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Informações gráficas nas embalagens de consumo
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1976). O trabalho analisa as informações gráficas nas embalagens, classificando-as em transporte e consumo, e investiga a estrutura e funções dessas informações para entender seu impacto ideológico e simbólico no contato com o consumidor.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Influences of digital transformation on employee experience design: a case study at Petrobras
A Transformação digital vem alterando significativamente as características de produção e consumo da sociedade nos últimos anos, impactando fortemente o cotidiano das pessoas, gerando novas experiências, e os processos das organizações, com automatizações e redução de custos. Neste contexto, as organizações procuram desenvolver mecanismos gerenciais para atrair e manter talentos em seus quadros, como uma boa definição de cargos e salários, sistema justo de recompensa, desenvolvimento de lideranças, entre outros. Alguns estudos procuram avaliar a satisfação do empregado a partir da percepção que eles apresentam sobre os mecanismos gerenciais adotados pela empresa (Ferreira, 2022). Contudo, é necessário evoluir na construção de alta satisfação por meio do projeto de melhores experiências (Brown, 2020). Assim, se por um lado há uma questão relevante e cada vez mais crítica para as organizações no que diz respeito à atração e retenção de talentos, por outro, a aplicação das tecnologias digitais nas rotinas de trabalho e nos processos organizacionais, parecem influenciar nesta questão (Morgan, 2017). Desta forma, esta pesquisa procura apresentar um conjunto de métodos, que parte do levantamento dos principais aspectos conceituais do fenômeno de transformação digital, apresenta os fundamentos de experiência do empregado e propõe um estudo de caso por meio de uma análise quantitativa qualitativa para avaliar os efeitos da transformação digital na experiência de seus colaboradores, sendo esse, o seu objetivo geral. Para atingi-lo são colocados quatro objetivos específicos e complementares: (1) levantar os principais aspectos do fenômeno de transformação digital; (2) fundamentar experiência do empregado; (3) desenhar e aplicar um método efetivo de verificação dos efeitos da transformação digital na experiência dos empregados e (4) Descrever as correlações encontradas entre a transformação digital e a experiência de seus colaboradores. Como principais resultados da pesquisa, foi encontrada uma alta correlação estatística entre a maturidade digital e uma boa experiência dos empregados, quando se faz uma análise por área de atuação, sendo esta correlação confirmada por meio de análises qualitativas.

