--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9944 itens encontrados
a-z crono
PPDESDI Mestrado

O design das cédulas brasileiras do cruzeiro ao real (1970-2010)

Este trabalho é uma investigação da história do papel-moeda brasileiro, do cruzeiro de 1970 ao real de 2010, do ponto de vista do Design Gráfico, considerando as dimensões histórica, tecnológica e política do objeto dinheiro impresso. Foram levantados dados de diferentes fontes, como bibliografia especializada, documentos da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central, bem como entrevistas com profissionais envolvidos nos projetos de papel-moeda brasileiro no período de 1970 a 2010. O estudo aponta para uma crescente nacionalização do processo de projeto gráfico do papel-moeda brasileiro a partir dos anos 1960, com a aprovação da proposta da cédula de cinco cruzeiros pela Casa da Moeda, dando início à nacionalização definitiva dos trabalhos de projeto e de produção de cédulas pelo Brasil, atingida com o lançamento da família de cédulas projetada por Aloísio Magalhães, e com a modernização da Casa da Moeda no final dos anos 1970.

06 set 2011
Guilherme Ribeiro Tardin Costa
De 23 ago 2022 a 23 ago 2022
Design

O design brasileiro e suas relações com a ciência, inovação e tecnologia

O design brasileiro e suas relações com a ciência, inovação e tecnologia reunirá designers, empreendedores, estudantes, pesquisadores e professores em um seminário de três horas...

ver evento

O design brasileiro de tipos digitais: elementos que articulam na formação de uma prática profissional

PPDESDI Mestrado

O design brasileiro de tipos digitais: elementos que articulam na formação de uma prática profissional

Esta pesquisa se propôs investigar como surgiu e vem se constituindo o campo profissional do design brasileiro de tipos digitais. Foi estabelecido um mapeamento aberto desse processo, identificando os marcos, os agentes e as relações que os conectam na consolidação dessa área de atuação. São, inicialmente, abordadas delimitações e categorias relativas à tipografia e ao design de tipos em geral, e as particularidades desse campo frente ao paradigma das tecnologias digitais. Em seguida são abordadas as condições tecnológicas e sócioeconômicas que possibilitaram o crescimento da atividade em âmbito internacional e seu surgimento no Brasil, bem como os modos de colocação dos projetos na esfera de mercado e algumas tendências projetuais/estilísticas contemporâneas. São também indicados os eventos de promoção da atividade no Brasil a partir do início da década de 2000, bem como as principais publicações nacionais dedicadas ao assunto. São, então, apresentados os projetos identificados como mais relevantes dos designers de tipos brasileiros, a partir de meados da década de 1980 até o ano de 2009. Nessa etapa da pesquisa foram utilizadas referências bibliográficas já disponíveis sobre o assunto, bem como entrevistas realizadas com designers de tipos brasileiros. Por fim, são apontados os principais caminhos seguidos, alguns dilemas do presente e algumas perspectivas que se desenham para o futuro.

02 fev 2009
Ricardo Esteves Gomes

O Corpo Carioca Imagem 5.jpeg

O Corpo Carioca Imagem 4.jpeg

O Corpo Carioca Imagem 3.jpeg

O Corpo Carioca Imagem 2.jpeg

O Corpo Carioca Imagem 1.jpeg

Graduação Design

O Corpo Carioca

Cariocas é uma série de 50 cartões postais ilustrados sobre os corpos do Rio de Janeiro, onde através da linguagem caricatural valoriza-se o corpo real seja ele, gordo, magro, negro, branco ou tendo qualquer diferença em seu fenótipo. 

Sendo vendido em dois pontos específicos (livrarias e bancas de jornal), os postais possuem duas versões diferentes, no formato de livro e avulsos nas bancas de jornal. 

O objetivo principal desses postais é transmitir com humor uma crítica sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade que valoriza o corpo como possível instrumento de capital. 

2013
Joab Alves dos Santos

O cartaz de cinema na filmografia de Glauber Rocha: uma análise semiótica

PPDESDI Mestrado

O cartaz de cinema na filmografia de Glauber Rocha: uma análise semiótica

A presente dissertação investiga a trajetória de Glauber Rocha e sua articulação com o contexto cinematográfico, cultural e político no Brasil e no exterior. A partir de fundamentação semiótica, investigamos os cartazes produzidos para filmes de Glauber Rocha, diretor de cinema e expoente do Cinema Novo . Por meio da identificação na filmografia de Glauber dos filmes que dispuseram de cartazes, e do estudo de cada um destes casos em particular, segue-se a verificação da representação de conteúdos de cada filme em seus respectivos cartazes. A dissertação conta ainda com um capítulo ao final dedicado à análise do conjunto de cartazes frente à referida filmografia em sua totalidade.

