--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9952 itens encontrados
a-z crono

Galpão 3

galpao 3_logo.png

galpao_agora vai.jpg

gambiarra

Graduação Design

Gambiarra adaptações criativas de elementos do dia-a-dia

Esse estudo busca compreender a criação/adaptação artesanal de artefatos e suas relações com o desenho industrial, analisando a prática da gambiarra e suas proporções na sociedade moderna. Trata-se de uma análise da cultura material, com reflexões sobre consumo, uso de recursos e questões socioeconômicas. Combinar os conceitos de design com a observação dessas soluções não convencionais nos traz novas perspectivas quanto a relação dos usuários com os artefatos industriais; uma vez que propriamente identificados agregam grandes contribuições ao desenvolvimento de produtos e serviços.

Palavras-chave: artefatos , artesanato, consumo, desenho industrial, gambiarra,

2011
Jennifer Moreno Pedro
Graduação Design

Gambiarra: adaptações criativas de elementos do dia-a-dia

Esse estudo busca compreender a criação/adaptação artesanal de artefatos e suas relações com o desenho industrial, analisando a prática da gambiarra e suas proporções na sociedade moderna. Trata-se de uma análise da cultura material, com reflexões sobre consumo, uso de recursos e questões socioeconômicas. Combinar os conceitos de design com a observação dessas soluções não convencionais nos traz novas perspectivas quanto a relação dos usuários com os artefatos industriais; uma vez que propriamente identificados agregam grandes contribuições ao desenvolvimento de produtos e serviços.

2011
Jennifer Moreno Pedro

Gamboa

Graduação Design

Gamboa: O tempo em alto contraste

O bairro da Gamboa, situado na zona portuária do Rio de Janeiro, é um territóriopro fundamente marcado por sua rica história e por dinâmicas sociais, culturais e urbanas que atravessam séculos. Desde o século XVIII, sua localização estratégica próxima ao porto conferiu-lhe importância no cenário econômico e social da cidade. Ao longo do tempo, a Gamboa tornou-se um território de confluência de diferentes populações, culturas e histórias. No entanto, também foi palco de episódios que expõem as contradições da modernização e do progresso, como a escravização, a segregação social e a descaracterização urbana.

No contexto contemporâneo, a Gamboa enfrenta desafios relacionados à preservação de sua memória e identidade em meio aos processos de urbanização e requalificação, como o projeto Porto Maravilha. Iniciativas culturais e educativas buscam resgatar as memórias históricas do bairro, promovendo a valorização de sua rica herança. Nesse sentido, o projeto “Gamboa: o tempo em alto contraste” propõe uma abordagem para conectar passado e presente do bairro. Por meio da criação de conjuntos de cartazes lambe-lambe, afixados em pontos estratégicos da Gamboa, o projeto apresenta contrastes visuais e narrativos entre o que o bairro foi e o que é hoje. A proposta busca ampliar o acesso à memória local, valorizar a identidade cultural da Gamboa e estimular novas formas de engajamento com a história urbana do Rio de Janeiro.

03 out 2025
Alice London

Game Design

PPDESDI Doutorado

Game theory, game design and strategical thinking

O mercado de jogos eletrônicos permanece sem muitas aplicações das bases da teoria dos jogos em seu campo teórico, sem leva-la em consideração como referencial para prescrição de novas soluções. O objetivo deste estudo foi explorar quais são as contribuições da teoria dos jogos como ferramenta conceitual para o design de jogos eletrônicos tendo como elemento o central o dilema do prisioneiro. Utilizando a aplicação em um massive multiplayer online do mercado, este trabalho buscou compreender as possibilidades da teoria dos jogos ser usada como estrutura conceitual para criar intervenções viáveis, avaliando ainda se o comportamento de jogadores reproduz observações feitas em experimentos controlados realizados nas áreas da psicologia e cognição humana. Para tanto, uma revisão dos arquétipos comportamentais, fundamentos cognitivos de recompensa e dos tipos de jogos eletrônicos existentes foi realizada, para que, imersas no cenário do jogo, fossem aplicadas adaptações procedurais e de monitoramento do comportamento de jogadores em ações de competição cooperação em busca de recompensas. Após uma avaliação das ações e recompensas, foi possível identificar a replicação de comportamentos adotados em experimentos descritos na literatura. Além disso, as ações de cooperação e não-cooperação possibilitaram ainda propor sobre o modelo comportamental de jogadores uma nova perspectiva teórica que atualiza as matrizes de personas existentes. Os resultados obtidos neste trabalho fornecem novas fronteiras para a compreensão do comportamento de jogadores em ambientes de jogos multiplayer assim como colaboram para a utilização da teoria dos jogos como um modelo conceitual para a prescrição de soluções que agreguem valor competitivo no desenvolvimento destes produtos.

10 nov 2019
Carlos Henrique Xerfan do Amaral

gamificação

Graduação Design

Gangorra de Emoções Um jogo para discutir ansiedade

2020
Juliana de Castro Costa

Gaspar Saldanha Neto

Geammalcapitulo1.pdf

Gemas preciosas

Gênero

geolocalização

PPDESDI Mestrado

Geolocalização, redes sociais e dispositivos móveis: proposta de sistema gráfico

A geolocalização, os dispositivos móveis cada vez mais sofisticados e eficientes e a disponibilidade instantânea de mapas de todos os lugares do mundo, permitiram o desenvolvimento de novos aplicativos, os chamados serviços baseados em geolocalização; além disso, as redes sociais online têm se consagrado como ferramentas de relações entre pessoas. A combinação destas tecnologias levou ao surgimento de programas como o Foursquare, que alcançou a marca dos 30 milhões de usuários em 2013, quatro anos depois de seu lançamento, o que mostra a importância deste tipo de aplicativo; através do estudo destes aplicativos, observa-se a valorização da vizinhança como fator de afinidade social. Da análise dos elementos de wayfinding, depreende-se que a cidade incorpora marcos com valor emocional. Ao final, é proposto um sistema gráfico que torne visíveis estas referências emocionais.

01 set 2013
Fernando Alvarus de Oliveira

geometria

Geometria Descritiva 1

Sistemas de projeção, projeções ortogonais, projeções mongeanas, estudo descritivo da reta e do plano e de figuras planas, métodos descritivos auxiliares, classificação de superfícies, projeções, cortes e desenvolvimento de poliedros.

Geometria Descritiva 2

geoprocessamento

georreferenciamento

geração de ideias

1... 182 183 184 185 186... 415