Industrial Design and Assistive Technology: work perspectives for product design professionals
A tese teve como objetivo situar o Desenho Industrial como área pertinente e relevante à Tecnologia Assistiva, com perspectivas de atuação para o designer habilitado em projeto de produtos. Apresenta um panorama da área no Brasil e no mundo, com conceituações pertinentes, sua relevância, principais desafios, iniciativas que estão sendo empreendidas para saná-los e os grupos que estão atuando para isso. É feita contextualização sobre o público-alvo, o mercado e a indústria dos produtos assistivos. A partir de conceitos relacionados ao Desenho Industrial, são caracterizados atributos e atribuições dos designers e os diferentes âmbitos nos quais os profissionais são qualificados para atuar. Ao enfocar o projeto de produtos assistivos, destacam-se contribuições peculiares da atividade para a Tecnologia Assistiva. São identificados fatores que interferem ao longo da atuação, os quais devem ser reconhecidos e evitados, para que tais contribuições sejam efetivas. Por meio de pesquisa diacrônica, que compreendeu literatura multidisciplinar e representações de artefatos diversos, utilizados ao longo da história para fomentar a funcionalidade, foram identificados fatores que influenciaram as configurações dos produtos assistivos, bem como possibilidades que foram exploradas no design de produtos para pessoas com deficiência, que podem ser retomadas no contexto contemporâneo, com fins a reduzir os altos índices de insatisfação e abandono de produtos assistivos. A pesquisa sincrônica, por sua vez, foi realizada a partir de entrevistas com designers que atuam em projetos de produtos assistivos, da organização de opiniões as atitudes das pessoas com dificuldades funcionais em relação a projetos e produtos, e de empreendimentos bem-sucedidos no sentido de promover inovação em Tecnologia Assistiva, e que utilizam de métodos e profissionais de Desenho Industrial para isso. Tem-se, assim, a Tecnologia Assistiva como um campo que não apenas tem espaço para os profissionais de projeto de produto, como tem necessidades que competem as suas competências peculiares, e perspectivas para sua atuação. É recomendado o conceito de funcionalidade mais alinhado ao escopo de atuação do desenhista industrial. Propõe-se que sejam compreendidos como produtos assistivos aqueles que promovem a funcionalidade ao favorecer a seus usuários serem da forma como desejam e realizarem as atividades que valorizam. Considera-se que tal orientação aproxima e situa o Design na Tecnologia Assistiva; minimiza os vieses que atuam sobre as contribuições dos desenhistas industriais; amplia e diversifica as oportunidades de projeto e as perspectivas de atuação dos profissionais. A partir daí são propostas bases a partir das quais os designers devem atuar em prol da funcionalidade: certificação do público-alvo; seleção de tecnologia apropriada; colaboração de profissionais capacitados; atualização constante; e princípio de mutualidade. São apontadas trilhas de atuação, as quais os designers estão habilitados para exercer, que podem ser empreendidas de acordo com suas aptidões e motivações específicas: projeto; curadoria; capacitação; pesquisa; e consultoria. Finalmente, são indicados campos de atuação nos quais o desenhista industrial pode contribuir, pleitear serviços, parcerias ou atuação em projetos relacionados à Tecnologia Assistiva: instituições de atendimento especializado; instituições de ensino e pesquisa; empresas e startups; e em projetos de pessoas com deficiências.

Indústria, mercado e as possibilidades do desenhista industrial : projeto de um fogão residencial a gás
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre o papel do desenhista industrial na indústria e no mercado, considerando a posição do profissional como mediador entre as condições da indústria e as necessidades do mercado. Posteriormente desenvolve o projeto de um fogão residencial a gás.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Indicações para uma leitura semiótica da Lapa
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise do bairro da Lapa sob a ótica da semiótica, explorando suas relações com a função social do local.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Indeterminacy and argumentation in design according to Horst Rittel and Richard Buchanan
Nos sistemas culturais construídos pela humanidade, humanos e suas criações se influenciam mutuamente e juntos compõem o mundo feito pela humanidade. Nesse sentido, fundado pela heterogeneidade de indivíduos e grupos, os processos e resultados de design são capazes de impactar e reverberar diferentes dimensões dos arranjos que constituem as relações sociais do contexto. Estes processos e resultados também passam a compor o mundo humano, seguindo o princípio da mútua influência, de modo a reforçar as relações sociais anteriormente estabelecidas ou tensioná-las, a partir de novas articulações, para outras possibilidades de mundo. Contudo, essa dinâmica é cercada de indeterminação e lida com a diversidade por vezes conflitante de princípios e modos de pensar. Entendendo que o design não exclui a subjetividade dos atores e seus diversos interesses e perspectivas com relação ao projeto e ao próprio sistema cultural, como o design pode colaborar para que os atores lidem com as controvérsias que permeiam o processo? As relações sociais se tornam potenciais fontes de indeterminação e com isso a natureza argumentativa do design pode ser vista como um caminho tanto para o reconhecimento de falhas quanto para o aprimoramento das habilidades projetivas no processo social de projetar. Nesses termos, a presença de indeterminação e a persistência de argumentação para superá-la no processo de design são os epicentros para analisarmos as perspectivas de Horst Rittel e Richard Buchanan em um arranjo que privilegia o estudo das relações sociais na dinâmica do projetar. Rittel compreende a indeterminação em design como a natureza do problema, refletindo no modo de pensar dos designers. Por sua vez, Buchanan localiza a indeterminação a partir do assunto de estudo do design, devido a diversidade de perspectivas, princípios e a aplicabilidade potencialmente universal do pensamento em design. Multiplicidade de atores, argumentação como um aspecto do processo de design e concepção de design para além da profissão de designer são outros pontos dos autores. Minha hipótese é que o design, entendido como a capacidade humana de antever, articular e agir, é uma dinâmica social projetual pervasiva pela qual podemos maleabilizar as relações sociais que constituem o sistema social e o projeto. Esta pesquisa sustenta a força de antever, articular e agir do design, caracterizada pela maleabilidade de relações e pervasividade argumentativa de pensamento e discurso, enquanto lida com as questões capciosas e controversas que mobilizam os atores em torno do projeto. Portanto, o presente trabalho se baseia fortemente em uma revisão bibliográfica para identificar características da indeterminação, bem como a presença pervasiva da argumentação, com o intuito de delinear nossa hipótese de pesquisa e evidenciar fatores que incidem sobre o processo contemporâneo de design. Pretendo articular ideias e conceitos formulados a partir do campo do design como uma oportunidade para o estudo das relações sociais projetuais das sociedades contemporâneas.


