--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

9620 itens encontrados
a-z crono

odontologia

dissertacao_mariana_boghossian_final.pdf

Dissertação de Fernando Hettenhausen.pdf

Circo Voador

PPDESDI Mestrado

Design in the Circo Voador (1982-1992): the artifacts and their production conditions

Nossa pesquisa tem como objetivo observar a produção de design de comunicação nos primeiros dez anos do Circo Voador, casa de espetáculos carioca fundada em 1982. Criado para ser um espaço de uma cultura de vanguarda, com ênfase na produção musical não-erudita, a escolha do período busca avaliar as condições dispostas no contexto histórico, a importância da sua formação inicial enquanto encontro de movimentos culturais até a sua consolidação como uma referência de espaço para eventos artísticos. Os artefatos de design eram produzidos em sua maioria voltados para a divulgação da programação junto ao público, com utilização efêmera. O trabalho envolveu pesquisa bibliográfica, levantamento em acervos, depoimentos dos principais designers, artistas gráficos e produtores culturais envolvidos nesta produção (os que foram localizados e se dispuseram a participar), sistematização e análise dos dados levantados. Seus objetivos foram: a) contribuir para a compreensão das dinâmicas de projeto e produção de artefatos naquele contexto; b) contribuir para o conhecimento histórico do design no Brasil.

20 abr 2018
Fernando Hettenhausen

Lia de Mattos Rocha

Esdi Aberta

UERJ

(R)existência

Dissertação de Juliana Paolucci.pdf

PPDESDI Mestrado

Open Esdi: design and (re)existence at Escola Superior de Desenho Industrial

A pesquisa aqui apresentada trata do movimento Esdi Aberta, articulado na Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) em 2017 em decorrência da crise da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A Esdi, pioneira no ensino superior de Design no Brasil, consiste em uma unidade da UERJ, instituição pública e de ensino gratuito financiada pelo Governo do Estado. Em 2017 a universidade sofreu, de modo árduo e inédito, com a ausência de condições mínimas para manter suas atividades regulares devido ao atraso no pagamento de bolsas de estudo e do salário de professores e técnicos, além da subtração de verbas destinadas à manutenção e à infraestrutura. Frente à crise da UERJ – e, portanto, da Esdi – alunos, ex-alunos, professores, técnicos e voluntários se dedicaram a articular modos de manter a escola aberta e ativa. Foram experimentadas alternativas de gestão, ensino e troca de conhecimento ante à instabilidade e aos desafios que surgiam com frequência. Para além de um movimento de resistência, o Esdi Aberta buscava novas formas de existência. Neste trabalho, visa-se não apenas registrar esse momento da escola, mas também provocar questionamentos sobre o que pode ser feito para que seja possível, no Brasil, um futuro do qual a Esdi e o ensino superior público gratuito façam parte.

21 set 2018
Juliana Paolucci
Graduação Design

Estudo ergonômico das tarefas profissionais do dentista

Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1974). Este TCC realiza um levantamento e análise das tarefas profissionais do dentista, focando em movimentos, posturas, e propondo arranjos mais ergonômicos para o consultório, com o objetivo de aumentar a eficiência e conforto no trabalho, reduzindo a fadiga e doenças profissionais.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1974
Vários responsáveis
Maria Gertrudes Magalhães Bastos Oswald
Fátima Janine Gaio

ficha técnica

1979 - T 163 - Claudia De Angelis da Costa Braga - Sobre a cor e as casas de moradia.pdf

Cláudia de Angelis Costa Braga.jpg

Tese de Gisela Monteiro.pdf

PPDESDI Doutorado

The designer as the person in charge to preserve brand identity throughout the production of fashion collections

Esta pesquisa examina a responsabilidade do designer de moda na manutenção da identidade de uma marca, uma vez que é ele quem concretiza as ideias na criação dos produtos. O objetivo principal deste estudo é averiguar o que pode ser guardado como registro das criações das empresas de moda, contribuindo para que os designers da área sejam capazes de elaborar seus próprios repertórios de informações e consultá-los para construir a identidade entre: as peças, a marca e as coleções anteriores. A primeira fase da tese consiste em uma revisão da literatura, especialmente acerca do tema coleção de moda . Na segunda fase é feita uma análise das coleções de moda no processo de design. A partir de então, junto com os orientadores, pontuamos os principais tópicos que um designer precisa dominar para projetar peças de vestuário. Salientamos que este estudo é válido para as demais áreas do design uma vez que tratamos do cruzamento de dados tangíveis e intangíveis que auxiliam o designer a vislumbrar soluções no processo criativo. As fases preliminares deram suporte à terceira fase, que consiste em confrontar a teoria com a prática para verificar a aderência entre elas. Isto foi feito por meio de entrevistas com profissionais e visitas à empresas de moda no Rio de Janeiro. A pesquisa resultou não somente em uma sugestão do que pode ser guardado, como também em uma reflexão sobre a qualidade dos dados que podem ser guardados, a fim de garantir a visualização da identidade da marca ao longo de tempo. Consideramos que este trabalho contribui para enfatizar a importância do papel do designer para a indústria da Moda.

11 abr 2018
Gisela Costa Pinheiro Monteiro
Graduação Design

Sobre a cor e as casas de moradia

Tese (Hoje TCC) analisa a preferência por cores na pintura externa de casas no Rio de Janeiro, considerando influências culturais. A pesquisa estrutura-se em torno desses extremos de moradia e padrões de vida diferentes. A cor das casas pode ser um indicador do padrão cultural do morador. A utilização de cores nas casas não é apenas uma questão de moda, mas fortemente condicionada por fatores culturais. A pesquisa utiliza fotografias para analisar o contraste na escolha de cores nas casas. O objetivo do projeto é demonstrar como a cor das casas reflete aspectos culturais e sociais dos moradores.

NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

1979
Cláudia de Angelis Costa Braga

1974 - T 97 - Ana Lucia de Souza Rocha - O display do pequeno comércio tradicional no centro do Rio de Janeiro.pdf

Ana Lúcia de Souza Rocha (1).jpg

display

lojas

vitrines

Dissertação de Augusto Lohmann.pdf

1... 46 47 48 49 50... 401