
Service Design as a Tool for Diagnosing and Redesigning Public Services
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a utilização de métodos e técnicas de Design de Serviços como ferramenta de avaliação da qualidade dos serviços públicos, no contexto do alinhamento da oferta de serviços com a política pública à qual está vinculada, fornecendo subsídios para seu redesenho.


serviços públicos

Symbiosis: a proposal for a board game to aid learning and socialisation among autistic and neurotypical primary school students
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que permita a criação de práticas pedagógicas lúdicas capazes de dar apoio ao aprendizado acerca de temáticas socioambientais e à socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do Ensino Fundamental I, tal qual os artefatos escolhidos para corroborar a defesa dessas práticas, isto é, um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar com elementos inspirados no Candomblé e nas tradições dos povos originários. A pesquisa inicial desta tese bordou uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação e métodos para desenvolver design de jogos educativos. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de criação existentes, assim como o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode exercer sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Além disso, foram feitas pesquisas para definir o conteúdo do jogo, desde em relação às diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, até informações a respeito do Candomblé, tradições dos povos originários brasileiros e de autismo na infância. Dessa forma, foi possível sugerir melhorias e propor um novo modelo de design de jogos educativos, considerando o objetivo desta tese de mestrado. A fim de comprovar a aplicabilidade dos artistas em questão como ferramenta auxiliar no ensino de conhecimentos sobre a esfera socioambiental, os testes foram realizados com alunos autistas e neurotípicos do 5º ano de uma escola pública no município do Rio de Janeiro-RJ. Segundo os critérios de avaliação estabelecidos durante a pesquisa de mestrado, a interpretação dos resultados permitiu a conclusão de que o jogo de tabuleiro foi bem recebido pelos estudantes e é capaz de contribuir positivamente tanto para o processo de socialização entre os alunos, quanto para o ensino leve e divertido sobre temáticas socioambientais.


Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology
Convite para defesa da dissertação de Ana Luiza Gomes - 14 de abril de 2025, 09h.

2024_Natan Prima Maia_Estudo de Caso Atualização da Identidade Visual Corporativa da PGE-RJ_Relatório.pdf

Extrato de Ata Extraordinaria -CONSULTA POR E-MAIL - Campus Antropoceno.pdf

Ana Luiza Gomes

Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

O design e a modelagem 3D no auxílio do ensino-aprendizagem em ciência para a educação em saúde
Convite para defesa da dissertação de Larissa Figueiredo Belém - 11 de abril de 2025, 15h.

Corpos refugiados LGBTI+: A casa de Dulce Seixas como espaço de acolhimento e resistência na reinvindicação do direito à cidade para refugiados LGBTI+ no Rio de Janeiro
Convite para defesa da dissertação de Gustavo de Campos Lima - 14 de março de 2025, 09:30h.

Glaucineide do Nascimento Coelho

Clevio Dheivas Nobre Rabelo

Contribuições do design para promoção da saúde na FIOCRUZ através da divulgação científica
Convite para defesa da dissertação de Raquel Leal Cunha - 15 de abril de 2025, 13h.

Bárbara Bulhões Lopes

Liana Braga Paraguassu

ATA DO CONSELHO DEPARTAMENTAL DA ESDI, REALIZADA EM 17 DE MARÇO DE 2025.docx.pdf


SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações para uma cidade sustentável.
Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80): 1 mesa de abertura com as coordenadoras do Laboratório de Design e Antropologia do PPPDesdi, 3 mesas de debate com convidados especiais, 1 jogo, 1 oficina e 1 conferência com palestrante internacional.

Eunice Maiara Oliveira

Seminário internacional Design moderno no Brasil: da Bauhaus à construção de um mundo sustentável e inclusivo.
No dia 9 de maio, das 9h às 13h, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) será palco para discussões sobre o impacto profundo da Bauhaus e da Escola de Ulm no contexto brasileiro e a relevância histórica e contemporânea desses modelos educacionais diante dos desafios ecológicos e sociais de nosso tempo.

SIMPOIESDI: reciclagens, regenerações, ressignificações
Nos dias 28, 29 e 30 de abril, vai acontecer o SEMINÁRIO SIMPOIESDI na Esdi (Rua do Passeio, 80).

WhatsApp Image 2025-04-26 at 21.20.16.jpeg

Captura de tela 2025-04-26 210800.png
