--gray-1
--gray-2
--gray-3
--gray-4
--gray-5
--red-1
--red-2
--red-3
--red-4
--red-5
--yellow-1
--yellow-2
--yellow-3
--yellow-4
--yellow-5
--green-1
--green-2
--green-3
--green-4
--green-5
--blue-1
--blue-2
--blue-3
--blue-4
--blue-5
--purple-1
--purple-2
--purple-3
--purple-4
--purple-5

André Ribeiro de Oliveira

Graduação em Engenharia Eletrônica pela UFRJ, mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutorado em Engenharia de Produção, ênfase em Gestão da Inovação, pela COPPE/UFRJ. Desenvolve conhecimento teórico e prático sobre as questões organizacionais afetas à inovação sob seus diferentes aspectos, ou seja, a inovação de produto, de processo, de mercado, e de modelo de negócios, especificamente no que concerne a abordagem baseada nos conceitos do Design. Busca habilitar alunos em atuar tanto nas questões acadêmicas que constituem o campo de pesquisa quanto nas questões práticas que se observam em ambiente empresariais com características culturais, históricas, técnicas e mercadológicas, buscando com isso, intervir na sociedade com critérios de inovação, responsabilidade socioambiental e empreendedorismo. Procura abordar os conceitos centrais do design em questões afetas ao processo de inovação empresarial, tendo como base metodológica a Ciência do Design (ou na expressão original, a Design Science), que busca a geração de conhecimento no processo de concepção de artefatos para a resolução de problemas de natureza prática.

 

 

Orientador / Co-orientador
PPDESDI Mestrado

Critérios de inclusão de componentes em Design System

Resumo

Jonatas Guerci Maia
PPDESDI Mestrado

Processos de gestão de design no desenvolvimento de sistemas de interfaces digitais

A disciplina de Design surge da necessidade de padronizar artefatos para que houvesse uma produção em massa. Desde processos como a prensa de Guttemberg, passando pela revolução Industrial, essa preocupação se faz presente no pensamento projetual das pessoas envolvidas na produção desses artefatos. É possível observar outros momentos históricos onde o designer, projetista, precisou se associar a outras pessoas que gerenciam a máquina que permite a produção em massa. Hoje, essa relação se dá entre designers e engenheiros de software na criação de interfaces que permitem a interacão humano-computador.

Com um sistema de componentes, o trabalho de engenheiros e designers se torna mais rápido e sustentável ao longo do tempo. Dado que os componentes mais básicos, como botões e campos de texto, são facilmente replicáveis em suas múltiplas aplicações. A criação de um sistema de design associada a implementação de componentes de interface resulta em um sistema de design de interação que simplifica a criação de produtos digitais e faz com que as equipes tenham controle sobre o negócio (KHOLMATOVA, 2017).

Nos últimos anos surgiram tecnologias que permitem a replicação de componentes de interface do usuário. Essas tecnologias trouxeram uma nova forma de desenvolver produtos digitais baseada na sistematização do design de interação. Sistematização que surge da interação de designers e engenheiros e é amplamente conhecida pelo termo Design System (sistema de design).

Jonatas Guerci Maia