--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9724 itens encontrados
a-z crono
PPDESDI Mestrado

Autenticidade Padronizada? A Produção de Subjetividade do Designer em Meio aos Discursos Estéticos no Instagram

Este trabalho investiga como a produção de subjetividade e o consumo estético no Instagram são moldados pelas dinâmicas do neoliberalismo contemporâneo, destacando o papel central da parceria entre design e branding na padronização de discursos e estéticas. Fundamentado teoricamente na Arqueologia do Saber e na Genealogia do Poder de Michel Foucault, o estudo explora o discurso de autenticidade e como ele opera enquanto ferramenta de normatização visual, reforçando padrões hegemônicos alinhados à lógica neoliberal que detém valores como intangibilidade, exclusividade e estética no centro. A análise tem como objeto de pesquisa principal o perfil de Instagram @coolmmerce, revelando as estruturas discursivas que sustentam essa hegemonia e os elementos que asseguram sua disseminação como estratégia de mercado, levando à hiperestetização do cotidiano, marcada pela valorização de aspectos intangíveis e pela criação de experiências intensamente visualizadas e performáticas. Procura-se assim compreender as condições históricas e culturais que permitiram a emergência de tais dinâmicas, desde a virada gestorial neoliberal até o capitalismo transestético, ressaltando o papel do saber padronizado como discurso de autoridade. A conclusão reflete sobre as implicações dessas dinâmicas na criação e reprodução cega de subjetividades por parte dos designers, questionando os limites entre autenticidade e controle no ambiente digital e no cotidiano.

10 abr 2025
Bianca Domingues de Matos
De 11 jul 2023 a 25 jul 2023
PPDESDI

Monitoria na elaboração de projetos de pesquisa

Curso de apoio e monitoria na elaboração dos projetos de pesquisa para ingresso no PPDESDI

ver evento

Curso

Livro: Quando fazer é pensar

When doing is thinking

DEMO book for the Laboratories collection

lada.jpeg

Livro: Imaginação, participação e correspondência

Imagination, participation and correspondence

Publication of the Design and Anthropology Laboratory in the Laboratories Collection

204eb3888abd4c8adbbdd44d9df6dbf3.png

Livro: DesEduca em ação

Dissertação de Mestrado

Tese de Doutorado

Prefácio/ posfácio

Texto em jornal ou revista

Artes visuais

Patente

Curso de curta duração

Organização de evento

Apresentação de trabalho em evento

Artigo em anais de evento

Livros e capítulos

Artigo em periódico

CV_PLANOB.pdf

Projeto de Pesquisa Design, territorialities and anthropocene

Speculative fabulations towards an anthropology through design

In line with the work plan submitted to Prociência/Uerj 2017 under the title ‘From social innovation to collective imagination: a study of new forms of engagement and participation and their correspondence with teaching and research in design’, the postdoctoral research project is dedicated to deepening and specifying the general objectives presented to Prociência, namely: to investigate the relationships between forms of engagement and participation with design teaching and research processes through a study that combines modes of knowledge production in design and anthropology, thus contributing to the advancement of research on design education and, concomitantly, to the consolidation of the field of studies called design anthropology. In order to achieve these objectives, the methodological approach adopted for the research combines five different work fronts, namely: 1) state of the art and literature review in anthropological theory, in search of reconsiderations of anthropology as an open, engaged, creative and imaginative research practice; 2) state of the art and literature review of studies in design anthropology; 3) field and archival research into educational experimentation in design, for example in the archives of the Bauhaus (1919-1933), and the Ulm School (HfG-Ulm, 1952-1968), and in other design schools in operation today in Europe; 4) comparing the material collected in Europe with the ethnographic data collected by the researcher in Brazil between 2016 and 2017, around the Esdi Aberta movement; 5) preparing an essay of speculative fabulation that seeks to indicate why design education can be relevant not only to the training of design professionals, but also to the training of a new type of anthropologists, able to engage with those they research, through relationships of collective imagination and correspondence.

Zoy Anastassakis
1... 111 112 113 114 115... 406