Projects

Coordenação modular dos componentes da cozinha
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre projetar uma cozinha com componentes padronizados, evitando problemas como perda mínima de espaço, valorizando flexibilidade e aspecto visual de ordem.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Pino para tomada de força, análise e utilização do assento : projeto de uma cadeira para barbearia
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) versa sobre desenvolver um pino para uma tomada de força que será utilizado numa linha de aparelhos. O projeto objetiva também desenhar uma cadeira para barbearias.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Aspectos da implantação do "Fiberglass" no Brasil
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre o uso e implantação da fibra de vidro no Brasil
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Considerações sobre as relações funcionais do programador visual em uma empresa editorial
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1967) consiste na análise da produção de uma revista, reforçando a importância do papel do programador visual em uma empresa editorial e sua atuação entre o planejamento e o preparo para a produção.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Estante modulada
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre a construção de uma estante modular com foco no material nylon para uso doméstico, tendo como publico alvo crianças.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Estudo de carrocinha para coleta de lixo público : projeto DLU
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre a construção de uma carrocinha para coleta de lixo nas vias públicas.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Fechadura. Cofre de parede.
Tese (hoje TCC) para diplomação em Desenho Industrial da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre os diferentes modelos de fechaduras e seus avanços ao longo da história. Aborda questões relacionadas aos design de produto e o privilégio da função em relação a estética.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.


Planejamento de um sistema de comunicação interna para hospitais : projeto de uma estação de chamada
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre como o desenhista industrial pode atender às necessidades da comunidade hospitalar através do desenvolvimento de produtos industriais adequados. O trabalho aborda questões relacionadas ao ambiente hospitalar e à integração dos diversos elementos complexos presentes nesse contexto.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

Indústria, mercado e as possibilidades do desenhista industrial : projeto de um fogão residencial a gás
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1966) que versa sobre o papel do desenhista industrial na indústria e no mercado, considerando a posição do profissional como mediador entre as condições da indústria e as necessidades do mercado. Posteriormente desenvolve o projeto de um fogão residencial a gás.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

A comunicação visual na educação da linguagem da criança surda
Tese (hoje TCC) para diplomação de Programador Visual da Escola Superior de Desenho Industrial (1966) que versa sobre a educação infantil, a percepção dos sentidos e as relações com a comunicação visual. Aborda questões como métodos visuais de educação, oralismo e leitura labial para crianças surdas.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

O ônibus urbano
Tese (hoje TCC) para obtenção de diplomação em Desenho Industrial (1967) que versa sobre a construção de um assento para ônibus urbanos. O trabalho aborda os principais problemas existentes, o contexto histórico e as etapas de desenvolvimento do projeto.
NOTA: Este resumo foi redigido para fins de disponibilização digital do acervo da ESDI e não consta no documento original. Este item do acervo foi disponibilizado através do projeto Arquivo ESDI: História do Design via redes digitais de conhecimento aberto.

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Exposições e museus inclusivos: para quê e para quem?
Uma exposição acessível deve estar ciente das diversas deficiências, que são muito variadas, e cada uma com a sua especificidade. É necessário que o ambiente possua alguns recursos de tecnologia assistiva, para que pessoas com deficiência (PcD) possam ter a mesma possibilidade de acesso dos demais visitantes. Tecnologia assistiva (TA) é uma expressão que abrange todos os recursos e serviços destinados a melhorar as habilidades funcionais do PcD, promovendo uma vida independente e a inclusão social. Alguns exemplos são audiodescrição, interpretação em Libras, textos em braille e linguagem simplificada. É urgente superar as barreiras físicas, sensoriais, cognitivas, comunicacionais e atitudinais que impedem o pleno acesso das pessoas às exposições culturais, científicas e educativas. Com essa pesquisa, pretendo contribuir para a difusão de aprendizados e boas práticas para a acessibilidade na expografia. A pesquisa tem o objetivo de investigar se e como projetos expográficos incorporaram a acessibilidade ao longo dos últimos 10 anos, a partir de um diagnóstico de projetos expográficos executados em diferentes museus do estado do Rio de Janeiro. As análises serão realizadas a partir de pesquisas sobre acessibilidade e design universal.


Evaluation of performance indicators in the user experience of digital financial products
O projeto investiga a aplicação e a eficácia de métricas de UX (User Experience) em produtos financeiros digitais, com foco no ambiente das fintechs. A partir da crescente centralidade do usuário no setor, impulsionada por tecnologias e metodologias ágeis, a pesquisa busca compreender quais indicadores são mais eficazes para mensurar a experiência do usuário e como podem ser integrados de forma prática nos processos dos tempos de produto. A metodologia adotada é o Design Science Research (DSR), que orientará o desenvolvimento e validação de um framework de medição de UX com base em revisão sistemática da literatura, análise de métricas existentes e testes práticos com o tempo de Design do PicPay, fintech onde a pesquisadora atua. A relevância da pesquisa reside na necessidade de comprovar o valor do design com dados acionáveis e metodologias claras, promovendo melhorias contínuas na experiência digital dos usuários e contribuindo para a inovação no setor financeiro. A pesquisa é fundamentada em autores como Diniz (2019), Norman (2006), Albert & Tullis (2013), Greever (2021), entre outros.


