--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9631 itens encontrados
a-z crono

Colombia

Collective Intelligence for Democracy procura colaboradores.

ver notícia
04 ago 2017
Projeto de Pesquisa Design, territorialities and anthropocene

Collaborative creative practices: challenges for design and the city from the perspective of the commons

The recent downgrading of Rio de Janeiro's investment grade and the state's brutal crisis clearly indicate an inadequate development model and a negative legacy of the mega-events held here. The ‘creative’ plays a role in these processes. The research will develop along two axes:

Barbara Szaniecki

coletivo

Coleta seletiva

Coleta no Dona Marta é precária.jpg

Coleta de lixo em áreas de UPP é reprovada.jpg

Coleta de dados para novo site e carteirinha da Esdi

ver notícia
27 jan 2017

coleta

colecao_laboratorios_quando_fazer_e_pensar.jpg

PPDESDI

Coleção Laboratórios | PPDESDI

Publicações que reunem trabalhos relacionados aos laboratórios vinculados ao PPPDESDI, com participação de pesquisadoras(es) em curso e já diplomados pelo programa e pesquisadores parceiros.

ver notícia
25 jul 2023

Coleção Laboratórios

coleção de livros

colagem

Colação de grau turma de 2016

ver notícia
06 dez 2017
De 25 jun 2023 a 25 jun 2023
Design

Colação de Grau da Turma de Design - 2023

Em 25 de junho de 2023 ocorreu a Colação de Grau da Turma de Design. Muita alegria e sorrisos marcaram o momento.

ver evento
PPDESDI Mestrado

Colaboratório: collaboration and education experiments at Esdi's graphics workshop

Esta dissertação tem como objeto de pesquisa o projeto Colaboratório que tinha como objetivo reativar a oficina gráfica da Escola Superior de Desenho Industrial - Esdi através da experimentação e desenvolvimento de uma gestão compartilhada do espaço, recursos e saberes referentes aos meios e métodos de produção gráfica. Ao longo de minha vivência como pesquisadora da Pós-graduação da Esdi utilizei as noções de correspondência (Ingold, 2013) como inspiração para desenvolver minha metodologia de pesquisa ao me engajar em um processo investigativo sobre como essa experimentação se deu e qual sua relevância para a escola e para o campo do design. Os aspectos descritos sobre o Colaboratório acom- panham o projeto desde sua concepção no início de 2016 até o fim da presente pesquisa em 2019 e dizem respeito a sua origem e motivação de seus participantes em fazerem parte de tal projeto, sua organização e através de que ferramentas é realizada a gestão compartilhada da oficina gráfica, a produção de artefatos gráficos e como esta se dá e como é viabilizada a comunicação e troca de saberes dentre seus participantes. A partir desta investigação é pos sível compreender o projeto em questão como uma plataforma de colaboração que promove um ambiente de desenvolvimento e aprendizado sobre a colaboração em si e, também, diferentes formas de acessar o conhecimento acerca da produção gráfica, distintos aqueles aos que estamos habituados a encontrar dentro de um ambiente universitário. Estas reflexões são apresentadas ao colocar em diálogo as experiências observadas no Colaboratório com três principais temas tratados neste documento, são eles: laboratório, colaboração e educação. Como conclusão e apontamentos compreendemos que tal projeto colabora com a escola ao reativar um espaço de oficina que se encontrava com pouco uso, mas principalmente ao apre-sentar diferentes formas de possibilitar a permanência deste espaço ativo, como também em investigar meios para que alunos e não alunos construam de forma mais autônoma caminhos para sua formação e disseminação de seus trabalhos. Não é possível prevermos quais serão os desdobramentos futuros do Colaboratório mas podemos renovar a aposta realizada em sua concepção de que a potência de construir algo juntos é um caminho viável para a democratização dos meios e métodos de produção gráfica.

06 set 2019
Roberta Pinheiro Guizan Silva

ColaborAmérica 2016

ver notícia
21 out 2016

colaboração

colab.jpg

cohousing

cognição

Graduação Design

COGNI: Plataforma digital educativa

O projeto "COGNI" visa desenvolver uma plataforma digital educativa acessível para alunos do ensino médio da rede pública estadual. Nela, são disponibilizados materiais didáticos e auxiliares, e atividades interativas, cujo desempenho pode ser analisado por professores. O objetivo é trazer exercícios de maneira mais lúdica, tornando o aprendizado e fixação das informações menos pesados para os estudantes. Como exemplo de uso, este trabalho foca na matéria de História, apresentando uma atividade de linha do tempo, em que os alunos podem alinhar eventos históricos com suas descrições e datas.

2014
Rodrigo Guimarães da Silva

cogni_relatório.pdf

1... 317 318 319 320 321... 402