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9623 itens encontrados
a-z crono

cores

Coral Michelin Basso

Cor e estruturas bidimensionais

Cor

Cor

cor

Coordenadores de curso

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design

Graduação Design

Coordenação modular dos equipamentos de uma cozinha de habitação

Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972). Consiste na análise da configuração de uma cozinha e, com base na análise, há o desenvolvimento de propostas alternativas, buscando uma maior eficiência no preparo de refeições.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1972
Vários responsáveis
Susana Bartolo
Liana D'Urso de Souza Mendes
Graduação Design

Coordenação modular dos componentes da cozinha

Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre projetar uma cozinha com componentes padronizados, evitando problemas como perda mínima de espaço, valorizando flexibilidade e aspecto visual de ordem.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1967
Theodore Ding Wen-Wu

Coordenação de TCC

Coordenação de graduação

Convocatória para um mobiliário brasileiro

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21 out 2016

Convocação para apresentação de artigos

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27 nov 2017

convite-banca_Prancheta 1_Prancheta 1.png

Convite para a aula aberta: “Desafios para uma gestão democrática na educação”

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08 set 2017
16 jun 2020

Convite a todos para assistir a live: Sem dias de solidão

Live sobre educação e memória com a presença da professora Carina Martins do Dau-UERJ.

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16 jun 2020
Arquitetura e Urbanismo

Convite a todos para assistir a live: Falando de Cenografia

Participações de Marieta Spada e Natália Lana. Mediadora: Cassiana Lima Cardoso Vireira.

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16 jun 2020
Arquitetura e Urbanismo

Convite a todos para assistir a live: Direito à cidade na pandemia

Participação da professora Raquel Ronik. O mediador será o professor Wagner Rufino.

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14 jun 2023
Design

Conversas na ESDI: Entre apagamentos e resistências: modernidade, negritude e identidade na arte brasileira

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19 mar 2018

Conversa sobre risografia & zines

A Risotrip print shop co.  realizou uma conversa sobre risografia e autopublicação com George Wietor/Issue Press.

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22 out 2020
Design

Conversa com a Profa. Rita Couto - LIDE PUC-Rio

Acontecerá pelo google meet nesta quinta-feira, 22/OUT, de 16:30h às 18h

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PPDESDI Doutorado

Contributions to the expanded accessibility configuration in the public space of Rio de Janeiro

A Acessibilidade vem sendo estudada em período relativamente recente, constituindo-se num campo de pesquisa amplo e interdisciplinar. Na condição de atributo relevante do espaço público, e quando configurada de modo adequado, a Acessibilidade concorre para a melhoria do ambiente urbano e na integração das pessoas à vida pública e à cidadania. Este trabalho trata da relação entre pessoas com mobilidade reduzida e o espaço público na cidade do Rio de Janeiro, e tem como objetivo investigar as bases teóricas para sua concepção, a partir de três eixos: (I) a compreensão do significado da Acessibilidade em projetos de espaços urbanizados, (II) a caracterização da população suprimida da vida urbana, pela ausência deste atributo, prioritariamente nas áreas em que a acessibilidade é crítica, e (III) a forma de se conscientizar projetistas destes espaços de que a identificação da Acessibilidade Crítica contribui com a configuração de projetos reflexivos e consequentes. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas com autoridades em Acessibilidade, observação sistemática em áreas de intensa movimentação de pessoas e oficina com projetistas desta especialidade, utilizando a Desenhística como apoio à análise da produção gráfica. Este trabalho permite que se conclua que o mapeamento e diagnóstico das barreiras de acessibilidade e a visualização das áreas de Acessibilidade Crítica contribuem para a reversão da tendência à projetação irrefletida e burocrática, com intervenções descontínuas e privilégios ao tráfego de veículos, e colabora para o entendimento da Acessibilidade como um encadeamento de ações projetuais.

17 jul 2018
Arnaldo de Magalhães Lyrio Filho
PPDESDI Mestrado

Contributions of the design field to the public sector's corporate online distance education: a requirements definition experience of the TRE-RJ's LMS

A presente dissertação tem por objetivo principal identificar e avaliar alguns dos recursos de design aplicáveis à EaD on-line corporativa que mais contribuam com o projeto dos meios de comunicação e materiais didáticos dessa modalidade educativa no contexto do setor público e, assim, com a efetividade da mesma. Por recursos, entende-se, neste trabalho, os conhecimentos, métodos, técnicas e procedimentos, elementos de criação, produtos e instrumentos da área do design e correlatas. Com o intuito acima descrito, o trabalho percorre, inicialmente, duas grandes seções de revisão de literatura sobre os seus principais termos: educação e design , revisão essa que é complementada com um estudo de caso do universo amostral da dissertação, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), para o embasamento de hipóteses. Nos capítulos da primeira ordem, são analisados os conceitos de educação, educação corporativa e EAD on-line em sua relação com o design amplamente considerado e ramos pertinentes, em especial o do design instrucional, quer de serviços ou de comunicação. Já os capítulos da segunda ordem tomam por referência os dois produtos essenciais da EAD on-line, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e o objeto de aprendizagem (OA), para tratar do design de comunicação desses produtos, em especial de suas interfaces, bem como para abordar alguns pontos sobre a ilustração do conteúdo das ações educativas correspondentes, principalmente por meio de animações interativas. Boa parte desses conhecimentos havidos na literatura e na documentação oficial foram oportunamente avaliados por meio de um experimento, constituído de grupo focal voltado à definição dos requisitos do AVA do TRE-RJ, então em vias de reformulação. Nesse evento, especialistas da área de educação corporativa do órgão debateram sobre diversos aspectos referentes ao design do citado site educativo, chegando a respostas que servem não só ao universo específico da pesquisa, mas, também, a todos os demais interessados no design da EAD on-line corporativa corrente nas administrações pública e geral. Finalmente, a discussão dos resultados do experimento, sintetizada na conclusão, confronta as descobertas do levantamento bibliográfico e documental com as respostas encontradas no grupo focal, visando-se à ratificação do maior número possível de tópicos entre os analisados. Intenta-se, com isso, que os conhecimentos aferidos venham a servir tanto ao seu emprego seguro e efetivo nas áreas de trabalho em que se aplicam, quanto ao embasamento para futuras pesquisas científicas, comprovando-se, ademais, a grande relevância que a profissão do design tem para a administração pública, especialmente nos esforços de educação corporativa do setor profissional em questão.

30 set 2016
Bruno Moreira Lima
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