Consultores

Alessandro Valério

Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do NEXUS - Hub de Inovação do Parque Tecnológico São José dos Campos. Empreendedor e consultor de desenvolvimento de negócios e planejamento estratégico. Administrador de Empresas com Doutorado e Mestrado em Design pela ESDI/UERJ e Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal Fluminense, PPGE/UFF. Foi gestor da Incubadora de Empresas de Design da ESDI/UERJ de 2013 a 2021, responsável pelo desenvolvimento de ações de coordenação de projetos e orientação aos empreendedores. Ocupou a coordenação da ReInc - Rede de agentes promotores de empreendimentos inovadores do Rio de Janeiro. Experiência de mais de 15 anos na área acadêmica tendo atuado na Fundação Getúlio Vargas como coordenador interno, e como consultor em outras universidades. Professor em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu nos seguintes temas: empreendedorismo, gestão de negócios em design, gestão de projetos, inovação, criatividade e Economia Criativa. É pesquisador de desenvolvimento estratégico do Laboratório de Design de Tecnologias Assistivas da ESDI/UERJ e líder do Grupo de Pesquisas Lattes Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Tecnológico em Design de Tecnologias Assistivas - UERJ.

Beatriu Canto Sancho

Doutora (Ph.D.) em Economia pela London School of Economics, Londres, mestre em Economia e Finanças pelo Centro de Estudios Monetarios y Financieros, Madri e graduada em Economia e Administração pela Universistat Pompeu Fabra, Barcelona. Desde 2013 é professora do Departamento de Economia da PUC-Rio e pertence a Coordenação de Ensino de Empreendedorismo da PUC-Rio. 

No momento, está envolvida em diferentes atividades relacionadas com o campo de Negócios de Impacto Socio-ambiental: consultora da incubadora de negócios sociais da Asplande e Social Starters, representante da PUC-Rio no ecossistema do Rio de Impacto, participante do programa Ashoka Commons Brasil 2019 sobre Inovação Social nas instituições de ensino superior e participante de diversas bancas relacionados com projetos de impacto social (Shell Iniciativa Jovem, FAPERJ).

Clarisse Stephan 

Advogada. Professora de Direito Empresarial e Propriedade Intelectual da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Direito Econômico, cursou o Doutorado em Sociologia e Direito sobre Negócios Sociais. Desenvolve trabalhos e pesquisas em Economia Criativa.

Gabriel Vasconcellos 

Gerente de Venture Builder (Consultoria de Inovação) no Distrito, hub de inovação para empresas, startups e ecossistema de empreendedorismo. É ainda Consultor de Startups da incubadora do Instituto Gênesis da PUC-Rio e Professor do curso Negócios de Impacto Socioambiental, da PUC-Rio. Facilitador da metodologia internacional Active Citizens, do British Council, e de Design Thinking. É também mentor de startups em programas de aceleração.  Foi Coordenador de Inovação e Novos Negócios do CIEDS, atuando na articulação de parcerias, captação de recursos e gestão de projetos de impacto social. Cofundou e foi CEO da Carpa Consultoria de 2014 a 2018. Foi consultor de startups na incubadora Rio Criativo.  Trabalha desde 2009 com gestão e educação corporativa e, desde 2012, com consultoria, tendo atuado como Gerente de Projetos de Marketing Digital e em posições de liderança na Empresa Júnior PUC-Rio. Participou ativamente da organização AFS Intercultura Brasil como gestor e treinador.

Especialista em Gestão Empreendedora com MBA pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui ainda formação em Consultoria Organizacional (FGV) e em Corporate Venture (Insper).

Geiza Rocha

Especializada em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP/ Harvard). Pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela ESPM e graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Atua como secretária geral do fórum de desenvolvimento - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Coordena o trabalho de oito câmaras setoriais que se reúnem para desenvolver propostas para o Legislativo focadas no desenvolvimento econômico sustentável do estado. Coordena a Agenda Ambiental da Alerj. Apresenta o programa Rio em Foco na TV Alerj e é ancora do Podcast Mulheres Sustentáveis.

Inessa Laura Salomão

Economista pela USP, doutora e mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (2013), foi Diretora de Administração e Planejamento do CEFET/RJ, e é professora do curso de Engenharia de Produção do CEFET/RJ. Desenvolve pesquisa científica, atua em projetos de pesquisa e extensão. Fundadora da Rede ITCPs, participou nos últimos 20 anos do movimento de incubadoras brasileiro e atua no ecossistema de impacto no Rio. Atuais linhas de pesquisa: desenvolvimento sustentável, economia da energia, gestão e políticas públicas, administração pública, trabalho, empreendedorismo, economia solidária, negócios de impacto e microfinanças.

Julia Zardo

Doutora em Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia pela UFRJ, especialista senior em estratégia organizacional e economia criativa. Professora de empreendedorismo e gerente de ambientes de inovação da FIRJAN. Colunista da Veja Rio para temas de Inovação.