Inclusão social através da Educação de Jovens e Adultos
Este projeto pretende transpor os muros da escola com uma ação que visa à conscientização da sociedade para a necessidade de incentivar a matrícula de novos alunos no Programa de Educação de Jovens e Adultos da cidade do Rio de Janeiro. Para isso foi, elaborada uma série de cinco cartazes modulares abordando este tema sob a forma de uma campanha.

In search of color: chromatic construction and graphic language in Brazilian chromolithographic labels from Arquivo Nacional and Biblioteca Nacional (1876-1919)
Esta pesquisa trata das estratégias de construção cromática numa técnica de impressão histórica, a cromolitografia, e sua aplicação na produção comercial brasileira. Praticada desde meados do século XIX até a primeira metade do século XX, a cromolitografia antecedeu o processamento fotoquímico da matriz que tornou a separação de cor mecânica e pragmática, com a adoção da quadricromia baseada em síntese de cor subtrativa, ainda em uso atualmente. A cromolitografia se caracterizava, principalmente, pela concepção e conjugação de múltiplas matrizes de litografia num complexo processo empírico de separação manual da cor desenvolvido por um profissional específico: o cromista. Este estudo se inicia numa visão geral do problema, onde situa-se a questão da reprodução de imagens coloridas e, nesse contexto, a técnica cromolitográfica, como foi praticada no mundo e no Brasil. A fim de constituir o objeto de pesquisa, recorreu-se a acervos públicos disponíveis na cidade do Rio de Janeiro Arquivo Nacional e Fundação Biblioteca Nacional. Nessas instituições, os primeiros impressos cromo-litográficos nacionais foram localizados e avaliados, além das coleções de rótulos de produtos brasileiros, onde soluções técnico projetuais elaboradas foram identificadas. O corpus de estudo se estabelece nas coleções de rótulos, com a seleção de um conjunto de 100 impressos produzidos entre 1876-1919, ilustrando uma ampla amostragem de técnicas cromolitográficas. De posse das informações levantadas na pesquisa técnica, são propostos métodos de identificação e análise da composição de cor e técnicas gráficas destas amostras, baseados na observação e registro microscópico. A partir dos resultados desta avaliação, propõe-se uma primeira compreensão técnica e conceitual do material, discutindo relações culturais entre a indústria, o design e o consumo. O resgate deste acervo se situa na área da cultura material, através da pesquisa de efêmeros e investigação das linguagens visuais derivadas de abordagens técnico produtivas. Busca-se contribuir para o campo da história do design brasileiro e sua memória gráfica como área do conhecimento. A tese reúne informações que auxiliam os pesquisadores destas áreas na identificação técnica da cromolitografia e conduz uma reflexão crítica sobre as concepções de cor praticadas na impressão colorida.


