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DESIGN EM PARCERIA

relatorio final-priscilla _moura.pdf

livro doc_oficina faça crie projeta.pdf

PROCESSO

Oficina, faça, crie, projete. Uma imersão no processo de mudança em uma escola pública.
O projeto trata-se de uma experiência de desenvolvimento de projeto realizada inicialmente com um grupo de alunos na escola Rui Frazão Soares através da oficina de projeto: Faça, Crie, Projete. A oficina teve como principal objetivo desenvolver a ideia de resolução de problemas no ambiente escolar, promovendo relações de parceria e cooperação, aliadas ao desenvolvimento de certas competências, habilidades e capacidades nos alunos, adquiridas através da “experiência do fazer”, ou “experiência de projetar”, ideia defendida por diversos pesquisadores. A conceitualização dessa oficina foi desenvolvida seguindo a corrente pedagógica de ensino por projeto, pois essa se apresenta como uma alternativa ao ensino tradicional, modelo que faz parte do projeto político-pedagógico da maior parte das escolas públicas no país. Na oficina tivemos o desenvolvimento de um desafio real: pro- mover uma mudança na escola, realizada pelos alunos, ideia proposta nesta oficina pelo tema “mudança no espaço”. Esse desafio se transformou na realização do projeto de montagem da biblioteca anexo aquela escola, que atualmente está em processo de reativação, desenvolvido e administrado por um grupo de voluntários moradores da região. O projeto BEM – Biblioteca Engenho do Mato pretende ser um ponto de leitura, cultura e lazer para o uso dos alunos e moradores da região, um projeto que irá beneficiar diretamente os alunos daquela escola.


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deficientes auditivos

relatorio_final.pdf

manual.pdf

ubiquidade

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Hey yaa: sistema de interação ubíqua
O presente projeto de graduação é composto por duas partes: um panorama teórico sobre alguns desenvolvimentos tecnológicos recentes que estão modificando a interação humano- computador e um projeto prático experimental. O texto teórico trata de questões sobre interação, percepção humana, relação corpo-tecnologia e suas consequências para a condição (pós) humana, procurando entender o papel do design nos novos contextos emergentes. Na parte prática, encontra-se o desenvolvimento de hey yaa, um sistema de interação ubíqua que permite uma comunicação sensório-motora através de vibração. hey yaa pretende ser uma alternativa para chamar pessoas em ambientes e situações em que a fala e/ou a visão não podem cumprir essa função, atendendo, por exemplo, a necessidades especiais de deficientes auditivos. hey yaa foi concretizado em formato de cinto, com componentes eletrônicos costuráveis, e foi testado com diversos usuários, incluindo jovens, adultos, idosos, deficientes auditivos e ouvintes. O projeto também explora cenários de uso relacionados, prevendo a incorporação de tecnologias mais avançadas ao conceito de comunicação tátil e ubíqua.


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