Marcello Borio

Pesquisador que dará apoio à mediação/tutoria (pro bono) do curso NIS em 2020.2, no âmbito de seu estágio docente do seu programa de doutoramento. Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis - PPSIG pela Universidade Federal Fluminense/UFF; mestre em Sistemas de Gestão pelo LATEC/UFF. com ênfase em estratégia, inovação e negócios de impacto;  MBA em Organização e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense e Administração pela Universidade Veiga de Almeida; Pesquisador membro do GEOPI (Grupo de Pesquisa em Conhecimento, Pessoas e Inovação) da Escola de Engenharia/UFF.; Conselheiro de Administração, formado pelo IBGC e mentor de negócios certificado pela ABMEN. Mais de 25 anos de experiência como executivo de organizações de varejo e produtos de consumo e como consultor de estratégica e gestão em diversas organizações do segmento de Varejo; Farmacêutico de bens de consumo, tecnologia da Informação e de consultoria. É Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros (IBEF), reeleito por 6 mandatos e foi Diretor da ABRAFARMA (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias). É sócio fundador da L6 Capital Partners e Intelix Soluções, empresas de Consultoria. Integrou a primeira turma do Curso NIS, em 2019, como aluno.

Mariana de Queiroz Brunelli 

Lidera setor Habitação da Artemisia Brasil. Doutora em Administração de Empresas no IAG/PUC-Rio, pesquisando Liderança no contexto do Empreendedorismo Social. Mestre pela mesma instituição, com ênfase em Redes e Alianças Estratégicas. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Organizações e Sustentabilidade (NEOS), do Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEMP) e foi, por quatro anos, do Núcleo de Ética e Realidade Atual (ERA), todos na PUC-Rio. Professora conteudista e tutora de cursos de extensão da PUC-Rio em Negócios de Impacto Socioambiental Positivo e em Avaliação de Impacto na Prática. Consultora associada da PARES | Estratégia e Desenvolvimento. Interesses de pesquisa e atuação profissional nas interseções dos temas: desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, liderança, redes estratégicas e ética nas organizações. Mais de 15 anos de experiência executiva nas áreas de Gestão, Marketing e Responsabilidade Social em empresas de diferentes setores, nacionalidades e portes. Graduada em Comunicação Social, habilitação Publicidade e Propaganda, pela ECO/UFRJ.

Marina Fernandes de Oliveira

Administradora e Mestre em Administração (PUC-Rio). Docente da Universidade Santa Úrsula e professora visitante da ESPM e IAG (EAD). Consultora do Instituto Gênesis. Foco de pesquisa em negócios sociais, planejamento e gestão participativa e responsável. Experiência nos 2º e 3º setores em Marketing e Gestão. Consultora em mais de 40 projetos, tendo facilitado o planejamento estratégico participativo de 24 organizações. Especialista em Modelagem de negócios (inclusive Modelo C) e negócios de impacto socioambiental positivo.

Pedro Camargo

Graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com Domínio Adicional em Empreendedorismo. É mentor de startups e tem experiência em diversos setores do direito: órgão público, empresa e escritório de advocacia que contribuíram para a formação de uma visão ágil, eficaz e descomplicada do Direito, especialmente no campo dos negócios de impacto socioambiental.

Ruth Espinola Soriano de Mello

Doutora em Ciências Sociais pela PUC-Rio, mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ (2006), especialista em Políticas Públicas e Governo pelo IUPERJ (2003) e graduada em Ciências Econômicas pela UFRJ (2000). Desde 2012, é professora do Instituto de Administração e Gestão (IAG) da PUC-Rio em disciplinas ligadas a ambientes de inovação, inovação social, educação empreendedora, empreendedorismo de impacto socioambiental, desenvolvimento local e planejamento de negócios. É conselheira da Rede Academia B e da Academia ICE de Negócios de Impacto Socioambiental. Foi coordenadora de negócios de impacto social e da área de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis (incubadora de empresas) da PUC-Rio. Foi tutora da Empresa Junior da PUC-Rio de 2009 a 2018. Atuou na coordenação geral do Rio Criativo, programa da Secretaria de Estado de Cultura do RJ de incubação de empreendimentos criativos do Estado.

William George Lopes Saab

Após realizar os Ensinos Fundamental e Médio no Colégio Santo Inácio, completou os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e de Formação de Oficiais da Marinha, bem como o Mestrado em Ciências Contábeis, MBA pela COPPEAD-UFRJ e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG). Certificou-se como Conselheiro de Administração no IBGC e na Fundação Dom Cabral. Ingressou no BNDES há 28 anos, em 1992, após aprovação em 1º lugar no concurso público realizado. Anteriormente, exerceu a carreira de Oficial da Marinha, onde ingressou por concurso público logrando a 1ª colocação. Desde 1996, é Professor da Universidade Cândido Mendes – Unidade Ipanema. Exerceu no BNDES as funções de Coordenador de Serviço, Gerente, Assessor de Área, Assessor da Presidência, Chefe de Departamento e Superintendente, nesta última função liderando a Secretaria de Gestão da Carteira Agropecuária e a Área Agropecuária e de Inclusão Social. De 2001 a 2002, foi membro do Conselho Deliberativo da FAPES. Entre 2015 e 2016, exerceu em Brasília-DF a função de Diretor de Gestão Estratégica do INCRA. Exerce desde dezembro/2013 a função de Conselheiro de Administração do BNDES e, desde março/2020, também da BNDESPAR e FINAME. Em setembro/2019, passou a exercer também a função de membro do Comitê de Remuneração do BNDES. Atualmente, encontra-se lotado no BNDES na Gerência responsável pelo Programa de Aceleração de Startups de Impacto – BNDES Garagem.