Imprinta, uma gráfica para designers
A presente dissertação tem como objeto de estudo a Gráfica Imprinta, criada a partir de um projeto cuidadosamente elaborado por seus mentores Aloísio Magalhães e Arnaud Torres, com o objetivo de atender, principalmente, aos designers gráficos do Rio de Janeiro. Enfocando o período de 1969 a 1989, que compreende a trajetória da Empresa desde sua concepção até a mudança de administração, o trabalho se insere na história da evolução da Indústria Gráfica no Rio de Janeiro. Aborda o período que se inicia com a formação dos alunos da Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI UERJ, em 1963, até a década de 1980, com a consolidação da tecnologia offset, como principal forma de impressão em nosso país. Partiu-se da premissa de que a conjuntura tecnológica pode influenciar no processo de desenvolvimento de um impresso e, também, de que os designers podem interceder no processo evolutivo de uma gráfica. Numa primeira fase foi feita uma pesquisa exploratória na qual entramos em contato com ex-alunos formados pela ESDI, durante a primeira década de seu funcionamento, que apontaram a Gráfica Imprinta como referência de serviços diferenciados. Passando esta, a ser o foco da pesquisa, abordamos seu idealizador, Arnaud Torres, bem como, mais sete designers e dois antigos funcionários. Os profissionais que participaram da pesquisa, nos forneceram dados por meio de entrevistas não estruturadas, que ocorreram entre junho e agosto de 2007, foram gravadas e posteriormente transcritas e analisadas. Elaboramos um acervo iconográfico que se refere, tanto à história da Imprinta como também, documenta parte da produção de alguns designers e a indústria gráfica da época. Consideramos que a história da Gráfica Imprinta demonstra que, naquele momento de transição da tecnologia, a disponibilidade nela encontrada pelos designers para sua experimentação no campo da produção e a troca de conhecimento que ali se verificou, produziram crescimento em termos técnicos e teóricos para todos os envolvidos, bem como, incremento na qualidade dos impressos ali executados e otimização de projetos gráficos futuros


Impresso no Pará: 1820-1910 A memória gráfica como composição do espírito de época
Este trabalho tem por objetivo investigar a história do produto impresso no Pará no século XIX. Para tanto, foi realizado o mapeamento das oficinas tipográficas que operaram no período e sua produção. Partiu-se do levantamento bibliográfico sobre o tema e de pesquisas em bibliotecas e arquivos no Rio de Janeiro, Belém e São Paulo, elencando jornais, almanaques, cartazes, cartões postais, impressos oficiais tais como editais, ofícios e relatórios, reunindo material visual relativo ao período. Foram desenvolvidas metodologias para a visualização das questões pertinentes ao material coletado, do qual foram selecionados exemplos relevantes, analisados a partir da sua configuração gráfica. Associando-se aos estudos dedicados à memória gráfica, procurou-se relacionar os temas do design gráfico aos contextos socioeconômicos e à influência da evolução tecnológica na configuração gráfica dos impressos. Foram considerados autores clássicos no campo do design gráfico, como Michael Twyman; estudos em cultura material; e o Capitalismo Tipográfico, desenvolvido por Benedict Anderson. Oficinas tipográficas são empreendimentos industriais capitalistas, logo a atuação dos tipógrafos e os impressos que produzem são fruto de relações sociais e econômicas pertinentes ao momento histórico em que estão inseridos, ao mesmo tempo que contribuem para a construção do espírito de época.


