
Design das relações: amor, escuta e procedimento
A pesquisa propõe uma reflexão crítica sobre o design no Brasil, explorando suas interseções com as artes por meio de uma empresa-ficção chamada Seguro Término de Relacionamento (STR). Esta empresa fictícia tem a missão de apoiar pessoas passando por términos amorosos, investigando as formas contemporâneas de relacionamento afetivo, como monogamia e não-monogamia. A abordagem é qualitativa, combinando teoria e prática.


Design da Terra: reflexões sobre a prática projetual no contexto do MST
Mesa com Claudia Marinho (UFC), Bruno Nascimento (UNIFOR) e Flavia Soares (ESDI/UERJ). Quarta-feira: 21 de agosto de 2024 - 17h - sala de projeção ESDI/UERJ

design da terra

design da mobilidade

design da informação

design da cidade

design corporativo

design conceitual

Design como rede

Design como produção da vida na América latina: Uma proposta pedagógica atráves do design (re)existência
Convite para defesa da tese de Pamela Cordeiro Marques Corrêa - 26 de março de 2025, 17h.

Design como prática de correspondência: uma aproximação com a antropologia de Tim Ingold
Em quatro encontros semanais, o curso propõe uma aproximação com a antropologia de Tim Ingold, mais especificamente quando o autor discute questões relacionadas a design e formula o conceito de correspondência (Ingold 2011, 2013, 2015, 2016; Gatt, Ingold, 2013).

Design como expressão da capacidade humana: estudo sobre os artefatos presentes na Quarta Colônia de imigração italiana, a partir de suas origens, particularidades e significados
O presente trabalho visou analisar os artefatos trazidos, confeccionados ou adquiridos pelos imigrantes italianos, os quais se estabeleceram na região da Quarta Colônia, no centro do Estado do Rio Grande do Sul, e como eles se faziam presentes na vida de seus descendentes. Para tanto, foram abordadas questões referentes às características que nortearam a emigração na Itália, a imigração italiana no Brasil e no Rio Grande do Sul e o assentamento na região da Quarta Colônia; ao entendimento do termo cultura , atrelado, ainda, à memória, identidade, sociedade, afetividade e design; às relações existentes entre o fazer artesanal e o campo do design; e ao processo evolutivo humano, decorrente das transformações tecnológicas, à definição de artefato e seus semelhantes, aos tipos de artefatos desenvolvidos na região de Vêneto, na Itália, além das unidades produtivas que se estabeleceram no Rio Grande do Sul e do processo de inserção do designer na indústria e no comércio. A partir dessa fundamentação teórica, realizou-se uma pesquisa de campo que abrangeu os depoimentos de seis entrevistados, os quais, posteriormente, foram descritos. Os participantes da pesquisa, então, apresentaram suas coleções e permitiram a realização de registros fotográficos. Tal disponibilidade propiciou a catalogação e a classificação de mais de 300 artefatos por meio das Normas de Inventários de Ciência e Técnica utilizadas pelos museus e palácios portugueses. Após essa etapa, a análise desses artefatos deu-se a partir das dimensões interpretativas. Dessa forma, chegou-se aos resultados apresentados pelo cenário pesquisado, os quais proporcionaram a discussão sobre os artefatos da região e as circunstâncias que os cercam.

design coletivo

design colaborativo

Design centrado no usuário

Design Brief: Fundamentos Conceituais do Processo de Inovação por Design
Em projetos de inovação por design, a concepção detalhada e sistêmica do projeto amplia a probabilidade de êxito de modo a preservar e aumentar o retorno dos recursos investidos. Privilegia-se o desenvolvimento em etapas para ampliar a consciência do ecossistema e valores associados ao projeto. Deste modo, o processo é conduzido de modo mais adequado partindo do contexto e objetivos à sua especificação conceitual para execução. Um levantamento dos parâmetros, processos, atividades, formas de conexão e interação, ambiente, elementos do projeto e contexto semântico estruturam um percurso metodológico em módulos e ferramentas que refinam gradualmente a partir do objetivo inicialmente exposto ao projeto de inovação bem-sucedido.


design brasileiro

design brasileiro

design autoral

design automotivo

design automobilístico

design ativista

Design Ativismo

Design at school: articulations and reciprocal fertilisations between ESDI/UERJ and CAp/UERJ
The project proposes the identification, implementation and dissemination of strategies for articulation and reciprocal fertilisation between spaces, objects and knowledge produced at ESDI and CAp/UERJ, with a view to teacher qualification and the promotion of quality basic education. In this sense, our objectives are: (1) to immerse ESDI professors in the context of CAp/UERJ and vice versa with a view to developing an action plan involving potential agents and spaces from both institutions to make the joint actions identified feasible; (2) to implement and record the actions listed; (3) to publicise the results achieved through the production of articles, events and other appropriate devices, both inside and outside UERJ, ensuring that the synergy between the two institutions is known, strengthened and enduring. We believe that these actions have the potential to promote the integration and engagement of designers, teachers, technicians and managers at UERJ in order to bring competences and curricular content closer to the daily lives and languages/interactions of contemporary students, favouring more exciting learning for these subjects. We believe that in this way we will contribute to building a collaborative base of good practice between ESDI and CAp/UERJ and by actively disseminating it, both inside and outside UERJ, we will foster a fertile path of articulation between Design and Education.

