação caligráfica. As etapas de construção das fontes de simulação baseadas em referências concretas: análise do original, digitalização, vetorização, métrica e fechamento do arquivo. As estratégias de construção das fontes baseadas em referências conceituais. Articulação de características estruturais e expressivas associadas ao instrumental caligráfico. A sugestão do ductus caligráfico em fontes digitais de simulação: construção contínua e interrompida. As estratégias associadas à representação visual da habilidade ferramental: ornamentação, integração e imperícia. O conceito de variância aplicado à tipografia digital: variância manual, aleatória e planejada. Apresentação dos projetos Zapfino, Bickham e Champion Script. Comentários a respeito da relevância das fontes digitais de simulação caligráfica: conservação, interação, compartilhamento e valorização da prática caligráfica.


O processo de profissionalização do UX reseacher


O Programa

O que tem na minha bolsa? Bolsas de luxo: influência, sustentabilidade e atenção
Design, sustentabilidade e consumo de bolsas de luxo é um projeto voltado ao público jovem, identificando uma semente de renovação e plantando informações através de pesquisas de uma maneira leve, divertida e carregada de conhecimento. O projeto é feito para ser algo cativante, jovem e divertido utilizando mídias sociais com um olhar de designer e comunicador social.


O surgimento da marca Daspu e a projeção de sua imagem através da imprensa
O presente trabalho é um estudo sobre a criação e aparecimento público da Daspu, marca de vestuário feminino que se tornou conhecida nacionalmente ao entrar em polêmica com a grife paulista Daslu, importante multimarcas de luxo. A Daspu foi criada em 2005, no Rio de Janeiro, pela Davida, uma ONG de prostitutas voltada para questões ligadas à cidadania, ao combate à vitimização, à discriminação, ao preconceito e ao estigma que atingem as mulheres que exercem essa profissão. E a marca surge publicamente através da imprensa, de modo inesperado para a Davida, antes que a confecção/grife estivesse estruturada. Com base no papel que a questão da autonomia relativa entre marca e imagem da marca adquire no caso Daspu, a opção desta pesquisa foi a de focalizar o processo de projeção pública da imagem da marca no espaço configurado pela mídia. Num cenário de várias confluências buscou-se a identificação dos temas que se cruzaram nesta cobertura, remetendo-os às suas condições de enunciação, dadas por posições e competências, e ao modo como se articulam na imagem da marca. Visando trazer uma nova inteligibilidade aos processos de produção de sentido presentes no caso Daspu recorre-se ao conceito de palavra de ordem, proposto por Deleuze e Guattari, como chave teórica para compreensão do caso, retomando as circunstâncias que possibilitam a enunciação Daspu transformar a idéia de uma confecção em uma grife possível, e potencializar social e politicamente a ONG Davida.

O Teatro Grego Antigo: Arqueologia, História e Performance

"O Tempo do Temporal"

O Tico-tico

O todo não é à parte
‘O todo não é a(à) parte’ é um projeto que visa promover o reconhecimento de semelhanças e possíveis influências de danças árabes nas expressões culturais brasileiras. Este consiste de três tipos de peças gráficas: flipbook; cartão postal e spread de revista. Todas têm em comum o objetivo de intrigar e surpreender o espectador ao perceber semelhanças inusitadas entre essas danças.


O transporte de cargas pelo homem
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) discute a forma inadequada como os profissionais ambulantes carregam mercadorias nas costas, ressaltando a praticidade e o menor cansaço dessa forma de transporte quando feito corretamente. Posteriormente desenvolve-se um recipiente para venda ambulante de refrescos com redução da carga fisiológica do trabalho.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

O tratamento da fotografia no jornal brasileiro
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) busca mostrar como a fotografia é importante na comunicação jornalística, destacando a necessidade de integração entre designer e jornalista para alcançar eficácia na mídia.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Obaluaiê

Objects of residual creation: creative processes in design as a facilitating device for awareness and social dialogue
A pesquisa pretende investigar as possibilidades e características de objetos-processo de design, propostos com o nome de objetos de criação residual durante minha pesquisa de mestrado. Tais objetos são trazidos aqui como parte do processo de entendimento acerca de uma realidade externa, dando-se como resultado secundário e consequência material de um pensamento abstrato ou como reflexo da percepção de um contexto ou ambiente.


Objetivo

Objetivo

objetos

objetos digitais de aprendizagem

obsceno

Observatório etnográfico de design e inovação social no Rio de Janeiro


Oceano

Ócio

Octaviano Pereira de Mello Filho

Octaviano Pereira de Mello Filho.jpg
