--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9954 itens encontrados
a-z crono

humanidade

Humanidade Artificial

Design

Humanidade Artificial

Vários responsáveis
Vinicius Corrêa da Silva
Jésus Baro

Humberto Souza Machado

Humberto Souza Machado.jpg

humor

hw000

hw001

hw002

Hyldemar Dias de Sales

Hylder Rodrigues Barbosa

Graduação Design

Hyprbol Plataforma Online de Edição Colaborativa de Música

2021
Pedro Passos do Vale Pires
De 13 fev 2017 a 13 fev 2017
Arquitetura e Urbanismo

I Ciclo de palestras sobre arquitetura brasileira e arquitetura portuguesa

O evento fez parte do movimento para manter a Esdi aberta e viva, dando visibilidade ao curso de Arquitetura e Urbanismo e fomentando os convênios de cooperação internacional. 

ver evento

IAB - Instituto dos Arquitetos do Brasil

Iansã

IASDR 2017 - Prazo prorrogado

ver notícia
03 mar 2017

IBGE

ICDC 2018

ver notícia
30 jun 2017

ícones

Iconicidade

PPDESDI Doutorado

Iconicity in André Vallias’ design: an analysis based on semiotics

Esta pesquisa explora a influência da prática poética de André Vallias na sua atividade como designer pela produtora Refazenda, focalizando nas interações entre essas duas áreas. O objetivo geral é evidenciar as interseções entre poesia e design em suas produções e como o pensamento decorrente desta prática, especialmente a partir do seu conceito de diagrama, se manifesta em sua atuação. Adotando a semiótica de Peirce como referencial teórico, este estudo de caso investiga como elementos verbais, visuais e interativos se integram nas suas criações, buscando compreender reverberações recíprocas entre a poesia experimental e o design contemporâneo. A metodologia adotada é qualitativa e combina a análise semiótica das produções da Refazenda com a entrevista concedida pelo poeta e designer. Da amostra constituída pelas publicações disponíveis no site da produtora, seis das mais representativas para os interesses da pesquisa foram selecionadas para a análise baseada nas dimensões sintática, semântica e pragmática. A entrevista com o designer forneceu uma visão aprofundada sobre suas influências e práticas, ajudando a contextualizar os dados obtidos nas análises por meio da triangulação. Os resultados revelam que a prática poética de Vallias é um fator determinante em suas produções de design, evidenciando a perspectiva integradora de uma linguagem híbrida. A análise demonstra como a iconicidade, uma propriedade eminentemente associada ao signo icônico e à categoria de primeiridade de Peirce, molda a estética, as potencialidades de significação e a pragmática das produções, revelando a interseção entre poesia e design. As conclusões da tese ressaltam a relevância da prática poética no design gráfico de Vallias, identificando a adoção de perspectivas criativas na combinação de diferentes mídias. O trabalho contribui para a compreensão teórica sobre os cruzamentos entre poesia e design e não apenas amplia o conhecimento sobre a influência recíproca dessas áreas, como também destaca a importância da abordagem interdisciplinar na análise de suas práticas.

2024
Samuel Florensio Rodrigues Otaviano

Iconografia

Graduação Design

Iconografia do médio São Francisco

Tese (hoje TCC) da diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise profunda sobre a iconografia e a sinalização encontradas no Médio São Francisco, parte do Vale de São Francisco, e o que as originou.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1973
Vários responsáveis
Tulio Lopes Mariante
Valeria Munk London

identidade

1... 196 197 198 199 200... 415