--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9629 itens encontrados
a-z crono

storydesign2.png

storydesign.png

Graduação Design

StoryboardDesign: O storyboarding aplicado ao design

Storyboarding é uma atividade característica mas não restrita à área da cinematografia e que consiste em criar uma sequência narrativa visual. Os princípios dessa atividade provam-se úteis na área do design, por exemplo, para aplicar uma identidade visual, demonstrar a montagem de um produto ou ilustrar a interação entre um usuário com determinado serviço. StoryboardDesign é um projeto editorial que procura ser tanto um dicionário, introduzindo as definições de um “Storyboard” em diferentes campos do design, quanto um catálogo, explorando essa variedade de aplicações do storyboarding em projetos. O trabalho foi desenvolvido por Eduardo da Silva de Alencastre Ceva como Trabalho de Conclusão de Curso na Escola Superior de Desenho Industrial, sob a orientação da professora Barbara Szaniecki.

2021
Eduardo da Silva de Alencastre Ceva

storyboard

story amarelo-08.png

story amarelo-07.png

stickers

Stephanye Karoline

Stephanie Lima de Castro Filho

Stéphanie Dias dos Santos

Stephanie Adriano Gonçalves

Stephania Padovani

stencil

stellaHerminda.pdf

Stella Spagolla Hermida Martin

Stela Kaz

Stefan Sagmeister

PPDESDI Mestrado

Stardesigners: a autoria no trabalho de Charles Eames, Milton Glaser e Stefan Sagmeister

Partindo da premissa de que designers podem ser reconhecidos como autores, este trabalho tem como objetivo investigar como se dá a atribuição do status de celebridade aos profissionais que extrapolam a dimensão prática de sua atuação. A problematização das relações entre design e autoria é feita a partir do estudo de caso múltiplo com os designers: Charles Eames, Milton Glaser e Stefan Sagmeister buscando entender os pontos de contato e de afastamento entre cada um deles. Nesta pesquisa a figura do designer-autor é analisada sob três aspectos indissociáveis: reconhecimento social, estilo e expertise.

25 set 2015
Camila Souza Rodrigues

SPGD2023_Uso da cartografia como metodologia para entender a construção da autoestima.

PPDESDI

SPGD ESDI 2023

Em outubro, alunos da Pós-Graduação organizaram o a edição 2023 do SPGD.

ver notícia
16 nov 2023
De 10 nov 2021 a 13 nov 2021
PPDESDI

SPGD 2021

Nova edição do evento será realizada 100% online

ver evento
De 04 nov 2020 a 07 nov 2020
PPDESDI

SPGD 2020

Simpósio de Pós-Graduação em Design é realizado 100% online pela primeira vez

ver evento

SPGD

Projeto de Pesquisa Design, territorialities and anthropocene

Speculative fabulations towards an anthropology through design

In line with the work plan submitted to Prociência/Uerj 2017 under the title ‘From social innovation to collective imagination: a study of new forms of engagement and participation and their correspondence with teaching and research in design’, the postdoctoral research project is dedicated to deepening and specifying the general objectives presented to Prociência, namely: to investigate the relationships between forms of engagement and participation with design teaching and research processes through a study that combines modes of knowledge production in design and anthropology, thus contributing to the advancement of research on design education and, concomitantly, to the consolidation of the field of studies called design anthropology. In order to achieve these objectives, the methodological approach adopted for the research combines five different work fronts, namely: 1) state of the art and literature review in anthropological theory, in search of reconsiderations of anthropology as an open, engaged, creative and imaginative research practice; 2) state of the art and literature review of studies in design anthropology; 3) field and archival research into educational experimentation in design, for example in the archives of the Bauhaus (1919-1933), and the Ulm School (HfG-Ulm, 1952-1968), and in other design schools in operation today in Europe; 4) comparing the material collected in Europe with the ethnographic data collected by the researcher in Brazil between 2016 and 2017, around the Esdi Aberta movement; 5) preparing an essay of speculative fabulation that seeks to indicate why design education can be relevant not only to the training of design professionals, but also to the training of a new type of anthropologists, able to engage with those they research, through relationships of collective imagination and correspondence.

Zoy Anastassakis
1... 36 37 38 39 40... 402