--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9768 itens encontrados
a-z crono

DSCI0008.JPG

DSCI0007.JPG

DSC_0066 (1).jpg

DSC_0026.jpg

DSC_0019.jpg

Dri Azevedo

Graduação Design

dream ON Um Método de Design In-Consistente

2020
Camille Vignal Frota
PPDESDI Mestrado

Drawing in a workshop: a analysis about the pedagogical process in designers' formation

A dissertação investiga as relações entre educação, design e formação pessoal em uma oficina de desenho no município do Rio de Janeiro. A investigação ocorreu mediante a observação de campo e entrevista com dez estudantes da oficina, abrangendo aspectos como o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica, as características pedagógicas da oficina e as diferenças entre o ensino formal e não-formal. O processo de análise das entrevistas propõe a correlação entre as dimensões do indivíduo, tempo pedagógico e linguagem gráfica que se relacionam entre si nas coordenadas dos interesses individuais, motivação, aprendizagem individualizada, tempo de aprendizagem, comunicação visual e percepção visual. A partir dos resultados, verificou-se a preponderância da linguagem gráfica verbal na formação escolar dos estudantes e como a oficina de desenho contribui para o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica. Identificou-se que a oficina favorece um ambiente de aprendizado flexível e individualizado, que valoriza os interesses individuais e respeito ao tempo de cada estudante. Observou-se que estas características são favorecidas pelo caráter não-formal de ensino, uma vez que os processos de aprendizagem não são conformados pelo currículo, pelos prazos e pela impessoalidade que marca o ensino formal. A partir das características observadas, discute-se a importância da autonomia e afetividade como elementos intrínsecos e não externos ao processo educacional. Ao fim, são tecidas considerações sobre o papel da linguagem gráfica pictórica para o desenvolvimento do pensamento projetual, como também para a formação de professores.  

03 mar 2022
Leonardo Oliveira da Silva Sidaoli

Download do livro

doutorado_2025.pdf

doutorado_2025.pdf

doutorado_2025.pdf

doutorado_2025.pdf

DOUTORADO Roteiro de proposta de projeto de pesquisa

Doutorado - notas projetos - processo seletivo 2023 2024.pdf

Doutorado - Aptos prova de ingles.pdf

Doutorado

Douglas Zordan

Douglas da Silva Nunes

dormitório residencial

dormitório infantil

Dormitório em perspectiva com pessoas de frente

Dormitório em perspectiva com pessoas

dormitório

1... 270 271 272 273 274... 407