
cultura maker

Cultura maker

Cultura material

Cultura, encruzilhada, adinkras, memória, símbolos, design

Cultura, Patrimonio, Arquitetura

cultural exhibitions

Cultural spaces and design: weaving relations with the territory through participatory processes
A pesquisa parte do estudo das abordagens Design Participativo, Codesign e Design para Inovação Social, constitutivas de um arcabouço teórico e metodológico apto a promover o convívio e a criatividade coletiva em processos dialógicos que abarquem amplamente as questões de interesse da comunidade (LATOUR, 2014). Em seguida, estas abordagens são articuladas com conceitos teóricos relativos a espaço, lugar e território, a fim de explorar possibilidades de atuação do design na potencialização da relação de espaços culturais com seu território em cidades crescentemente impactadas por deslocamentos e apagamentos culturais. Neste sentido, a pesquisa aposta em processos de design cada vez mais sistêmicos, integrativos e participativos no âmbito da cidade, onde um ecossistema abundantemente diverso e entrelaçado é sustentado e vivido por uma sociedade de múltiplas vozes, necessidades, carências, desejos e virtudes. Assim, como estudo de caso, é relatado um workshop no Centro Carioca de Design (CCD), localizado no centro do Rio de Janeiro. O workshop, destinado a pensar coletivamente futuros possíveis para o CCD, evidenciou disputas e possibilidades em consensos e dissensos e gerou as questões de pesquisa que nortearam um mapeamento de espaços culturais e uma síntese de entrevistas na cidade de Toronto (Canadá). A partir disso, pesquisa se encerra com o entrelaçamento das duas experiências no tocante à participação, placemaking e relação com o território. Desse modo, foi possível produzir um arcabouço de direções a serem consideradas em futuras estratégias voltadas para o fortalecimento da relação do CCD com seu território. Ao mesmo tempo, foi possível extrair algumas pistas para processos participativos e colaborativos no CCD que favoreçam emergir práticas culturais vivas do seu entorno. Por fim, como proposição, a pesquisa conclui que o CCD pode se tornar uma plataforma de articulação do território por meio do design e suas ferramentas, criando um ambiente favorável a discussões, reflexões e estratégias para integração de espaços culturais, comunidade, universidade e parcerias, tornando-se assim um catalizador de ações territoriais. Esta pesquisa recebeu apoio do Governo do Canadá.


culturas regenerativas

Culture war and visuality: An analysis of the rhetoric in the Brazilian crisis between 2013 and 2018
Na última década, o Brasil viveu uma crise democrática, num contexto de ascensão da extrema-direita em todo o mundo. Esse processo se deu com o protagonismo da internet e das redes sociais, palcos de disputas ideológicas que influenciaram eleições e a história política de diversos países. O ativismo político online passa por uma guerra nos campos da visualidade e das retóricas visuais, onde se disputa a atenção dos usuários e se desafia o design das redes em busca de audiência e engajamento. Os protestos de rua de junho de 2013 são vistos por muitos como o estopim da crise democrática brasileira, num processo de retirada do governo petista de centro-esquerda, culminando numa ascensão da extrema-direita, com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018. Esse é um recorte da história política do Brasil com influência direta da guerra de visualidade nas redes. A presente dissertação busca investigar dois fenômenos que demarcam esse período como forma de observar a transição de um sistema para o outro. Ao nos debruçarmos sobre a Mídia NINJA – coletivo de comunicação independente que surgiu no fervor dos protestos de Junho de 2013 – e sobre youtubers bolsonaristas, influenciadores digitais de extrema-direita importantes para a eleição de Jair Bolsonaro em 2018 – podemos observar a centralidade que os aspectos visuais da internet assumem numa disputa de narrativas que sai da web e ganha as ruas e as urnas. Foram realizadas análises de retórica visual, assim como análises de retórica da interação das principais redes sociais utilizadas por cada grupo. Além disso, foram realizadas contextualizações sobre a relação entre política e internet no Brasil e sobre a guerra de visualidade no contexto da internet.


Cura - Colecao laboratorios.pdf

Cura - Colecao laboratorios.pdf

CURA - Culture Urbanism Resistance Architecture
The CURA research group fundamentally seeks to address issues involving the field of Architecture and Urbanism, based on the notions of Resistance and Culture. Its central aim is to develop studies that contribute to mitigating the historic social abyss in the cities of today. Not by chance, the title is organised to build on the acronym that names the group, giving meaning to what the studies and lines proposed seek to build: CURA. Yes, studies that seek to restore the health of cities and buildings and, above all, to heal the wounds opened by social inequality. Since 2015, it has encompassed various academic, design and cultural activities, including: developing and/or supervising research and projects involving UERJ professors and students, as well as researchers from other institutions; organising academic events; and publishing. As an example of the repercussions, we can mention the winning of FAPERJ calls for proposals in 2015 and 2018.


Cura capa.jpg

Cura capa.jpg

curadoria

Currículo

curriculo

Curriculo

Currículo

Currículo Graduação Design 2017.pdf

Curso

Curso

curso

Curso de Arquitetura e Urbanismo - Vagas para Transferência Externa, Interna e Aproveitamento de Estudos em 2020
A UERJ oferece, no período de 08 a 11 de outubro de 2019, vagas para Transferência Interna, Transferência Externa e Aproveitamento de Estudos para os cursos de graduação no 1º semestre de 2020