Impressions of Amazonas (1851-1910): graphic memory and the design of the printed communication circuit
A motivação para a realização desse trabalho partiu da identificação, pelo autor, da oportunidade de se avançar em pesquisas sobre a produção gráfica na Amazônia como contri- buição para a história do design e da cultura material brasileira. Pretendeu-se, especificamente, descrever o processo de instalação e desenvolvimento da atividade de produção gráfica no Amazonas de 1851 a 1910. A base metodológica adotada inspira-se nos estudos que vêm sendo produzidos pelo grupo Memória Gráfica, a partir dos quais foram aprimorados procedimentos e técnicas de coleta, análise e fichamento dos artefatos estudados. A maior parte dos produtos impressos analisados são jornais, além de edições e folhetos governamentais, revistas, almana- ques, anúncios e efêmeros. A despeito da heterogeneidade dos artefatos encontrados e do amplo recorte temporal, procurou-se unificar o modelo de registro para preservar os diferentes dados sobre a sua produção gráfica e o circuito profissional ao qual pertencem. O que permitiu à in- vestigação, junto a diversas referências e trabalhos, articular o estudo em três arcos que buscam caracterizar melhor as etapas de desenvolvimento da atividade gráfica amazonense, a saber: (I) nascente impressa – fase inicial com os primeiros marcos desde a instalação da pioneira oficina tipográfica (1851) e o surgimento dos primeiros agentes do circuito de comunicação impressa até a fixação de atividade e início da diversificação do produto impresso tendo como marco o registro de uma das primeiras edições literárias do Amazonas (1869); (II) o estabelecimento tipográfico em dois tempos – etapa observada a partir de um número maior de fontes dispo- níveis, quase sempre jornais, e neles os anúncios, notas e informações gráficas a partir de 1870 até 1889, que propiciaram uma narrativa mais detalhada sobre os profissionais gráficos, e a expansão e modernização do circuito, apesar da permanência de antigas limitações; (III) im- pressões da belle époque – período de intensas trocas comerciais e de grande progresso material em Manaus com reflexos direto na ampliação, modernização e especialização da atividade gráfica a partir do uso de novos processos de impressão, composição e reprodução da imagem, que exigiram maior planejamento dos produtos impressos publicados com grande perícia e melhor acabamento de 1890 a 1910. A tese propiciou ainda a organização e visualização de cenários e informações produzidas a partir dos registros nas fichas e de apontamentos tomados de outras fontes, como o extenso uso da plataforma da Hemeroteca Digital da Biblioteca Na- cional. Ao se estudar a memória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa no Amazonas observou-se a ampliação e diversas mudanças na paisagem tipográfica e na cultura impressa local no intervalo de apenas 60 anos. Um movimento que o trabalho captou em diver- sas impressões que também fazem a crônica do desenvolvimento econômico, social e cultural da região amazônica.


Impressão de livros sob demanda: o design como ponte entre distintos registros produtivos
A presente dissertação trata de um estudo sobre produção de livros sob demanda em dois momentos distintos da indústria gráfica. Apresentamos uma abordagem histórica do percurso do livro, segundo seus atributos materiais e tecnológicos, que marcaram a transformação de seu caráter fabril de micro e pequena escalas à produção em massa. Ao analisar referências manufatureiras de tiragem limitada do livro no âmbito da impressão tipográfica e digital, observamos o papel que o design é capaz de exercer, representando uma conexão entre esses dois registros técnicos intrinsecamente diferentes. Através da utilização de um modelo descritivo de obras sob o ponto de vista do design gráfico, buscamos pontos de convergência e divergência passíveis de auxiliar na compreensão do atual contexto de transição por que passa o mercado editorial.

Importância das Interfaces Computacionais na Percepção de Valor no uso de Agentes Conversacionais
Uma tendência significativa é a integração crescente em dispositivos multicanais, especialmente chatbots em aplicativos de mensagens (Large Language Models - LLMs), que oferecem maior personalização e valor para clientes e empresas. Segundo relatórios, 64% dos consumidores preferem texto à voz. Em um mundo digital diverso e hiperconectado, especialmente devido à ampla faixa etária de usuários, os agentes conversacionais (ACs) baseados em IA e os chatbots estão se tornando mais integrados, diminuindo barreiras de adoção e proporcionando respostas personalizadas e reconhecimento de estados emocionais. Esses sistemas podem aprimorar serviços de marketing e interações entre consumidores e organizações, cocriando valor entre o AC e os usuários, impactando o valor-em-uso cocriado entre o AC e a base de usuários. Além disso, as experiências digitais permitem que os consumidores sejam produtores, promotores e consumidores de informações, especialmente através de mídias sociais variadas, como vídeo, texto e imagens.
(em andamento)


