Seminário internacional Design moderno no Brasil: da Bauhaus à construção de um mundo sustentável e inclusivo.
Seminário internacional Design moderno no Brasil: da Bauhaus à construção de um mundo sustentável e inclusivo.
No dia 9 de maio, das 9h às 13h, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) será palco para discussões sobre o impacto profundo da Bauhaus e da Escola de Ulm no contexto brasileiro e a relevância histórica e contemporânea desses modelos educacionais diante dos desafios ecológicos e sociais de nosso tempo.
Confira a programação:
09h00 – 09h40 | Credenciamento e café de boas-vindas
09h40 – 10h00 | Abertura
Com Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil, Yole Mendonça, diretora executiva do MAM Rio, e Zoy Anastassakis, diretora da ESDI.
10h00 – 11h30 | Mesa 1: A Bauhaus e a Escola de Ulm no Brasil: anos 1950–60
Com Pedro Luiz Pereira de Souza, designer e educador, María Amalia García, curadora-chefe do MALBA (Argentina) e Ethel Leon, historiadora e crítica de design.
11h30 – 13h00 | Mesa 2: As funções sociais do design hoje: perspectivas pedagógicas
Com Regina Bittner, vice-diretora da Academia da Fundação Bauhaus Dessau (Alemanha), Thomas Binder (Dinamarca), professor de design e sustentabilidade e Zoy Anastassakis.
As duas mesas contam com mediação de Pablo Lafuente, diretor artístico do MAM Rio.
O evento é financiado pela União Europeia e organizado em parceria com o MAM Rio e a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI).
Evento gratuito
Sexta-feira, 9 de maio de 2025, das 9h às 13h
Reserve seu ingresso em https://mam.rio/design-moderno-no-brasil-inscricoes