Censo da Pós-graduação stricto sensu
No dia 03 de dezembro a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriu para preenchimento os formulários para o censo da Pós-graduação stricto sensu. O censo busca coletar informações anuais sobre o funcionamento de programas de Pós-graduação de forma sistematizada em caráter anual.
A iniciativa tem por finalidade subsidiar a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas, com ênfase especial em ações afirmativas e inclusivas, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
O preenchimento do censo deve ser realizado por pessoas que estejam com o vínculo vigente na Plataforma Sucupira até a data de registro prevista no cronograma do censo. O preenchimento deverá ser feito por:
- pós-graduandos matriculados
- docentes
- pesquisadores em estágio pós-doutoral
- coordenadores de programas de pós-graduação
O preenchimento deve ser realizado de forma individual e obrigatória, por meio de formulário eletrônico disponível na Plataforma Sucupira.
O prazo para o preenchimento do censo vai do dia 03/12/2025 até 26/02/2026.
O PPDESDI destaca importância e o impacto do censo para as políticas públicas e para a avaliação do programaa e solicita o apoio de todas, todos e todes para alcançar 100% do preenchimento das informações.
Mais informações podem ser consultadas pelo link sobre o censo no site da CAPES.
A CAPES também disponibilizou tutoriais em vídeo e em texto para auxiliar o preenchimento.