Imersidão
A arte como experiência de comunicação: “Imersidão” é um projeto de natureza teórico-prática que pretende instigar a reflexão acerca da exploração da intimidade e o que significa torná-la pública. É uma investigação que busca entender até onde ela pode levar e como compartilhá-la pode gerar novas conexões, tanto para o criador como espectador, que também faz parte da obra.
Por intermédio da criação de uma narrativa audiovisual, que perpassa por ideias ‘bataillanas’ em relação ao erotismo, o projeto constrói uma abordagem que expõe a relação de intimidade entre casal, na qual há uma total abertura do íntimo de cada um. O projeto busca ratificar como, principalmente em tempos de quarentena e isolamento social, a intimidade torna-se o próprio alvo e aliado do processo criativo: ela é o recurso confrontado em tempos de confinamento.
A construção do filme é marcada pela representação visual de conceitos intangíveis e inaugura uma ideia de verosimilhança, uma vez que foi realizada por um casal que divide, de fato, uma vida íntima, sem nenhum tipo de encenação e inexistência de um roteiro prévio durante as filmagens. Além disso, este trabalho investiga o processo metodológico envolvido na concepção e desenvolvimento de uma narrativa coerente. Vale ressaltar que o produto final desse projeto não é o filme em si, mas a forma como ocorreu sua construção, explicitada através da descrição das etapas envolvidas nos métodos de trabalho que descobri, elaborei, intuí ou aprendi.


Imagens possíveis
Este projeto busca investigar e questionar a relação do fenômeno da produção e representação de imagens. Tendo como ponto de partida o estudo da trabalhos cujo valor e existência são estabelecidos dentro de um universo intangível, colocando assim em evidência a frágil relação entre presença, representação da presença e efemeridade, o projeto, em verdade uma proposta de trabalho contínuo, procura discutir, dentro do contexto das novas mídias, de que forma, através das imagens, nós nos relacionamos com o presente, a memória e a experiência em um mundo que se torna, através da tecnologia, predominantemente imaterial. A investigação relativa a esse trabalho foi desenvolvida a partir de duas vertentes: uma de caráter crítico/teórico e outra, paralela, de caráter mais experimental e propositivo, esta com objetivo de enriquecer e abrir o trabalho teórico a diferentes possíveis pontos de vistas e confrontações. Enquanto exploração propositiva, um exemplar de 13 folhas contendo pequenas indicações de ações ou visualizações foi entregue a um grupo variado de pessoas. No momento da entrega, a única contrapartida solicitada era de que essas indicações fossem lidas e, se possível, vivenciadas. Quanto ao trabalho teórico, este ficou aberto à inserção de referências, reações ou ausência de reações decorrentes de exploração propositiva que pudessem juntar-se à pesquisa iniciada individualmente.

Imagem empresarial para um pronto-socorro clínico
Tese (hoje TCC) da diplomação na Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste na criação de uma nova identidade visual para um pronto-socorro clínico, visando ser discreta, porém marcante.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Imagem de marca e publicidade
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1969) que versa sobre as características das imagens de marca. Aborda questões como a importância da personalidade e significado dos produtos em anúncios, a relação dos consumidores com a marca e como essa percepção pode ser influenciada.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Iluminação para trabalho
Tese (hoje TCC) da diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1972) aborda aspectos técnicos sobre a iluminação como física da luz, controle, luz e cor, quantidade e qualidade. Posteriormente propõe um sistema de iluminação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Iluminação de interiores
Tese (hoje TCC) para diplomação de Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1970) que versa sobre a iluminação de interiores, considerando temas como espectro de luz, tipos de luz, conforto visual, visibilidade e sistemas de iluminação.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Illustrated architectural experience: possibilities for graphic representation of intangible design intentions
Uma vez descrita a inquietação que deu origem ao presente projeto, pode-se determinar como objetivo geral de pesquisa investigar como representar graficamente intenções projetuais de ordem emocional e psicológica, buscando desenvolver novos métodos e estratégias para a comunicação visual desses elementos intangíveis no processo de projeto de arquitetura. Como objetivos específicos, aqueles que serão gradativamente atingidos ao longo da pesquisa, podemos citar (a) revisar a literatura acadêmica sobre arquitetura emocional, psicologia ambiental e representação gráfica na arquitetura, de forma a conhecer o que já foi produzido sobre o tema; (b) realizar uma análise crítica da representação gráfica de projetos arquitetônicos existentes que foram bem-sucedidas em expressar elementos intangíveis de ordem emocional e psicológica, afim de conhecer estratégias já consolidadas; (c) conduzir uma pesquisa empírica com estudantes de arquitetura para explorar suas percepções e abordagens ao representar intenções emocionais e psicológicas em seus projetos, com forma de propor novas formas de representação ainda não exploradas.