30 abr 2009
Adriana Barbosa Ribeiro
Graduação Design

O Canto da Cidade: o design aplicado a nova paisagem sonora schaferiana

O Canto da Cidade”, de Saulo José Lopes M. Macedo é um projeto que aborda uma problematização existente nas cidades urbanas com o decorrer da Revolução Industrial –principalmente no Rio de Janeiro, como inspiração do seu projeto. Dessa forma, ele reflete sobre a poluição sonora, suas origens, suas causas e suas consequências baseado no pensamento do musicólogo canadense Murray Schafer (Ontário, 1933). Criou assim, um projeto para maior consciência sobre o problema, dando a chance de construção para uma nova e melhorada paisagem sonora, trazendo-nos a consciência que somos responsáveis pela construção da coletividade. Também motivado por seu problema auditivo e social, por trata-se de um problema maior do que nos damos conta, Saulo projetou um módulo produzido com tubos afim de abafar os sons externos e criando, dentro desse micro-espaço, um novo som, um novo canto, mais afinado para a cidade e para as pessoas ao serem impactadas reflexivamente sobre sons da cidade.

2010
Saulo José Lopes Matuschka Macedo

O caminho para se chegar à cidade formal.jpg

Graduação Design

O brinquedo e o desenvolvimento infantil

Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de brinquedos para crianças de três a seis anos. O projeto consiste em peças de plástico de encaixe, que possibilita diferentes combinações de formas e a construção de múltiplos cenários que desejar. Além de estimular a criatividade, o projeto também ajuda no desenvolvimento da criança.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1968
Maria Teresa Licio Marques Pontual
Graduação Design

O Brasil até Agora: Projeto de Exposição sobre a História do Brasil

Esse trabalho de conclusão de curso consiste em uma proposta de exposição itinerante sobre História do Brasil. O projeto propõe a criação de um espaço que percorre escolas no território do país através de um caminhão com carreta expansível, com o foco em trazer o conteúdo de história para jovens do ensino médio. De maneira interativa e com linguagem facilitada, a ideia é reforçar o conteúdo do ensino formal aprendido nas salas de aula. O trabalho utiliza diferentes áreas do design para realizar a identidade visual, a cenografia, pensar as formas de transporte e financiamento, assim como a projeção da experiência do usuário no espaço, de maneira integrada. O desenvolvimento do projeto contou com uma pesquisa dos temas tratados, conversas com especialistas nas áreas de cenografia e design, historiadores e produtores de exposições itinerantes. Como resultado, surgiu um projeto que se difere das exposições tradicionais sobre o tema e que também agrega o cenário dos projetos itinerantes, trazendo ideias para tornar as atividades culturais mais acessíveis.

2021
Joyce dos Santos Oliveira
Graduação Design

O Aquário Jogo educativo para crianças

Este trabalho de conclusão de curso tem como intenção criar um jogo digital educativo, voltado para crianças entre 4-6 anos, com temática de biologia marinha. Com esse objetivo, foram feitas pesquisas sobre o desenvolvimento da inteligência infantil, os benefícios de jogos para educação, jogos educativos e metodologia para criação de jogos, além de uma análise dos jogos populares atualmente para a faixa etária. Além disso, discorre-se sobre o progresso do desenvolvimento do projeto, detalhando suas etapas. Por fim, apresenta-se um projeto de jogo por meio de uma série de protótipos de média fidelidade, assim como o detalhamento por escrito das interações e ideias para uma futura expansão da experiência.

2021
Maria Clara Lopes Ruback

Nylon

Design

Números Mágicos

Vários responsáveis
Vinicius Corrêa da Silva
Jésus Baro
Barbara Castro
Grupo de PesquisaDesign, politics and subjectivation

NUDE - Center for design, body and technopolitics

Research group, certified by CNPq, which investigates the historical, political, social and cultural relations in the field of Design - understood as a device that operates, together with mass communications, in the shaping of discourses and subjectivities - understanding its praxis as a mediation technology in the normalization of bodies in network societies.

Guilherme Altmayer

Novos Talentos Brasileiros – Design & Arte

ver notícia
02 jun 2017

Novos materiais e processos de fabricação

Novos caminhos para o desenvolvimento da indústria

ver notícia
18 nov 2016

Novo Projeto (2).jpg

1... 133 134 135 136 137... 415