Projects

As experiências periféricas em artes e o ensino em design
Esta pesquisa tem por objetivo primário investigar as trajetórias e produção de designers e artistas contemporâneos periféricos visando à formulação de novas abordagens pedagógicas para escolas de design, buscando compreender o que seria possível para a pedagogia do design aprender com experiências artísticas de origens e referenciais periféricos, assim, refletir sobre o que a educação formal em design poderia absorver de práticas informais, que contribuem para a reflexão sobre os desafios do mundo contemporâneo, em especial, a colonialidade.


Projeto escola: as professoras como designers
Neste estudo, o objetivo é aprofundar a compreensão sobre o papel das professoras como designers e desenvolvedoras de projetos escolares. Inicialmente, a pesquisa buscará investigar os processos e as inspirações que orientam as docentes na criação e implementação de projetos em suas salas de aula. Reconhece-se que o design é uma ferramenta já empregada pelas educadoras e que o pensamento projetual, sendo uma forma de inteligência acessível a todos, pode ser aprimorado através de treinamento (CROSS, 2011). Em seguida, a pesquisa visa explorar maneiras de colaborar com as professoras no uso do design em suas práticas diárias. Além disso, será analisado como essas docentes utilizam o design para inovar, afastando-se das metodologias tradicionais e das abordagens expositivas, com destaque para como a reorganização do ambiente escolar pode promover a quebra de hierarquias e o protagonismo dos alunos.
