
COSTA, Patrick L. TCC Relatório 130922 VLV-2.pdf

Cota para refugiados

cotas

Cotas para que te quero?
Cotas pra que te quero? é o projeto de um curta animado que tem como intenção mostrar os diferentes esforços que 2 pessoas com contextos sociais diferentes fazem para chegarem no mesmo objetivo. A história é sobre dois jovens que estão jogando o jogo da vida. Esse jogo terá fases que servirão de base para definição e formação de suas vidas adultas. O jogador 1 se chama Flávio, é um jovem adolescente que mora em uma casa grande e confortável em frente a praia em um bairro nobre com seus dois pais, o sonho do Flávio é seguir na carreira de design, igual a dos pais, e conseguir sair de casa e ir morar sozinho. A jogadora 2 se chama Sofia, é uma jovem adolescente favelada que mora com seus 2 irmãos mais novos e sua mãe em uma kitinete no morro, o sonho da Sofia é cursar design e poder seguir carreira nessa área, e o seu maior desejo é poder sair do morro e morar sozinha.


cotidiano

cover_issue_2846_pt_BR.png

COVID-19

COVID-19: Aluna da graduação produz e doa máscaras ao HUPE
A aluna Marina Albuquerque, do sexto período, e seu pai Ezequiel Conceição, realizaram o trabalho.

COVID-19: Alunos Produzem Protetores Faciais para o HUPE
Agradecemos e parabenizamos os alunos pelo trabalho de terem produzido 1000 protetores faciais.

COVID-19: Iniciativas a respeito do projeto #ESDIUERJquarentena
O projeto é uma rede da comunidade esdiana que estimula a produção e reflexão em design durante a quarentena.

COVID-19: Modelo de Protetor Facial é Desenvolvido na ESDI
Professores do Departamento de Projeto de Produto iniciaram o estudo de um protetor facial.

COVID-19: Protetores Faciais são Produzidos na ESDI
A ESDI agradece a cada um que tem se empenhado e colaborado em torno dessa mobilização.

cozinha

cozinha coletiva

Cozinha das tradições


cozinha modular

cozinha+ projeto de website para dispositivos móveis focado em auxiliar iniciantes no processo de cozinhar
O cozinha+ é um site projetado para dispositivos móveis que tem como finalidade ajudar iniciantes na cozinha com todo o processo relacionado ao ato de cozinhar, facilitando os momentos mais difíceis, antecipando as possíveis dúvidas e entregando soluções efetivas em uma interface simples e de fácil navegação. Para isso foram feitos testes ao longo do processo junto do público-alvo a fim de entender quais são suas principais questões relacionadas à cozinha, além de também validar se o projeto criado estava atendendo tanto o usuário iniciante quanto quem se considera mais especialista no assunto.


Cozinho com o vizinho
O projeto "Cozinho com o Vizinho" de um sistema de mobiliário para cozinhas coletivas em condomínios representa uma proposta de criar um espaço que promova a transformação da maneira como as pessoas vivem. O intuito é provocar maior aproximação para que possam ser desenvolvidas relações de confiança, respeito e amizade, e acima de tudo, uma capacidade maior de lidar com pessoas e conflitos. Em contrafluxo à tendência do atual mercado de mobiliário e decoração característicos do sistema socio- econômico, esse projeto foi pensado a partir de uma perspectiva da integração, simplicidade e resistência. Nesse TCC, estão presentes os materiais necessários para a confecção do mobiliário, desenhos técnicos, fluxogramas e mockups da proposta.

Cozy Games
Os Cozy Games, ou Jogos Aconchegantes — jogos eletrônicos cujo principal objetivo é entregar conforto emocional e bem-estar mental aos jogadores — estão em ascensão, provando que, além de existir um grande público a ser considerado, os jogos podem ir além do estereótipo violento e evocar sentimentos positivos. O principal objetivo desta pesquisa é discutir a questão: devido à falta de categorização clara da indústria, jogadores que se preocupam com sua saúde mental — assim como os que procuram maneiras de se sentirem bem mentalmente — se frustram ao buscarem jogos eletrônicos que os fazem sentir-se acolhidos.


Creating teaching and learning practices: design in daily life, action and reflection of basic education teachers
Alguns autores do Brasil e do exterior já traçaram os caminhos costurando Design e Educação, assim como algumas escolas já adotam o design, seja como metodologia – de forma que sirva para os professores elaborarem suas aulas – ou como componente curricular – em forma de projeto no qual os alunos sejam envolvidos. Fala-se, nesta dissertação, entretanto, não do designer especialista/profissional designer na escola, mas do professor designer de práticas de ensino-aprendizagem, ou seja, do design como processo de pensamento e desenvolvimento de atividades e gerenciamento de espaços. A partir de uma pesquisa bibliográfica e uma entrevista com 6 professores da educação básica da rede pública, conceitua-se o design como processo de pensamento, e investiga-se se a premissa de que o design é inerente à todo ser humano, e neste caso, a todos os professores.

Creatividad solidaria e Innovación social en América Latina - Chamada de Artigos

creditos

Créditos
