--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9623 itens encontrados
a-z crono

Recesso administrativo

ver notícia
26 dez 2017
Graduação Design

Recepção aos Calouros de Design

Bem-vindos à ESDI

ver notícia
10 abr 2023

Rebranding

Rebola

Trabalho final de Eveé Ávila, 2016

Rebecca Bortolami

Rebeca Liberatori Braga

Reativação da Associação de ex-alunos e amigos da ESDI (AexDI)

A Escola Superior de Desenho Industrial convida a todos para a reativação a AexDI que acontecerá durante o evento ESDI ABERTA #UERJRESISTE no dia 12 de fevereiro. 

ver notícia
12 fev 2017
Graduação Design

Reaproveitamento do lixo e do excedente industrial

Tese (hoje TCC) de diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1974) versa sobre as diversas formas de reaproveitamento do lixo industrial pela parcela mais pobre da sociedade, como uma tradição de reutilização.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Carlos Alberto Felicio dos Santos

reaproveitamento

Reapresentações de Dissertações e Teses

ver notícia
11 ago 2017

Realizadores da moda se encontram no IED São Paulo

ver notícia
25 ago 2017

realidade virtual;

realidade virtual

realidade mista

realidade aumentada

PPDESDI Doutorado

Reading, understanding and participating: a proposal for collaborative communication of IBGE with the citizen

 A presente tese de doutorado trata da relação de colaboração cidadã com a comunicação pública. Partiu-se da hipótese de que a criação de um sistema colaborativo no setor público, a ser desenvolvido com ferramentas de Design, através da participação do cidadão, possibilitaria aprofundar o sentimento de cidadania, ampliar a democratização da informação e apresentar uma visão mais ampla da sociedade. Acredita-se que, no âmbito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seria possível obter informações diferentes das levantadas nas pesquisas em campo da instituição. Importante notar que os campos do Design e Jornalismo atuam em conjunto nos processos de comunicação no IBGE, podendo ser vistos como fatores de inovação no setor público. A metodologia de pesquisa utilizada foi o Modelo de Pesquisa em Design de Illinois, além de revisão exploratória e sistemática de literatura e entrevistas. No começo da pesquisa, foi identificado a inexistência no Governo, até então, de um sistema de via de mão dupla de colaboração com o cidadão, por essa razão foi proposto o modelo denominado G2C2G2S (Governo-cidadão-governo-sociedade). Foi verificado que o cidadão tem interesse em colaborar, que entende a importância disso para a sociedade e que se sente valorizado com isso. Também foram encontradas evidências de que a colaboração cidadã pode ser um fator de fortalecimento da democracia. A partir do modelo G2C2G2S e das diretrizes estabelecidas, foram elaboradas orientações para a criação de sistemas colaborativos para o setor público, denominado Sistema COLAB de Comunicação do IBGE. A relevância desse tema remete à cidadania e democracia, bem como ao uso do design para a inovação. O caráter original da pesquisa, nesse contexto, advém da constatação de que os institutos de estatística - exceto o IBGE e o Instituto Nacional de Estatística do Chile (INE) - não estimulam práticas colaborativas nem de participação cidadã. Por fim, não se deve esquecer que o cidadão deve estar sempre no centro da atenção dos governos, pois ele é o principal usuário dos serviços públicos.

24 abr 2023
Helga Szpiz

Reader Widget.png

Reabilitação e Reutilização de Edifícios Tombados 2

Reabilitação e Reutilização de Edifícios Tombados 1

Reabilitação

Re-Real

Somos uma empresa que tem como objetivo a diversificação e popularização do uso da realidade aumentada. Acreditamos que essa tecnologia será em breve mais corriqueira no cotidiano das pessoas e, portanto, buscamos soluções mais simples e acessíveis para disseminar seu uso. Atuamos especialmente na criação de aplicações para as áreas de educação e cultura, assim como para indivíduos, fornecendo produtos altamente personalizáveis. 

re_construir - josé augusto silva de oliveira.pdf

Graduação Design

Re_construir

Criação de padrões para pisos intertravados, construídos a partir do resultado do processamento do entulho de construções civis e inspirados na iconografia da cidade de Nova Friburgo – RJ.

2011
José Augusto Silva de Oliveira

Rayara Costa Teixeira

1... 68 69 70 71 72... 401