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9621 itens encontrados
a-z crono

Fotografia básica

O curso pretende ensinar técnicas básicas de fotografia, para que os alunos possam dar os primeiros passos na área. Serão apresentadas as bases teóricas necessárias na primeira parte e em seguida os alunos terão oportunidade de praticar e tirar dúvidas. O curso é voltado para pessoas que têm pouco ou nenhum conhecimento sobre fotografia, mas muita vontade de aprender. Para a parte prática o ideal é que o aluno tenha uma câmera com controle manual de exposição, mas não é obrigatório.  

Jogos: facilitando diálogos em processos colaborativos e participativos

O curso tem como objetivo apresentar o jogo como uma ferramenta eficiente para gerar engajamento entre atores distintos e em contextos diversos, viável tanto na pesquisa acadêmica quanto em projetos profissionais. Por meio de experimentações práticas com jogos exploratórios de design, os participantes serão estimulados a refletir sobre processos colaborativos, bem como irão assimilar técnicas e parâmetros essenciais à estruturação e configuração de jogos voltados para pesquisa e projeto. De caráter aberto e transdisciplinar, este curso é direcionado a todas as pessoas interessadas em práticas criativas que estimulem engajamento e facilitem diálogos no meio em que atuam.

Design Thinking

Afinal, o que é Design Thinking? No que essa abordagem se difere do que sempre foi feito no campo do design? Por que o termo tem sido mencionado em outras áreas do conhecimento? Mesclando teoria e prática, neste curso visa-se abordar essas e outras questões, além de fomentar o pensamento crítico acerca do design como propulsor da inovação.


Arduino aplicado à irrigação automatizada de baixo custo

O objetivo dessa oficina é apresentar os princípios básicos de programação com Arduino e sua aplicação em projetos de automação de irrigação de hortas e iniciativas de agricultura urbana de médio porte. O caráter acessível e adaptável da plataforma Arduino permite que o sistema possa atender às necessidades específicas, se integrado também a outras técnicas, como a captação da água de chuva e o monitoramento climático local.
No curso os participantes irão projetar e montar um sistema automatizado de irrigação e será concluído com a instalação do protótipo na horta da ESDI.  


Design de objetos para uso em espaços públicos

O curso - composto por quatro aulas - pretende debater critérios de observação de objetos em espaços públicos, como mobiliário urbano, mobiliário escolar, sistemas de sinalização e exposições. Tais objetos ou sistemas são usados em ambientes públicos ou público-privados e têm grande influência dos projetos arquitetônicos /urbanísticos, uma vez que fazem parte da vida cotidiana das cidades e de diversos espaços de empreendimentos privados.

De caráter interdisciplinar, estes objetos são muitas vezes resolvidos de forma disciplinar, resultando em problemas. Discutiremos de que maneira, a partir de um processo de trabalho mais interativo, com a efetiva participação em grupo, podemos obter resultados não só mais bem aceitos, como mais sustentáveis.

No curso, vamos ainda observar, por analogia, alguns caminhos de projetos para outros tipos de objetos, como por exemplo, mobiliário hospitalar e equipamentos de transporte público. Como a proposta das aulas não envolve decisões projetuais, mas somente critérios e estratégias para abordagem em projetos, o curso dirige-se a todos que se interessem pelos temas descritos acima.


Metodologia de Pesquisa para Tecnologia, Produto e Inovação

Acompanhamento de Estudos em Tecnologia, Produto e Inovação

Computação Física

Design de Interação

Design e Inovação nos Serviços

Design, Ciência e Tecnologia

Gestão de Projetos

Indústrias Criativas e Inovação

Inovação e Design de Negócios

Métodos para Projeto de Produto

Mídias Digitais

Reconhecimento e Análise de Formas, Padrões e Imagens

Seminários em Tecnologia, Produto e Inovação

Técnicas Qualitativas na Pesquisa de Interface de Produtos

Tópicos Especiais em Inovação

Tópicos Especiais em Tecnologia

Usabilidade de Produto

Uso da Tecnologia de Interface para Design

Visualização da Informação

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