
Laboratório Socioambiental de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - LSECAU


Laboratório Fotográfico

Laboratório Experimental de Design da Esdi (EsdiLab)

Laboratório de Saneamento Urbano e Sistemas Prediais (LABSUSP): Melhorias Sanitárias em Habitações de Interesse Social (HIS) no município de Petrópolis/RJ


Laboratório de prototipagem

Laboratório de Modelagem e Prototipagem
O Laboratório de Prototipagem da ESDI está equipado com uma impressora 3D FDM, um scanner 3D de luz estruturada, uma fresa CNC Roland 650 para materiais não-metálicos, uma fresa CNC Knuth de medio porte para metais, uma corte a laser, um torno de precisão, uma máquina de conformação a vácuo e uma máquina de corte, dobra e calandragem de chapas metálicas. É neste laboratório que são desenvolvidos projetos mais avançados de prototipagem e modelagem de várias disciplinas do curso de graduação em Desenho Industrial da ESDI. O laboratório também faz estudos sobre novas técnicas de prototipagem e desenvolve seus próprios equipamentos, dentre os quais pode-se citar um acessório para transformar uma fresa CNC em uma impressora 3D FDM.


Laboratório de Fotografia

Laboratório de Design e Antropologia participa da 11a Bienal de Arquitetura

Laboratório de Design e Antropologia

Laboratório de Design

Laboratório de Cultura, Arquitetura e Urbanismo – Ilha Grande (LabCAU): Temporalidades e desenvolvimento socioambiental em Dois Rios


Laboratório de cultura, Arquitetura e Urbanismo - Ilha Grande (LabCAU): Temporalidades e desenvolvimento socioambiental em Dois Rios


Laboratório de Biomimética
A Biomimética envolve a observação do que ocorre na natureza, com o estudo das possíveis aplicações (no mundo construído ou artificial), reunindo conhecimentos de diversos ramos da ciência, como a biologia, design e engenharia: é um campo tão vasto quanto a Natureza que nos cerca. O Laboratório de Biomimética, primordialmente, se volta especificamente para a procura de soluções voltadas a projetos de produtos e/ou sistemas.

Laboratório de Biomimética

Laboratório Cultural Muiraquitã

laboratório

Laboratório

LabINFO - Laboratório de Informática
O LabINFO é o laboratório de ensino em que os alunos de graduação e pós-graduação podem realizar suas pesquisas e desenvolver suas práticas projetuais. O LabINFO é constituído por dois ambientes: uma sala multiusuário e a sala de ensino Revoluti.

LABCULT - Multidisciplinary Laboratory of Critical Thinking in Design: Studies, Research, Events and Production - Culture and Philosophy
LABCULT aims to foster systematic, ongoing and, if possible, daily dialogue in order to accelerate the development of research supported by Philosophy, Design Theory, Semiotics and other related areas of knowledge.


Kyle Tah Theh Kuo

Kunio Nozaki

Kósmos, um resgate para a história do Design Gráfico Brasileiro
No Brasil, o campo profissional do design não costuma valorizar seu passado histórico e o que se observa é um desconhecimento da produção nacional antes da institucionalização do ensino dessa área do conhecimento. Assim, este trabalho procurou abordar as origens do design gráfico brasileiro por meio de um resgate histórico, analisando uma publicação periódica do início do século 20 como exemplo do que era feito no Brasil no campo do design gráfico antes mesmo dos profissionais utilizarem a denominação designer. A publicação periódica escolhida foi a revista Kósmos, uma das chamadas revistas ilustradas que circularam na cidade do Rio de Janeiro na primeira década do século 20, mais precisamente de 1904 a 1909. Procurou-se determinar e observar as soluções gráficas empregadas na revista de modo que se pudesse contribuir para a sistematização de conhecimento no meio acadêmico e profissional de design.


Klaxon, Base, Noigrandes : o design das revistas brasileiras de vanguarda
As revistas Klaxon, base e Noigandres são exemplos de revistas de vanguarda em que o design gráfico foi usado como instrumento para a expressão de idéias, compartilhadas pelos grupos artísticos envolvidos em sua publicação. São marcos do design moderno, encaixando-se no conceito de produto erudito (Bourdieu), destinado não ao grande público, mas a grupos de pares, que compartilhavam os valores estéticos e as ambições à condição de vanguarda em seus respectivos domínios artísticos. Estas revistas são expoentes do campo do design gráfico moderno, que só viria a se institucionalizar na década de 60, com a criação da ESDI e o surgimento do movimento concretista nas artes plásticas.