Identidade visual da exposição Atravessar o Presente


Identidade Carioca: Resgate a História Cultural
O projeto monográfico “Identidade Carioca: resgate a história cultural”, de José Joaquim de Barros desenvolveu um vídeo que faz parte de uma exposição transitante que conta a história da Revolta da Vacina, tendo como base a busca pela cidadania e pelos direitos de autonomia individual. Assim, sobre a reflexão temática da identidade de um povo construído a partir da história de uma determinada sociedade e suas transformações sofridas ao longo do tempo, a ideia foi resgatar a história cultural da cidade do Rio de Janeiro por meio de situações e manifestações em que se buscou cidadania. Portanto, a proposta foi desenvolver um projeto sobre um dos momentos mais tensos e intensos da história do Rio de Janeiro de busca pelos direitos e democracia. Contudo, foi desenvolvido uma seção do que seria uma exposição itinerante destinado a ser apresentada em ruas da cidade sobre a busca pela cidadania popular durante a Revolta da Vacina.

Iconografia do médio São Francisco
Tese (hoje TCC) da diplomação de Programação Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1973) consiste em uma análise profunda sobre a iconografia e a sinalização encontradas no Médio São Francisco, parte do Vale de São Francisco, e o que as originou.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Iconicity in André Vallias’ design: an analysis based on semiotics
Esta pesquisa explora a influência da prática poética de André Vallias na sua atividade como designer pela produtora Refazenda, focalizando nas interações entre essas duas áreas. O objetivo geral é evidenciar as interseções entre poesia e design em suas produções e como o pensamento decorrente desta prática, especialmente a partir do seu conceito de diagrama, se manifesta em sua atuação. Adotando a semiótica de Peirce como referencial teórico, este estudo de caso investiga como elementos verbais, visuais e interativos se integram nas suas criações, buscando compreender reverberações recíprocas entre a poesia experimental e o design contemporâneo. A metodologia adotada é qualitativa e combina a análise semiótica das produções da Refazenda com a entrevista concedida pelo poeta e designer. Da amostra constituída pelas publicações disponíveis no site da produtora, seis das mais representativas para os interesses da pesquisa foram selecionadas para a análise baseada nas dimensões sintática, semântica e pragmática. A entrevista com o designer forneceu uma visão aprofundada sobre suas influências e práticas, ajudando a contextualizar os dados obtidos nas análises por meio da triangulação. Os resultados revelam que a prática poética de Vallias é um fator determinante em suas produções de design, evidenciando a perspectiva integradora de uma linguagem híbrida. A análise demonstra como a iconicidade, uma propriedade eminentemente associada ao signo icônico e à categoria de primeiridade de Peirce, molda a estética, as potencialidades de significação e a pragmática das produções, revelando a interseção entre poesia e design. As conclusões da tese ressaltam a relevância da prática poética no design gráfico de Vallias, identificando a adoção de perspectivas criativas na combinação de diferentes mídias. O trabalho contribui para a compreensão teórica sobre os cruzamentos entre poesia e design e não apenas amplia o conhecimento sobre a influência recíproca dessas áreas, como também destaca a importância da abordagem interdisciplinar na análise de suas práticas.
