ESDI 25 anos

Durante o ano de 1987, a ESDI comemorava seus 25 anos de atividade. Fundada em dezembro de 1963, a primeira instituição de ensino superior de design da América Latina, formou inúmeras figuras do design brasileiro. Ao longo do ano em que completava seu 25°aniversário, diversas atividades foram desenvolvidas para celebrar o design brasileiro. Naquela época, existia nas dependências da universidade um espaço para eventos, o “Espaço ESDI”, que fez sua presença marcante ao abrigar a maioria das atividades desenvolvidas. Exposições de figuras renomadas como Amador Perez e Ângelo Rodrigues, de escritórios de design de produto como Forma Função e mostras de trabalhos foram alguns dos eventos comemorativos.
No dia 26 de março de 1987 aconteceu o primeiro evento comemorativo, que foi uma exposição com os desenhos em grafite de Amador Perez. Haviam três séries de 10 desenhos cada, reproduzindo passagens de grandes autores do século dezoito a vinte. Em 15 de abril a ESDI foi agraciada com a medalha Pedro Ernesto concedida pela câmara municipal do Rio de Janeiro. A Casa da Flor foi uma exposição com fotos e pesquisas sobre uma casa construída em São Pedro da Aldeia toda “bordada” com objetos reciclados, por dentro e por fora, encontrados no lixo, que aconteceu dia 28 de Abril.
A disciplina de meios e métodos de representação também proporcionou uma mostra dos trabalhos de 1986, no dia 14 de maio. E, no dia 18 de junho, o escritório “Forma e Função” de São Paulo trouxe para a mostra o desenho de produtos e embalagens. O evento seguinte foi promovido pelo gravador nascido no Rio de Janeiro, Ângelo Rodrigues, que expôs suas gravuras no dia 4 de agosto, no salão do Espaço ESDI.
Já a exposição “Forma em foco” trouxe 32 painéis com fotos dos trabalhos realizados pelos alunos do curso de Desenho Industrial da faculdade Silva e Souza, e aconteceu dia 27 de agosto. Ainda sobre exposições de alunos, a “Da forma a arte” reuniu os ex-alunos da ESDI Augustus Almeida, Iko, Amaury Chaves, Fernando Casás, Ivan Honczar e Sonia Harumi Ota numa mostra de suas obras. Entre esculturas, aquarelas e pinturas, o evento ocorreu no dia 10 de setembro também no espaço ESDI. Dia 13 de outubro a exposição HFG-SINOPSYS iniciou os trabalhos, trazendo a Escola de Ulm por meio de cartazes, e dos dias 26 de novembro a 24 dezembro a exposição “Autobiografia de uma Ideia” encerrou com chave de ouro o ano de comemorações dos 25 anos da ESDI.
NOTA: Este evento foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI. Esta comemoração faz parte de uma série de postagens referentes aos marcos celebrativos da escola estudados e disponibilizados através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.