Formas da História: Um outro olhar sobre a cidade e seus contornos

A História, como todas ciências humanas, é um campo de disputas, um “lugar” no qual se constrói conhecimento a partir de escolhas do que deve ser lembrado e do que precisa ser mantido no esquecimento. Para pensar as muitas formas da História, essa aula irá propor um novo olhar sobre a cidade do Rio e seus contornos, com o intuito de dar voz a espaços e memórias silentes.

Ynaê Lopes dos Santos é bacharel e licenciada em História pela USP. Tem mestrado e doutorado em História Social também pela USP, com pesquisa sobre história da escravidão urbana nas Américas. Atualmente é professora da Escola de Ciências Sociais do CPDOC-FGV, e coordenadora do Laboratório de Estudos Étnico Raciais LEER-FGV. Entre os anos de 2015 e 2018 foi a Coordenadora Institucional do PIBID da CAPES da História-FGV, e Coordenadora do Curso de Licenciatura em História. Suas pesquisas versam sobre a questão negra nas Américas e também sobre o ensino das Histórias africanas no Brasil, áreas nas quais concentra sua produção acadêmica. É autora dos livros Além da Senzala (Hucitec, 2010) e História da África e do Brasil Afrodescendente (Pallas, 2017).