Design (re)existência como dispositivo para uma pedagogia encantada
Recuperando a essência questionadora e revolucionária do campo do design, esta pesquisa se inicia com um reconhecimento de parte da história da América Latina e Caribe numa leitura descolonial, materialista e dialética. Para em seguida, apoiada no método doble crítica de Lao-Montes & Vázquez, desenvolver: uma crítica imanente — sobre a produção da vida na América Latina e Caribe e sua relação com o design; e uma crítica transcendente — uma interpretação subalterna desta produção a partir da materialidade encontrada no espaço urbano da periferia capitalista, especificamente o design (re)existência: a gambiarra brasileira, a desobediência tecnológica cubana, el hechizo chileno, entre outros. A partir disso, a proposta principal deste trabalho se torna a investigação de como o design (re)existência pode atuar através de uma pedagogia humanista, alinhada aos conceitos de decolonialidade e participação. E assim, impulsionar a criatividade desobediente e confrontante à hegemonia para a construção de uma consciência crítica da realidade latino-americana. Para tanto, estas práticas assumem o protagonismo de tecnologia política para alcançar o imaginário coletivo através da materialidade dos objetos. De maneira objetiva, a elaboração de uma proposta de uma contradisciplina para a formação acadêmica de graduação, possível de ser ampliada a nível internacional na América Latina e Caribe, tendo como base uma pedagogia encantada, uma pedagogia que afirma a vida. Como resultados, espera-se a formulação de um curso que estimule o conhecimento por parte dos estudantes das diversas e contraditórias histórias que compõem a América Latina e também o fortalecimento da comunidade do design comprometida com a autonomia e a liberdade da produção material e simbólica da vida neste território mestiçado, híbrido e sobretudo, resistente.
Recuperando la esencia cuestionadora y revolucionaria del campo del diseño, esta investigación parte del reconocimiento de parte de la historia de América Latina y el Caribe en una lectura decolonial, materialista y dialéctica. Luego, apoyándose en el método de doble crítica de Lao-Montes & Vázquez, desarrolla una crítica inmanente a la producción de la vida en América Latina y el Caribe y su relación con el diseño, así como una crítica trascendente, una interpretación subalterna de esta producción a partir de la materialidad encontrada en el espacio urbano de la periferia capitalista, específicamente el diseño (re)existencia: la gambiarra brasileña, la desobediencia tecnológica cubana, el hechizo chileno, entre otros. A partir de esto, la propuesta principal de este trabajo se convierte en la investigación de cómo el diseño (re)existencia puede actuar a través de una pedagogía humanista, alineada con los conceptos de decolonialidad y participación. De esta manera, puede fomentar una creatividad desobediente y que hace frente a la hegemonía, para construir una conciencia crítica de la realidad latinoamericana. Para ello, estas prácticas asumen el papel de tecnología política para acceder al imaginario colectivo a través de la materialidad de los objetos. El objetivo es elaborar una propuesta de contradisciplina para la formación académica de pregrado, que pueda expandirse internacionalmente en América Latina y el Caribe, basada en una pedagogía encantada, una pedagogía que afirme la vida. Se espera que los resultados sean la formulación de un curso que estimule a los estudiantes a conocer las diversas y contradictorias historias que conforman América Latina, así como el fortalecimiento de una comunidad de diseño comprometida con la autonomía y la libertad en la producción material y simbólica de la vida en este territorio mestizo, híbrido y, sobre todo, resistente.