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9623 itens encontrados
a-z crono

cidade

Graduação Design

Cidadão-Sim: simulador de cidadania

Cidadão Sim é um jogo para computadores cujo objetivo é auxiliar na fixação e entendimento dos conceitos básicos da cidadania a alunos do ensino fundamental. Através de um jogo de tabuleiro, a interface do jogo oferece simulações de situações do cotidiano onde o aluno/jogador pode aplicar o conteúdo apreendido nas aulas teóricas, seja em grupo ou individualmente, formando um sistema de ensino.

2018
Antonio Luiz Souza Machado da Cunha

Cidadania plena: abordagem transmidiática

A cidadania representa diversos significados que estão diretamente ligados à cultura e à história de uma comunidade ou pais. Podemos considerar que, no Brasil, o termo ganhou grande destaque a partir da eleição da Constituição Cidadá de 1988. O projeto em questão consiste em articular caracteristicas de narrativas transmidiáticas (técnicas de transmissão de mensagens, temas ou histó rias através de diferentes plataformas de midia) para elucidar o processo de construção do distinto modelo brasileiro de cidadania.

Flávio Silva Nazário

cidadania

Cid Manso de Mello Vianna

Graduação Design

Ciclotopia: reflexões sobre o futuro e a bicicleta

Ciclotopia é um filme curta-metragem do gênero documentário estruturado em três tempos: por meio do resgate da memória da bicicleta no tempo passado, e a observação da presença deste veículo no tempo presente, buscam-se reflexões a respeito de suas possibilidades no futuro. Através das narrações pessoais da própria autora e dos relatos de experiências de ciclistas urbanos, são investigados cenários para um futuro mais amigável à bicicleta no Rio de Janeiro.

2014
Ísis Helena Daou

Ciclo-da-angústia-infantil.jpg

Ciclo de vida de produtos

Ciclo de Palestras 2017.1 do IESP

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07 abr 2017

Ciclo de conferências do IED - O design na floresta dos símbolos

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14 out 2016

ciclismo urbano

ciberespaço

cibercultura

Graduação Design

Ciberconvergência Interseção entre Ciberespaço e Espaço Físico

Este trabalho de conclusão de curso tem como propósito criar uma experiência de caráter artístico que possibilite a visualização da interseção entre diferentes espaços: o Espaço Fìsico e o Ciberespaço, através do uso da tecnologia de Realidade Aumentada, evidenciando a justaposição desses espaços na comunicação contemporânea.

Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa sobre Cibercultura a partir da leitura de filósofos e escritores como: Pierre Lévy e André Lemos. A partir dessa pesquisa conceitual e teórica também ocorreu uma pesquisa estética e cultural sobre o movimento Cyberpunk dos anos 80, especialmente no que diz respeito à ficção científica e publicações independentes cyberpunks denominadas Cheap Truths.

A ideia do trabalho é criar uma experiência digital, com o uso de tecnologia recente, que aproxime/ evidencie a conexão entre o ciberespaço e o espaço físico de forma aberta e gratuita à um grande público conectado com a internet, ressignificando e atualizando a ideia de publicações independentes cyberpunks como as Cheap Truths se valendo da tecnologia como meio para propagação de ideias e reflexões.

A experiência é desenhada para usuários que possuam acesso à internet e estejam interessados em diferentes abordagens do uso da tecnologia de realidade aumentada em redes sociais, além disso a experiência busca trazer refl exões e diferentes formas de visualização entre espaço físico e ciberespaço.

2021
Vitória Cribb

cibele.pdf

Cibele Bustamante da Costa

ciadadania

chronic and complex health conditions

Christine Guedes Durães

Christina de Azevedo Gil

Christiane Mello

PPDESDI Mestrado

Chintz pattern: a graphical analysis

A pesquisa propõe uma investigação, através de um recorte histórico, sobre o tecido de chita, importado da Índia, e sua apropriação pelos brasileiros. Observaremos sua transformação, ao longo dos anos, de um de tecido de origem popular até seu uso nas passarelas da moda, através de questões referentes aos aspectos estéticos e técnicos. Uma matriz de análise gráfica será apresentada por meio do estudo sobre formas, cores e relação criativa de elementos visuais predominantes nesta estampa desde os anos 1960 até a atualidade. Apesar de ser notória a influência da chita na cultura brasileira, há poucos registros bibliográficos de sua história e de seu desenvolvimento gráfico. Além disso, esperamos que a matriz analítica proposta possa ser utilizada para além da investigação da chita, tendo seu aproveitamento no exame de outras padronagens gráficas em uma contribuição para os estudos na área de Design de Estamparia.

13 mar 2019
Aline Costa Miguel

child hospitalization

Chiara Del Gaudio

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