
Design and government: an inquiry about design activity in innovation labs in the governamental instance
Esta pesquisa visou investigar a partir de um estudo de caso como o design tem sido implementado na prática nos processos de inovação em instâncias governamentais brasileiras para resolver problemas capciosos e quais os benefícios dessa abordagem. Para tanto, acompanhou-se dois projetos desenvolvidos pelo (011).lab – Laboratório de Inovação da Prefeitura de São Paulo. Os projetos selecionados trabalhavam com questões complexas, interligadas, envolvendo diversos atores dentro e fora da Prefeitura e utilizavam do design como metodologia principal. A investigação iniciou-se a partir de duas hipóteses: (a) que o design era usado somente em etapas específicas do projetos e (b) que isso era causado por um entendimento de o que é design. Ela foi também informada por entrevistas com os integrantes do laboratório, pela literatura sobre design no governo, focando principalmente nas áreas de design de serviço e design participativo; e literatura referente ao conceito de inovação, analisando o cenário de inovação em governo e seu histórico no Brasil.

Design and moving image
This research aims to explore the rapprochement between the areas of design and moving images, including cinema, video, animated films, digital images generated by programming and images circulating on social media. It is intended to address the issue from both a historical and contemporary genealogical perspective.


Design and Opression network
Design & Oppression is a network of solidarity between all struggles against oppression founded in 2020. The aim of the network is to establish links of solidarity between all struggles against oppression that involve design as a tool, space or issue to be transformed. This network extends the tradition of Latin American critical thinking from Education, Arts and Sociology to the field of Design. In addition to actions aimed at training critical designers, the network also promotes concrete and ongoing social actions. At the moment, the network carries out the following activities:
production of texts and teaching materialsopen weekly study group (temporarily inactive)series of live video broadcasts summarizing the discussions held by the study groupextension courses such as Designs of the Oppressedparticipation in events and public discussionsSite: https://www.designeopressao.org

Design and Preservation

Design and public administration: an approach for designing public action
Ao longo das últimas décadas, os termos “design” e “design thinking” popularizaram-se no campo da administração pública, introduzindo novas possibilidades para a projetação da ação governamental. Consequentemente, diversos governos vêm assimilando o design thinking como instrumento para aprimorar o desempenho de políticas e serviços públicos, recorrendo à disciplina de design para a resolução de complexos problemas governamentais. Entretanto, tal assimilação parece delimitar a atividade projetiva a determinadas técnicas para a inovação, produzindo artefatos governamentais orientados à eficiência administrativa. Uma possível explicação para isso baseia-se no legado da disciplina de administração pública, e seu papel no desenvolvimento de uma racionalidade técnica no aparato governamental. Nesse sentido, tal desenvolvimento consolidou não apenas uma forma particular de pensar nas organizações públicas, mas também conceitos como “eficiência”, “desempenho”, e muitos outros que fornecem princípios e orientação estratégica para as atividades de design em nível governamental. Assim sendo, esse trabalho explora as relações entre “design”, “pensamento do design” e “administração pública”, investigando o design como uma abordagem para a projetação da ação governamental. Inicialmente, examina, a partir de método bibliográfico, possíveis interações entre os campos do design, administração de empresas e administração pública, caracterizando tanto opensamento do design no campo da administração pública, quanto as tradiçõessubjacentes a projetação da ação governamental. Para isso, mapeia historicamente conceitos-chave à investigação e resolução de problemas governamentais, identificando princípios e orientações estratégicas que configuram as práticas de design no setor público. Por fim, sugere uma matriz para a intepretação das relações entre design e administração pública, identificando três possíveis abordagens para o design na projetação da ação governamental.


design anthropology

Design Anthropology no Brasil: Uma aproximação
Com a pesquisa espero poder me aproximar do entrelaçamento entre Design e Antropologia, procurar semelhanças e diferenças com um fazer Design Anthropology na Europa - em relação ao Brasil -; refletir sobre como esse campo do conhecimento - e não por isso menos engajado com a prática - está sendo formulado no Brasil; mapear onde e como está sendo produzido e articulado - dentro das possibilidades de uma pesquisa de dois anos. Num âmbito mais geral, como a produção deste campo pode ajudar a pensar em práticas em design comprometidas com o tempo presente, como responder às críticas ao projeto moderno, à crise social e ambiental a que o Antropoceno se caracteriza.


DESIGN ARTES

Design Artesanal Empreendedor - Seminário PPDESDI

Design as an educational practice
To investigate design processes in teaching-learning strategies, inside or outside formal education, exploring the use of design thinking in activities that integrate knowledge, procedures and affections; that involve the organisation of the needs and desires of the subjects involved; that consider the complex characteristics of the context in which they occur and that promote the use of appropriate technologies, with the aim of providing a qualitative difference for the community involved.


