
Pedro Themoteo Alves Corrêa

Pedro Thiago de Oliveira Silva

Pedro Vicente Figueiredo Vasconcellos

Pedro Zöhrer Rodrigues da Costa

Pelas Bandas da UERJ
Até 29 de julho, artistas independentes de todo o Brasil podem se inscrever no Festival e concorrer a um show na Concha Acústica Marielle Franco, na Uerj, e a um videoclipe produzido pelo Centro de Tecnologia Educacional.

pele negra

Pen Plotter

Pensamento criativo

pensamento crítico

pensamento do design

Pensamento e Visualidade

Pensamento projetual

Pensar-com imagens: subversões e fabulações em torno da bandeira nacional brasileira
A pesquisa apresenta um estudo de versões modificadas da bandeira nacional brasileira, realizado a partir de ações de coleta (LE GUIN, 1989) de origens e autorias variadas.

Peq Assent Banner 2018

Pequenos barcos : um desenho industrial
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre a construção de barcos de pequeno porte.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Percepção

Percepção de sinais. poluição visual
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Programação Visual (1972) aborda a percepção dos sinais, considerando a semiótica e a psicologia para debater sobre a sinalização de trânsito. Posteriormente foi elaborada uma estrutura que possibilita a criação de um ambiente de trabalho, funcionando também como uma forma de sinalização.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

percepção espacial

percepção geométrica

percepção sensorial

Percepção, Design e Educação
Por meio de uma investigação da história da institucionalização do ensino do design, o projeto pretende refletir sobre a maneira como o design entende o conceito de percepção. Questionando a permanência de alguns pensamentos modernos no ensino e apontando maneiras mais abrangentes de se entender o processo perceptivo, o projeto tem por objetivo atentar para a necessidade de se repensar e de se adequar o conceito de percepção, e sua abordagem no ensino, ao cenário contemporâneo.

PercepcaoDesignEducacao_NathaliaLepsch.pdf

percursos urbanos
