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Práticas do Zanzar

O grupo de pesquisa MOTIM promove o curso “Práticas do zanzar: um estudo metodológico sobre formação em arte através da realização de jogos psicogeográficos e topofílicos”. O Curso é vinculado à pesquisa de doutorado: “Ofélia à deriva: uma prática artístico-pedagógica que zanza”, em realização no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGArtes/UERJ), sob orientação da professora Dra.Luciana Lyra, e será ministrado pela artista, pesquisadora e professora Gabriela Tarouco, doutoranda em Arte Contemporânea (PPGArtes/UERJ).

Ementa

Tendo por referência o movimento de vanguarda Internacional Situacionista, bem como artistas que se propõem a caminhar como ação estética, a tese apresenta um estudo sobre a natureza do caminhar como metodologia de ensino-aprendizagem em arte se expande a outras áreas que dialogam com os processos formacionais.

Uma das ações em desenvolvimento na tese é a elaboração de jogos que se concretizam no caminhar, no zanzar pela cidade. Tais jogos são elaborados a partir do estudo de ações em caminhada de artistas das diferentes expressões artísticas, bem como experiências vivenciadas em cursos livres e de criações próprias.

São objetivos deste curso: experimentar o impacto dos jogos psicogeográficos nos/nas participantes; experienciar de modo prático a metodologia psicogeográfica e à topofílica; cartografar as diferentes ambiências psíquicas provocadas pelas derivas; criar uma conversação entre os/as participantes e a cidade, através de práticas não cotidianas e a contribuição dos/as participantes para fundamentar a noção em articulação na tese “pedagogia do zanzar”.

Como metodologia, os/as/es participantes serão convidados a participar de jogos psicogeográficos e topofílicos desenvolvidos na pesquisa, objetivando provocar construção de saberes que permeiam reflexões sobre formação em arte e a construção de sentidos.