--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9631 itens encontrados
a-z crono

dormitório infantil

dormitório residencial

Douglas da Silva Nunes

Douglas Zordan

Doutorado

Doutorado - Aptos prova de ingles.pdf

Doutorado - notas projetos - processo seletivo 2023 2024.pdf

DOUTORADO Roteiro de proposta de projeto de pesquisa

doutorado_2025.pdf

doutorado_2025.pdf

doutorado_2025.pdf

doutorado_2025.pdf

Download do livro

PPDESDI Mestrado

Drawing in a workshop: a analysis about the pedagogical process in designers' formation

A dissertação investiga as relações entre educação, design e formação pessoal em uma oficina de desenho no município do Rio de Janeiro. A investigação ocorreu mediante a observação de campo e entrevista com dez estudantes da oficina, abrangendo aspectos como o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica, as características pedagógicas da oficina e as diferenças entre o ensino formal e não-formal. O processo de análise das entrevistas propõe a correlação entre as dimensões do indivíduo, tempo pedagógico e linguagem gráfica que se relacionam entre si nas coordenadas dos interesses individuais, motivação, aprendizagem individualizada, tempo de aprendizagem, comunicação visual e percepção visual. A partir dos resultados, verificou-se a preponderância da linguagem gráfica verbal na formação escolar dos estudantes e como a oficina de desenho contribui para o desenvolvimento da linguagem gráfica pictórica. Identificou-se que a oficina favorece um ambiente de aprendizado flexível e individualizado, que valoriza os interesses individuais e respeito ao tempo de cada estudante. Observou-se que estas características são favorecidas pelo caráter não-formal de ensino, uma vez que os processos de aprendizagem não são conformados pelo currículo, pelos prazos e pela impessoalidade que marca o ensino formal. A partir das características observadas, discute-se a importância da autonomia e afetividade como elementos intrínsecos e não externos ao processo educacional. Ao fim, são tecidas considerações sobre o papel da linguagem gráfica pictórica para o desenvolvimento do pensamento projetual, como também para a formação de professores.  

03 mar 2022
Leonardo Oliveira da Silva Sidaoli
Graduação Design

dream ON Um Método de Design In-Consistente

2020
Camille Vignal Frota

Dri Azevedo

DSC_0019.jpg

DSC_0026.jpg

DSC_0066 (1).jpg

DSCI0007.JPG

DSCI0008.JPG

DSCI0009.JPG

DSCI0010.JPG

DSCI0011.JPG

1... 130 131 132 133 134... 402