
Future scenarios for teaching design
O futuro é moldado por transformações históricas, especialmente as tecnológicas e sociais, o que enfatiza a importância das habilidades como empatia, criatividade e resiliência. Eventos marcantes, como epidemias e guerras, têm o poder de acelerar ou alterar mudanças já em curso na sociedade, como visto na pandemia de Covid-19, com a incorporação das ferramentas de tecnologia no dia a dia. A presente pesquisa foi elaborada com o propósito de contribuir com o entendimento dos impactos da pandemia no ensino, com objetivo principal de desenvolver cenários futuros para o ensino do Design no Brasil. O trabalho está dividido em quatro capítulos, o primeiro apresenta um panorama histórico das características do ensino do Design no Brasil. O segundo demonstra estratégias e desafios no ensino do Design durante a pandemia, identificados por meio de uma ampla pesquisa exploratória com diferentes métodos. No terceiro capítulo, as informações levantadas foram analisadas e transformadas em elementos para construção dos cenários, conforme metodologia de prospecção, o que culminou na definição de dois eixos direcionadores para os cenários, a ubiquidade digital e a consciência holística. O resultado, apresentado no capítulo 4, é a criação de quatro cenários futuros distintos: o cenário desejado, que serve como referência normativa e representa o ideal; dois cenários intermediários, que capturam nuances e variações, podendo favorecer mais um eixo do que o outro; e o cenário indesejado, também conhecido como cenário crítico ou adverso, que deve ser evitado. Os cenários não se configuram como previsões definitivas, mas sim narrativas que constituem uma plataforma de elementos para debates sobre o futuro, possibilitando a exploração de várias perspectivas dos interessados. Considera-se que o trabalho contribui para o campo, fornecendo insights para construção de um ensino futuro do Design no Brasil mais inclusivo, atualizado e, sobretudo, preparado para os desafios que estão por vir.

futuro

Futurologia

Gabriel Andrade

Gabriel Aprigliano Fernandes

Gabriel Borges

Gabriel Cardoso

Gabriel Cardoso Niemeyer

Gabriel da Silva Cardoso

Gabriel de Albuquerque Braga Plenamente

Gabriel de Alencar Wasilewski

Gabriel Diogo

Gabriel Fernandes Lima

Gabriel Fernandes Lima_trabalho final_tcc_2019.2.pdf

Gabriel Filipe Santiago Cruz

Gabriel Izquierdo Cordeiro

Gabriel Lima Salgueiro Velloso

Gabriel Menezes Soares Maciel

Gabriel Miranda de Azevedo

Gabriel Moraes Pereira de Azeredo

Gabriel Neves Marcella

Gabriel Patrocínio

Gabriel Pereira Salles dos Santos