Design as collective research in territory: experiments, correspondences and cartographies
Esta tese aborda o design como modo de pesquisa coletiva nos territórios a partir da correspondência com os campos da antropologia e da educação. Parte de um experimento local, que ampliou o entendimento de espaço público às questões de interesse, para assumir o desafio de colocar o design entre diferentes escalas e dimensões do território, buscando articulações entre iniciativas locais e o planejamento estratégico das cidades. Entre correspondências e cartografias, explora uma perspectiva dialógica, crítica e política do design frente às questões de pesquisa, em campo, com as pessoas e os territórios, no sentido de mudança para uma postura de cuidado e atenção imanente para projetos que abarquem diferentes modos de vida. Para isso, desenvolve e analisa uma série de experimentos envolvendo design e participação em territórios, com grupos e lugares diferentes, que constituem a estrutura fundamental desta tese, estimulando movimento e diálogo entre teoria e prática: o projeto de mestrado no bairro do Rio Comprido; o Coletivo Baixo Rio, com atuação no mesmo bairro; o curso Mapa-Praça-Máquina na praça Tiradentes, no centro do Rio; oficinas realizadas em conjunto com pesquisadoras do LaDA, aplicadas em seminários acadêmicos, no Complexo da Maré e na Rocinha; atividades desenvolvidas no Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj); disciplinas na graduação da Esdi- Uerj; o Plano Estratégico Metropolitano do Rio de Janeiro. Passa pela crítica ao projeto moderno de cidade pelas vias do planejamento urbano, refletindo sobre os desafios da participação e caminhos possíveis para engajamento político nos territórios por meio do design. Abarca ainda diálogos e conversações entre design e educação na relação com os territórios – de “ensino de design e de design no ensino”, enquanto espaços de aprendizagem coletiva que possibilitam o engajamento acerca de questões de interesse comuns, visando a transformação de contextos situados e a formação de sujeitos ativos, críticos e reflexivos para a cidadania. A partir das abordagens Design Anthropology, Codesign e “Design e/como Educação”, os designers atuam como co-investigadores ao buscar identificar questões, debater ideias e imaginar possibilidades futuras, sempre de modo engajado com o campo e as pessoas. Para isso, adotam ferramentas e métodos chamados “dispositivos de conversação” como espaços de encontro que reúnem agentes heterogêneos com diferentes conhecimentos e práticas para investigar questões de interesse e alternativas futuras em um processo dialógico e especulativo. Essas aproximações colocam o design como modo de pesquisa a partir de uma perspectiva transdisciplinar e dialógica que pretende identificar questões, articular saberes, construir pontes e estimular o debate para a transformação coletiva.

Design as knowledge: challenges for society-orientated research
This project brings together researchers and research laboratories from the PPDESDI (Postgraduate Design Programme of the School of Industrial Design), according to four approaches: (1) Development of history, theory and research in design; (2) Design thinking, implications for design teaching and education in general; (3) Collaborative projects in the fields of politics and production; and Design and the business environment.


Design at school: articulations and reciprocal fertilisations between ESDI/UERJ and CAp/UERJ
The project proposes the identification, implementation and dissemination of strategies for articulation and reciprocal fertilisation between spaces, objects and knowledge produced at ESDI and CAp/UERJ, with a view to teacher qualification and the promotion of quality basic education. In this sense, our objectives are: (1) to immerse ESDI professors in the context of CAp/UERJ and vice versa with a view to developing an action plan involving potential agents and spaces from both institutions to make the joint actions identified feasible; (2) to implement and record the actions listed; (3) to publicise the results achieved through the production of articles, events and other appropriate devices, both inside and outside UERJ, ensuring that the synergy between the two institutions is known, strengthened and enduring. We believe that these actions have the potential to promote the integration and engagement of designers, teachers, technicians and managers at UERJ in order to bring competences and curricular content closer to the daily lives and languages/interactions of contemporary students, favouring more exciting learning for these subjects. We believe that in this way we will contribute to building a collaborative base of good practice between ESDI and CAp/UERJ and by actively disseminating it, both inside and outside UERJ, we will foster a fertile path of articulation between Design and Education.



Design Ativismo

design ativista

design automobilístico

design automotivo

design autoral

design brasileiro

design brasileiro

Design Brief: Fundamentos Conceituais do Processo de Inovação por Design
Em projetos de inovação por design, a concepção detalhada e sistêmica do projeto amplia a probabilidade de êxito de modo a preservar e aumentar o retorno dos recursos investidos. Privilegia-se o desenvolvimento em etapas para ampliar a consciência do ecossistema e valores associados ao projeto. Deste modo, o processo é conduzido de modo mais adequado partindo do contexto e objetivos à sua especificação conceitual para execução. Um levantamento dos parâmetros, processos, atividades, formas de conexão e interação, ambiente, elementos do projeto e contexto semântico estruturam um percurso metodológico em módulos e ferramentas que refinam gradualmente a partir do objetivo inicialmente exposto ao projeto de inovação bem-sucedido.


Design centrado no usuário

design colaborativo