Building a strategy for tackling structural racism in Brazilian design
Embora o design exerça papel fundamental na construção de visualidades e representações culturais, suas bases modernistas seguem reproduzindo estruturas racistas, eurocentradas e excludentes. No Brasil, essas práticas acentuam a invisibilidade de designers negros e a homogeneização das identidades, ignorando as complexidades raciais da sociedade. Ainda que se observe, nos últimos anos, um movimento de resistência protagonizado por designers negros que reivindicam seus lugares de fala e saberes próprios, nota-se a ausência de pesquisas que investiguem, de forma sistemática, como essas práticas podem contribuir para o enfrentamento do racismo estrutural no design. Este estudo tem como objetivo analisar que maneiras projetuais afrorreferenciadas e contracoloniais, desenvolvidas por designers negros, podem confrontar o racismo estrutural no design brasileiro e reconfigurar suas visualidades. Buscar identificar influências culturais mobilizadas nesses projetos, explorar o papel do pensamento contracolonial no fortalecimento do lócus social negro e propor estratégias que valorizem e empoderem essas identidades. A metodologia é qualitativa, composta por análise temático-visual de produções de 15 designers negros, vivências territoriais em contextos afro-brasileiros e experimentações colaborativas. Parte-se da hipótese de que práticas ancoradas em perspectivas contracoloniais são capazes de resgatar heranças culturais, proporcionar visualidades contra-hegemônicas e gerar táticas de enfrentamento ao racismo. A pesquisa tem potencial para reposicionar a negritude como ponto de partida epistêmico, político e estético, propondo caminhos para um design mais justo e plural.


Experiências de uma andarilha: Imersões e colaborações em meio às práticas de design anthropology

Symbiosis: a proposal for a board game to aid learning and socialisation among autistic and neurotypical primary school students
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo a elaboração de uma metodologia que permita a criação de práticas pedagógicas lúdicas capazes de dar apoio ao aprendizado acerca de temáticas socioambientais e à socialização entre estudantes autistas e neurotípicos do Ensino Fundamental I, tal qual os artefatos escolhidos para corroborar a defesa dessas práticas, isto é, um jogo de tabuleiro educativo interdisciplinar com elementos inspirados no Candomblé e nas tradições dos povos originários. A pesquisa inicial desta tese bordou uma revisão sistemática da literatura sobre gamificação e métodos para desenvolver design de jogos educativos. Em seguida, foi realizada uma análise dos modelos de criação existentes, assim como o impacto que o uso de jogos como apoio de material didático pode exercer sobre o engajamento dos alunos durante as aulas. Além disso, foram feitas pesquisas para definir o conteúdo do jogo, desde em relação às diretrizes educacionais atuais para Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, até informações a respeito do Candomblé, tradições dos povos originários brasileiros e de autismo na infância. Dessa forma, foi possível sugerir melhorias e propor um novo modelo de design de jogos educativos, considerando o objetivo desta tese de mestrado. A fim de comprovar a aplicabilidade dos artistas em questão como ferramenta auxiliar no ensino de conhecimentos sobre a esfera socioambiental, os testes foram realizados com alunos autistas e neurotípicos do 5º ano de uma escola pública no município do Rio de Janeiro-RJ. Segundo os critérios de avaliação estabelecidos durante a pesquisa de mestrado, a interpretação dos resultados permitiu a conclusão de que o jogo de tabuleiro foi bem recebido pelos estudantes e é capaz de contribuir positivamente tanto para o processo de socialização entre os alunos, quanto para o ensino leve e divertido sobre temáticas socioambientais.


Service Design as a Tool for Diagnosing and Redesigning Public Services
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a utilização de métodos e técnicas de Design de Serviços como ferramenta de avaliação da qualidade dos serviços públicos, no contexto do alinhamento da oferta de serviços com a política pública à qual está vinculada, fornecendo subsídios para seu redesenho.


Cartazes Pavão


Humanidade Artificial



Objects of residual creation: creative processes in design as a facilitating device for awareness and social dialogue
A pesquisa pretende investigar as possibilidades e características de objetos-processo de design, propostos com o nome de objetos de criação residual durante minha pesquisa de mestrado. Tais objetos são trazidos aqui como parte do processo de entendimento acerca de uma realidade externa, dando-se como resultado secundário e consequência material de um pensamento abstrato ou como reflexo da percepção de um contexto ou ambiente.


Party, space and meeting: insistence tactics amid the turbulence of a pandemic
Partindo da pergunta "O que acontece com a roda quando não pode fazer roda?", o estudo é uma investigação sobre adaptações realizadas por coletivos no sentido de garantir que festas e festejos populares se mantivessem ativos durante e após a pandemia de Covid-19. Percebeu-se nestas adaptações – as quais ultrapassam o contexto pandêmico – foco especial no engajamento dos sujeitos em garantir a sobrevivência das pessoas a partir de redes de apoio, em criar espaços de encontro e em manter a continuidade da tradição para as novas gerações. Através dessa análise, a pesquisa faz uma leitura de um design-verbo que atravessa a vida cotidiana e o território, em um processo de elaboração contínua do presente, em alternativa à concepção do termo atrelado ao projeto e ao planejamento de uma condição futura. Sugeriu-se, assim, que indivíduos e coletivos desenham continuamente formas de insistir e de garantir a viabilidade da vida em contextos de precariedade e emergência e que festas e festejos participam do desenho da cidade, material ou imaterialmente.
